Em defesa dos Sacerdotes

"Primeiro o Sacerdote, depois o Anjo"

Dizia São João Maria Vianney (o Santo Cura d'Ars): "Se me encontrasse com um Sacerdote e com um Anjo, saudaria primeiro o Sacerdote, depois o Anjo... se não tivéssemos o Sacerdote, de que nos valeria a Paixão e a Morte de Jesus? Para que serviria um cofre cheio de jóias de ouro, se não houvesse quem pudesse abri-lo? O Sacerdote é que tem a chave dos tesouros celestes... O sacerdote é o Amor do Coração de Jesus!"

Jamais falemos mal de um sacerdote

Das revelações de Jesus à Mutter Katharina Vogl*


“Nunca se deve censurar o sacerdote, até quando se pensa que ele é culpado de algum erro. Ao contrário, deve-se rezar por ele e fazer penitência para que Eu lhe devolva a Minha Graça. Somente o sacerdote é quem Me representa. Assim o é. Até quando ele não vive segundo o Meu exemplo!... Quando um sacerdote cai, devemos estender-lhe a mão em auxílio através da oração, e não por meio da censura! Eu mesmo serei o seu Juiz. Somente Eu, e ninguém mais!”

“Aquele que censura um sacerdote, o faz também a Mim. Minha filha, nunca permita que se ataque os sacerdotes. Defenda-os sempre... Nunca julgue a seu confessor. Antes, reze muito por ele e ofereça a Santa Comunhão em sua intenção a cada quinta-feira, mediante as mãos de Minha Mãe Santíssima... Já não voltes a aceitar nenhuma palavra contra um sacerdote e não voltes a pronunciar palavras ásperas (contra eles), ainda que fosse correto! Cada sacerdote é Meu representante, e Meu Coração Se sente triste e ofendido com tal insulto! Quando escutar algum juízo contra um sacerdote, reze uma Ave-Maria por ele!”

“Se vês um sacerdote celebrar a Santa Missa indignamente, não diga nada a ninguém, mas, conte a Mim somente! No altar, Eu estou junto dele, Eu estou ao seu lado! Oh! Há que se rezar muito por Meus sacerdotes, para que amem a pureza acima de todas as coisas e para que celebrem o Santo Sacrifício da Missa com mãos puras e corações castos! Certamente, o Santo Sacrifício permanece igual, até quando se é celebrado por um sacerdote indigno, mas as graças derramadas sobre o povo não são iguais!

* Katharina Vogl, conhecida como ‘Mutter Vogl’, nasceu na Alemanha, em 1871. Foi mãe de família, membro da Ordem terceira franciscana, e dedicou sua vida à oração pelos sacerdotes. Teve muitas revelações místicas de Jesus e Maria. Faleceu em 4 de janeiro de 1956, em München, sendo sepultada no Waldfriedhof. O padre Alfons Maria Weigl publicou 3 livros sobre ela, entre eles: “Mutter Vogls - weltweite Liebe”, do qual foram retirados estes escritos.



"Ai de mim levantar a mão contra o ungido do Senhor,
pois ele é consagrado ao Senhor!" (I Samuel 24,7).


O Valor de um sacerdote


Por Hugo Wast


Quando se pensa que nem a Santíssima Virgem pode fazer o que um sacerdote faz;



Quando se pensa que nem os anjos, nem os arcanjos, nem Miguel nem Rafael, nem príncipe algum daqueles que venceram lúcifer podem fazer o que um sacerdote faz;



Quando se pensa que nosso Senhor Jesus Cristo, na ultima Ceia, realizou um milagre maior do que a criação do Universo com todos os seus esplendores, e transformou o pão e o vinho em seu Corpo e seu Sangue, para alimentar o pecador, e que este prodígio, diante do qual se ajoelham os anjos e os homens, o sacerdote pode repeti-lo todos os dias;



Quando se pensa no outro milagre que somente um sacerdote pode realizar: perdoar os pecados, e que o que ele liga no fundo do seu humilde confessionário, DEUS, obrigado por sua própria palavra, o liga no Céu, e o que ele desliga, no mesmo instante o desliga DEUS;



Quando se pensa que o mundo morreria da pior fome se chegasse a lhe faltar esse pouquinho de “Pão” e esse pouquinho de “Vinho”;



Quando se pensa que isso possa acontecer, porque estão faltando as vocações sacerdotais; e que quando isso acontecer se estremecerão os céus e se romperá a Terra, como se a mão de DEUS, tivesse deixado de sustentá-la; e as pessoas gritarão de fome e de angustia, e pedirão esse “Pão”, e não haverá quem lhes dê; e pedirão a absolvição de suas culpas, e não haverá quem os absolva, e morrerão com os olhos abertos pelo maior dos espantos…


Quando se pensa que um sacerdote é mais necessário que um presidente, mais que um militar, mais do que um banqueiro, mais do que um médico, mais que um professor, porque ele pode substituir a todos e ninguém pode substituí-lo;



Quando se pensa que um sacerdote, quando celebra no altar tem uma dignidade maior que de um rei; e que não é um símbolo, sem sequer um embaixador de CRISTO, mas é CRISTO mesmo que está ali, repetindo o maior milagre de DEUS…


Quando se pensa tudo isso…

Compreende-se a imensa necessidade de fomentar as vocações sacerdotais;

Compreende-se o afã com que, nos tempos antigos, cada família ansiava que do seu seio brotasse, como um ramo de perfume, uma vocação sacerdotal;

Compreende-se o imenso respeito que os povos tinham pelos sacerdotes, o que se refletia em suas leis;

Compreende-se que, se um pai ou uma mãe obstruem a vocação sacerdotal de um filho, é como se renunciassem a um título de honra incomparável;

Compreende-se que mais do que uma igreja, mais que uma escola e mais do que um hospital, é um seminário ou um noviciado;

Compreende-se que ajudar a construir ou manter um seminário ou um noviciado é multiplicar os nascimentos do Redentor;

Compreende-se que ajudar a custear os estudos de um jovem seminarista ou de um noviço é aplainar o caminho por onde chegará ao altar um homem que, durante um hora, todos os dias, será muito mais que todas as celebridades da Terra e que todos os santos do Céu, pois será Cristo mesmo, sacrificando o Seu Corpo e o Seu Sangue, para alimentar o Mundo.

Testemunho de Santa Teresinha

Como sacristã
no Carmelo de Lisieux,
em 1896.


«Durante um mês convivi com muitos padres santos e vi que, se sua sublime dignidade os eleva acima dos Anjos, nem por isso deixam de ser homens frágeis e fracos.... Se padres santos, que Jesus denomina no Seu Evangelho “sal da terra”, mostram em sua conduta que precisam extremamente de orações, o que dizer daqueles que são tíbios?» 

(Santa Teresa de Lisieux, História de uma alma, cap. VI)


Oração de Santa Teresinha pelos sacerdotes

por Santa Teresinha do Menino Jesus.

Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os Vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai ilibadas suas mãos ungidas, que tocam todos os dias Vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo.

Conservai puros e desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter sublime do Vosso glorioso sacerdócio. Fazei-os crescer no amor e fidelidade para Convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que têm de transubstanciar o pão e o vinho em Vosso Corpo e Sangue, o poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Amém!

Oração por todos os sacerdotes

pelo Cardeal George William Mundelein

Onipotente e Eterno Deus, dignai-Vos olhar a Face de Vosso Cristo, o Eterno e Sumo Sacerdote e por amor d’Ele tem piedade de Vossos sacerdotes.

Lembrai-Vos ó Deus misericordioso que são apenas débeis criaturas. Mantém vivo neles o fogo do Vosso amor. Guardai-os junto a Vós, a fim de que o inimigo não prevaleça contra eles, e para que jamais se tornem indignos de sua sublime vocação.

Ó Jesus, suplico-Vos por Vossos fiéis e fervorosos sacerdotes, por Vossos sacerdotes tíbios e infiéis, por Vossos sacerdotes que trabalham nas longínquas ou próximas missões, por Vossos sacerdotes que sofrem tentações, por Vossos sacerdotes que sofrem a solidão e a desolação, por Vossos jovens sacerdotes, por Vossos sacerdotes idosos, por Vossos sacerdotes enfermos, por Vossos sacerdotes agonizantes, pelas almas de Vossos sacerdotes que padecem no purgatório.

Mas sobremodo Vos encomendo o sacerdote que me batizou, os que me absolveram dos pecados, e aqueles cujas Santas Missas participei, e que me deram Vosso Corpo e Sangue na Sagrada Comunhão, aqueles que me alertaram e instruíram, que me alentaram e aconselharam, a todos aos quais me liga uma dívida de gratidão. Ó Jesus, guardai-os todos junto ao Vosso Sagrado Coração e concedei-lhes copiosas bênçãos, agora e na eternidade. Amém.

Oração pelo confessor e diretor espiritual*

Ó Deus, pois que com a Vossa solicitude paterna, me destes para guardião e guia um tão digno ministro Vosso. Peço-Vos por ele, ó Senhor:


Um espírito de humildade e obediência,
de paciência e mansidão,
de recolhimento e silêncio,
de piedade, disciplina e oração,
o santo temor e a simplicidade,
o desapego e a mortificação,
a pureza da alma,
do corpo e sentidos, da mente e coração,
a fortaleza e a sabedoria,
a ciência, o discernimento e o conselho,
a firmeza na fé e na esperança,
a mais ardente caridade, o zelo mais iluminado,
a santidade mais sublime.

Conservai-o sempre com saúde, aproximai-Vos em sua solidão, e ajudai-o em suas missões e deveres diários, para que consiga cumprir tudo à tempo, com perfeição e alegria, e a graça da perseverança na fidelidade até o fim, com a consolação inefável de conduzir para o Vosso Amorosíssimo Coração um imenso exército de almas, que Vos bendigam, Vos amem, e que formem para sempre no Paraíso, a sua gloriosa coroa.

Concedei-me também a graça de pôr em prática seus sábios ensinamentos, a fim de que consiga conquistar todas as virtudes que, para Vossa glória, aumento de seus méritos, e para minha salvação, devem resplandecer em mim. Amém.


* Oração ampliada e adaptada.


Aqui neste link você encontra a
Oração dos ex-sacerdotes e ex-consagrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se o seu comentário necessitar de resposta, pedimos que envie um e-mail diretamente para nós, e assim que possível responderemos sua pergunta, sugestão, ou comentário. DEUS lhe pague!