24 de dezembro de 2016

Natal e natais!

Chega o 'fim de ano' e se iniciam as reportagens sobre o Natal. Os repórteres correm em busca de notícias que possam chamar mais atenção... Entrevistam as pessoas nas ruas, buscam novidades, curiosidades... e toda a mídia quer passar um clima de felicidade e confraternização. Tudo lindo! Enfeitado! Brilhando! Festas! Ceia! Panetones! Chocolates! Papai Noel!... Depois vem os 'Amigos-Secretos', as Retrospectivas de fim de ano, etc.

E onde está nisso tudo o nascimento de Jesus?


Realmente, este natal que nos é transmitido pela imprensa, pela mídia, não é o Natal cristão! Porque a preocupação com a Festa, a Ceia, os presentes é tanta que, muitos 'bons' cristãos e católicos até correm o risco de esquecer que o Natal é para comemorar o nascimento do Menino JESUS, e não uma simples festa de confraternização de fim de ano.

Muitos 'bons cristãos' se esquecem que a Sagrada Família viajou dias e noites pelas estradas da Galileia e Judeia, e que quando chegaram cansados, encontraram só as 'portas na cara'. Que o Menino nasceu em uma noite fria (porque no hemisfério norte é inverno nesta época do ano), em uma gruta de animais, na extrema pobreza.
"Veio para os Seus, mas os Seus não O receberam. Mas a todos aqueles que O receberam, aos que creem no Seu Nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus" (Jo 1, 11-12).

Se formos analisar bem, quem não é cristão, nem deveria comemorar o Natal! Para quê fazer festa, fazer ceia, trocar presentes...? Afinal, se a pessoa não crê em JESUS, vai comemorar o quê? É algo totalmente sem sentido! Que se comemore então só a passagem do ano, mas não o Natal!

É... Como bem disse a jornalista 'Rachel Sheherazade', na maior parte dos lares, o aniversariante do Natal não estará presente. Até quero colocar aqui abaixo este comentário que ela fez há alguns anos atrás, mas que mais do que nunca, continua bem atual:
Sabe quem vai faltar na Festa de Natal? O aniversariante do dia! Como na noite do Seu nascimento, ninguém Lhe abriu as portas; e Jesus não tem onde repousar. Não há espaço pra Ele nas casas dos hipócritas de ceias fartas e corações vazios. No 'teatro do natal', entre 'papai-noéis', pinheiros reluzentes e embrulhos de presentes, Cristo passa despercebido, como se o 'bom velhinho' fosse fato e o Bom Deus é que fosse lenda.
Eu não acredito no Natal-consumo, no Natal das gentilezas fugazes, do altruísmo anual. Natal são as Boas-Novas Eternas de um Deus que Se fez servo, do 'Verbo que Se fez carne', do Profeta que revolucionou o mundo pela paz e pelo amor. E é por amor a Esse Deus-Menino que os cristãos genuínos celebram o verdadeiro Natal. "Nasceu hoje o Salvador! Que é Cristo Senhor! Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade!" (por Rachel Sheherazade - jornalista)

Chego a pensar: será que as crianças de hoje, de famílias não cristãs, ou mesmo das famílias cristãs 'só de nome' sabem o que é o Natal?
É triste, mas provavelmente muitas crianças já devem pensar que quem nasceu no Natal foi o Papai Noel, e nem mesmo sabem da existência do Menino JESUS. Ou talvez pensem que ELE deve ser um 'personagem' antigo, de um conto, que aparece no fim do ano em uma coisa muito arcaica chamada Presépio.

E nós, que temos essa consciência, será que vivemos o Advento como um tempo de espera, de preparação, ou já nos deixamos 'acostumar' com o pensamento do mundo e já 'comemoramos' o 'natal' desde o mês de outubro, novembro, junto com o comércio?

Oh! Não digo que não devemos fazer Festa, e que devemos ficar tristes, pensando na pobreza e no frio da gruta, etc. Não é isso! Mas que possamos refletir sobre o que significa o verdadeiro Natal. Trazer para nossa vida este acontecimento que é o início da nossa salvação. Vamos comemorar sim, pois os Anjos mesmo nos chamam a isso:
Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura. E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus e dizia: Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, objetos da benevolência (divina). (Lc 2, 10-14)

Mas vamos comemorar como cristãos... e não como pagãos! Vamos comemorar a Presença de uma Pessoa: o Menino JESUS. ELE é e deve ser o centro de tudo!

Não nos deixemos levar pelos 'natais' do mundo, da mídia, da imprensa, dos brilhos artificiais! 

O fato de hoje em dia estar se confundindo o verdadeiro Natal com tantos 'natais' falsos, vai gerando no coração de algumas pessoas uma falta de sentido, uma falta de motivação de se viver esta Festa tão maravilhosa. Há poucos dias, vi em uma reportagem, uma mulher que era entrevistada sobre o que achava do Natal. Ela dizia, quase com um tom de desprezo: "Ah! Natal é todo dia!" É como se ela desabafasse: Pra quê comemorar?

Oh! Sim.... tudo bem... Também penso que o Natal deve ser todo dia, pois todo dia JESUS deve nascer e estar presente em nossa vida; mas não é por causa disso que vamos deixar de comemorar o Natal.

A Liturgia não existe apenas para preencher o currículo de atividades da Igreja, mas para que a expressão externa da nossa fé, nos faça revivê-la interiormente.

A Igreja comemora o Natal, não só para ter algo para festejar (no sentido mundano), mas porque nós cristãos devemos "fazer memória". Não é por causa da imprensa, da mídia, dos falsos natais, que devemos perder a esperança e a alegria de resgatar e celebrar o verdadeiro Natal!

Não devemos pensar assim: 'Ah! Natal é todo dia!'... como se não precisássemos comemorar em uma data especial a Encarnação de DEUS entre nós! Sim, deve ser todo dia, mas devemos ter essa data especial para comemorá-lo! Mas comemorá-lo do jeito certo!

Mas... às vezes é tão fácil passar a noite - ou ainda: 'virar a noite' - entre as comilanças da Festa... e como é difícil passar a noite - e 'virar a noite' - em uma Capela, em uma vigília de adoração silenciosa!

Há um ditado popular judeu que diz o seguinte: "a memória é o pilar da redenção, e o esquecimento o começo da morte."

Como seria bom se cada família vivesse o Advento como verdadeiramente deve ser: na expectativa de Alguém muito importante que vai chegar! Alguém para o qual devemos preparar a casa (principalmente a do coração).

Como seria bom que em cada domingo do Advento acendêssemos uma vela da 'Coroa do Advento' em nossa casa, que colocássemos a imagem de 'Nossa Senhora do Advento' cada vez mais perto da Gruta, e que crescesse a nossa expectativa. Que essa expectativa chegasse ao auge na noite da vigília do Natal, quase como uma 'inocente empolgação infantil'!

Sim! Vamos comemorar! Mas... que o brilho das vitrines e dos enfeites nas ruas, não ofusque nossa 'vista interior' para o brilho da Luz Eterna que veio iluminar as nossas trevas!

Que não tenhamos vergonha de dizer aos colegas, vizinhos e familiares: "Um Santo Natal!", em vez de dizer somente: "Boas festas!"

Que os presentes trocados não nos tire a lembrança do Verdadeiro Presente que o PAI nos deu. O Divino Infante, o DEUS-conosco é o maior e melhor presente que podemos ganhar! E o nosso coração aberto, humilde e agradecido, é o presente que ELE quer ganhar.

Que as comidas gostosas não nos tire o 'apetite' do Verdadeiro 'Pão do Céu, que contém todo o sabor'!

Sim! Vamos comemorar. Vamos nos reunir em família, fazer a Ceia, trocar os presentes... Mas sem esquecer o principal que é JESUS Menino! Sem esquecer que devemos ir à Igreja, participar das celebrações litúrgicas, que são de preceito!

Vamos nos reunir não só ao redor da mesa da Ceia, mas também, e principalmente, ao redor da Mesa Eucarística (do Altar da Santa Missa).

Vamos nos reunir não só ao redor da árvore de Natal onde estão os presentes, mas também, e principalmente junto à Maria, a nova 'Árvore da Vida', de onde nos veio o 'melhor Fruto', o fruto do seu ventre.

Vamos nos reunir não ao redor das vitrines, mas ao redor do Presépio de nossa casa, e ali colocar a imagem do Pequenino Menino que nasceu, e cantar para Ele... rezar juntos, em família.

- Como seria viver o verdadeiro Natal cristão!?
- Penso que seria estar lá na Gruta de Belém, e passar a noite com Maria, José e os Santos Anjos, adorando o Menino Jesus; assim como fizeram os pastores. Esse é o verdadeiro Natal!
- Mas - diria alguém - não nos é possível estar lá na Gruta de Belém... não podemos voltar no tempo.
- Sim! É possível! Vamos fazer memória, 're-vivendo', ou seja, celebrando hoje, aquilo que aconteceu há mais de dois mil anos atrás. Vamos trazer este acontecimento para a nossa vida, para o nosso presente, como se entrássemos em uma 'máquina do tempo' e pudéssemos ir lá, naquela Noite!

Podemos crer que cada Igreja Católica onde tem o Santíssimo Sacramento se torna uma nova Belém! Ele é DEUS-conosco, Vivo e Presente na Eucaristia. Não é uma 'presença significativa', mas real!!! Cada dia e noite, Ele está lá e nos espera! Então, vamos até Belém. Vamos lá na Capela, adorar o Menino que nasceu! Venite adoremus!




Um Santo e Feliz Natal
com JESUS, Maria, José e os Santos Anjos!
Glória a DEUS nas alturas e Paz na terra aos homens de boa vontade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se o seu comentário necessitar de resposta, pedimos que envie um e-mail diretamente para nós, e assim que possível responderemos sua pergunta, sugestão, ou comentário. DEUS lhe pague!