As 3 Ave-Marias

As práticas piedosas mais eficazes como meios de salvação, além é claro da própria devoção a nosso SENHOR JESUS CRISTO, são sem dúvida as relacionadas à Santíssima Virgem Maria.

Diversos santos foram defensores desta afirmação, sendo servos fieis e devotíssimos da Santíssima Virgem, o que fez Santo Afonso afirmar: «Um servo de Maria nunca se perde!»

Uma prática bem simples, que está ao alcance de qualquer pessoa é a de rezar 3 Ave-Marias. Sim! Apenas 3 Ave-Marias! Mas que seja todos os dias, uma perseverança fiel até a morte!

Existem vários artigos muito bons a respeito deste tema. Cito 3 deles, mas existem muitos outros:
Quero colocar aqui apenas como se rezar esta prática de diversas maneiras:

A saudação Angélica «Ângelus»

A mais antiga honra prestada à Santíssima Virgem veio de um Anjo. Nunca se tinha visto nas Sagradas Escrituras, um Anjo saudando alguém com honras, o que ocorreu a primeira vez com a Santíssima Virgem: "Alegra-te! Cheia de Graça! O Senhor é contigo!"

A oração do Angelus reza-se às 6h da manhã, ao Meio dia, e às 6h da tarde.
  • O Anjo do Senhor Anunciou à Maria - e Ela concebeu do Espírito Santo: Ave Maria...
  • "Eis a Serva do Senhor - Faça-se em mim segundo a vossa palavra": Ave Maria...
  • E o Verbo Se fez Carne - e habitou entre nós: Ave Maria...


A devoção de Santa Matilde de Hackeborn

Nossa Senhora prometeu à Santa Matilde que assistiria na hora da morte, se rezasse as três Ave-Marias pelos privilégios que a Santíssima Trindade concedeu a ela:
  • Ó Maria, minha Mãe, livrai-me do pecado mortal neste dia e durante toda a minha vida, pelo Poder que vos concedeu DEUS PAI: Ave Maria...
  • Ó Maria, minha Mãe, livrai-me do pecado mortal neste dia e durante toda a minha vida, pela Sabedoria que vos concedeu DEUS FILHO: Ave Maria...
  • Ó Maria, minha Mãe, livrai-me do pecado mortal neste dia e durante toda a minha vida, pela Misericórdia que vos concedeu DEUS ESPÍRITO SANTO: Ave Maria...

A devoção de Santo Afonso Maria de Ligório

O santo recomendava a oração das três Ave-Marias ao acordar, e antes de deitar para alcançar: A graça santificante ou a recuperar; a vitória sobre o vício da impureza; e a perseverança final; rezando da seguinte maneira:

  • Pela Vossa Imaculada Conceição, Ó Maria, fazei o meu corpo puro e a minha alma santa. Ó Minha Mãe, preservai-me neste dia/nesta noite do pecado mortal. Ave Maria... (3 vezes)

As 3 Ave Marias para se obter a Pureza
  • Ó MARIA, Virgem antes, durante e depois do parto, em honra de Vossa Virgindade antes do parto, fazei-me puro(a) e casto(a). Ave Maria... Bendita e louvada seja Vossa Santa e Imaculada Conceição, ó Bem-Aventurada, Sempre Virgem MARIA, Mãe de DEUS e minha Mãe!
  • Ó MARIA, Virgem antes, durante e depois do parto, em honra de Vossa Virgindade durante o parto, fazei-me puro(a) e casto(a). Ave Maria... Bendita e louvada seja Vossa Santa e Imaculada Conceição, ó Bem-Aventurada, Sempre Virgem MARIA, Mãe de DEUS e minha Mãe!
  • Ó MARIA, Virgem antes, durante e depois do parto, em honra de Vossa Virgindade depois do parto, fazei-me puro(a) e casto(a). Ave Maria... Bendita e louvada seja Vossa Santa e Imaculada Conceição, ó Bem-Aventurada, Sempre Virgem MARIA, Mãe de DEUS e minha Mãe!
Santa Gemma Galgani e a pártica das 3 Ave Marias


Santa Gemma Galgani aprendeu de sua piedosa mãe o sublime valor da santa pureza, e embora nunca tivesse cometido a menor falta contra esta virtude, temia sempre cair. «Entre outras práticas, que para esse fim lhe inculcara a piedosa mãe, uma era a de rezar todas as noites, sem falta, em honra da Imaculada Conceição da Santíssima Virgem, três Ave-Marias, com as mãos debaixo dos joelhos. A inocente memina, ainda que em tão terna idade não compreendesse, começou a praticar esta devoção, que nunca mais deixou. Levantando-se depois e ajuntando as mãozinhas dizia:

"Minha Mãe do Céu, não permitas que eu perca jamais a santa pureza; eu me refugio sob o vosso manto; guardai-me, e assim agradarei mais a Jesus."

Poucos dias antes de morrer, achando-se só no quarto, embora sem forças, sem poder mais ficar de pé, não quis dispensar esta devoção, e foi surpreendida com as mãos debaixo dos joelhos, com tanto incômodo, cumprindo ainda a sua piedosa prática.» (Santa Gema Galgani, Editora Ecclesiae; cap. XIX, pg. 178).


As 3 Ave Marias ao Coração Puríssimo de Maria

  • Coração Puríssimo de Maria, por vosso Amor e por vosso auxílio, estou resolvido(a) a não consentir, neste dia e sempre, em nenhum pensamento impuro. Ajudai-me, Senhora, a afastá-los logo. Ave Maria...
  • Coração Puríssimo de Maria, por vosso Amor e por vosso auxílio, estou resolvido(a) a não proferir, neste dia e sempre, em nenhuma palavra indecente. Ajudai-me, Senhora, a afastá-los logo. Ave Maria...
  • Coração Puríssimo de Maria, por vosso Amor e por vosso auxílio, estou resolvido(a) a guardar, neste dia e sempre, especial modéstia em todas as minhas ações. Ajudai-me, Senhora, a afastá-los logo. Ave Maria...


Imaculado Coração de Maria, sede a minha salvação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se o seu comentário necessitar de resposta, pedimos que envie um e-mail diretamente para nós, e assim que possível responderemos sua pergunta, sugestão, ou comentário. DEUS lhe pague!