Sorteio das Frutas de S. José

Jejum das frutas de São José

O jejum das frutas de São José é uma piedosa tradição penitencial, onde o fiel devoto priva-se de uma fruta em honra do santo, por um ano.

Isto não deve ser tratado como simpatia ou superstição, como infelizmente alguns artistas e apresentadores famosos tem divulgado ultimamente, mas, como dizemos, como uma devoção penitencial, à qual, como todas as devoções da Santa Igreja, devem ser acompanhadas de oração e conversão de vida.

Trata-se de uma piedosa tradição que nos recorda a penosa viagem que a Sagrada Família fez, fugindo para o Egito, onde, durante o percurso, São José privou-se das frutas que conseguia pelo caminho, para dá-las à Maria, que estava amamentando o Menino Jesus.

Como fazer?

Primeiro, deve-se preparar com uma Novena ou Tríduo em honra do santo (veja abaixo as datas das Festas de São José a escolher). Depois, no dia da Festa, antes da Santa Missa, sorteia-se uma fruta (atenção: não vale colocar opções de frutas que você não gosta, nunca compra, ou não tem na região que você mora, pois senão o sacrifício não teria sentido), colocando-se uma intenção ou graça que se necessita alcançar.

No dia do Sorteio, como é Festa de São José, você ainda pode comer a fruta, mas após isso, não poderá comê-la por um ano, seja ela 'in natura', em saladas, em sucos, doces, etc.
É claro que durante todo o ano, também é preciso praticar a devoção ao santo, santificando as quartas-feiras, com orações.

No próximo ano, mesmo que não se tenha alcançado a graça pedida, faz-se novamente a Novena e a entrega do jejum, participando da Santa Missa. Pode-se então, comer a fruta que se tinha privado; e, se quiser, tirar outra fruta, renovando a penitência.

*As Festas de São José são:

19 março - São José, esposo de Nossa Senhora.
01 maio - São José operário.
23 janeiro - Festa do casamento de Maria e José.

* * *
Sorteie um número, depois veja abaixo com qual fruta você saiu. (Obs.: colocamos as frutas mais comuns; mas você pode fazer a sua própria lista e sortear aqui abaixo, depois verificar qual saiu).


  1. Abacate
  2. Abacaxi
  3. Açaí
  4. Acerola
  5. Ameixinha
  6. Amora
  7. Ata
  8. Banana
  9. Caju
  10. Caqui
  11. Cereja
  12. Coco
  13. Cupuaçu
  14. Damasco
  15. Figo
  16. Framboesa
  17. Goiaba
  18. Jabuticaba
  19. Kiwi
  20. Laranja
  21. Lichia
  22. Limão
  23. Maçã
  24. Manga
  25. Maracujá / Maracujina
  26. Marmelo
  27. Melancia
  28. Melão
  29. Mexerica
  30. Morango
  31. Nectarina
  32. Pera
  33. Pêssego
  34. Pitanga
  35. Romã
  36. Tâmara
  37. Tamarindo
  38. Uva

2 comentários:

Se o seu comentário necessitar de resposta, pedimos que envie um e-mail diretamente para nós, e assim que possível responderemos sua pergunta, sugestão, ou comentário. DEUS lhe pague!