A Santificação do dia

Mesmo se você trabalha durante todo o dia, saiba que ainda é possível santificar os diversos momentos do seu dia e da sua semana, e aproveitá-lo bem melhor!

São Paulo já dizia aos Efésios, "Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio." (cf. em Ef 6,10-18).

Assim, a vida de oração se torna uma grande armadura para a nossa vida, não somente espiritual, mas também humana, física e psicológica.

É muito salutar que santifiquemos o nosso dia, distribuindo orações e jaculatórias no decorrer dele. 

Para isso, seria muito bom, começar bem cedo. Você já pensou em fazer Vigília? Com certeza você já deve ter ouvido este ditado antigo: "DEUS ajuda quem cedo madruga!" Nada mais verdadeiro do que isso!

Saiba que fazer vigília, não é só para os 'religiosos' que estão nos Conventos e Mosteiros; todas as pessoas - mesmo os leigos - podem acordar mais cedo e proporcionar nele breves momentos de oração... É claro que isso hoje em dia torna-se particularmente difícil, mas não é impossível... Se você organizar o seu dia, de tal maneira que durma cedo, você conseguirá acordar mais cedo; a quantidade de horas de atividades poderão permanecer as mesmas, e você terá muito mais saúde.

O melhor horário para uma pessoa dormir com certeza é antes das 21:00. Cedo de mais?! Pois o seu corpo, sua mente e até sua alma vão te agradecer! Faça a experiência. Se, por exemplo, você dorme às 21:00 e acorda as 5:00, você terá 8 horas de sono!!! E você acordará com mais disposição do que se você dormisse às 22:00 e acordasse às 6:00. É a mesma quantidade de tempo, mas a diferença está justamente na hora em que o organismo começa a produzir o hormônio do sono.

Assim, podemos acordar bem antes das 6:00, escolhendo um horário para se fazer uma Vigília de oração, rezar o Rosário ou fazer a leitura do Evangelho do dia, por exemplo.

VAMOS SANTIFICAR AS HORAS DO DIA?

Uma breve pausa no trabalho para rezar o 'Angelus'
06:00 - Hora do Angelus. Louvemos a DEUS pelo dia que se inicia. Quem sabe é possível você ir ainda à Santa Missa, antes de ir para o trabalho. Procure na sua cidade a Paróquia ou Capela mais próxima que tem a Santa Missa na parte da manhã, mesmo nos dias de semana. Você verá que esse é o costume de muitas pessoas 'comuns' que trabalham como você.

09:00 - Hora do ESPÍRITO SANTO, em que lembramos o Pentecostes. Seria bom neste horário fazer uma oração pedindo os Dons e Frutos do ESPÍRITO, ou ao menos uma breve jaculatória, pedindo também que ELE ilumine o papa e os sacerdotes.


12:00 - Hora do Angeluse que lembramos a Crucificação de JESUS. A pausa para o almoço, pode ser um tempo precioso em que você dá uma passadinha em alguma Igreja, para fazer adoração, ou até participar da Santa Missa (quem sabe em sua cidade tem alguma Missa neste horário? Procure saber!), principalmente na sexta-feira, que é um dia de abstinência de carne [e que se aconselha o jejum, para quem tem possibilidade]; que tal permanecer na igreja, neste intervalo de almoço do trabalho, e fazer a Passio Domini, acompanhando Jesus no Calvário, se possível, até às 15 horas?!

15:00 - Hora da Misericórdia, em que lembramos a morte de JESUS, terminando o período da Passio Domini. Nessa hora podemos rezar o "Terço da Misericórdia". Ele é muito rápido de rezar... Perceba que, às vezes, você gasta bem mais tempo no seu celular... Mas ainda que você não possa parar o seu trabalho para rezar o "Terço da Misericórdia", você pode, por um breve instante, pensar na 'Paixão de JESUS'. ELE revelou à Santa Faustina: "As três horas da tarde implora à Minha Misericórdia, especialmente pelos pecadores e, ao menos por um breve tempo, reflete sobre a Minha Paixão, especialmente sobre o abandono em que me encontrei no momento da agonia. Esta é a hora de grande Misericórdia para o mundo inteiro. Nessa hora nada negarei à alma que Me pedir em nome da Minha Paixão." (do Diário de Santa Faustina Kowalska).

18:00 - Hora do Angelus. Nesse momento em que se volta para casa, após o dia de trabalho, como é importante que a família se reúna - não na frente da televisão, do computador, ou cada um com seu celular - mas ao redor da mesa, para uma refeição em família, ou na sala, para partilhar os acontecimentos do dia. Assim, é muito importante não esquecermos nunca de fazer uma oração em família, como o Santo Terço, a leitura da Bíblia, as Novenas, ou sobre a vida de algum santo.

20:00 - A oração da noite. "Conceda-me o Senhor de dia a sua graça; e de noite eu cantarei, louvarei ao DEUS de minha vida." (Sal 41,9). Depois de todas as atividades do dia, antes de ir ao descanso, façamos um Exame de Consciência sobre nosso dia, pedindo perdão a DEUS pelas nossas faltas, e façamos um propósito de nos corrigir. Se lembramos de algum pecado, que façamos o firme propósito de procurarmos já no dia seguinte, o Sacramento da Confissão. Louvemos a DEUS por todas as Graças e oportunidades que ELE nos concedeu, e por todos os males que nos livrou; pela maternal intercessão de nossa Mãe Santíssima e pela companhia e proteção do nosso Santo Anjo da Guarda. Podemos também dedicar esta hora, depois do crepúsculo, para oferecer uma oração pelas Almas do Purgatório, rezando o Salmo 129, e aspergindo água benta pela casa, em sufrágio de suas almas.

Agora, vamos ao repouso... "Apenas me deito, logo adormeço em paz, porque a segurança de meu repouso vem de vós, Senhor". (Salmo 4,9)


VAMOS SANTIFICAR OS DIAS DA SEMANA?


Domingo - Dia do SENHOR (Vamos à Santa Missa cedinho, logo que pudermos, não deixemos o que é principal para o fim do dia. Evitemos fazer trabalhos remunerados neste dia, lembrando que este é um dia consagrado ao SENHOR).

Segunda - Dia dedicado à oração pelas Almas do Purgatório. (Não esqueçamos das pobres Almas do Purgatório. Elas não podem pedir por si mesmas e aguardam a nossa compaixão e generosidade. É muito errado "canonizarmos" logo nossos parentes assim que faleceram, dizendo: "Ah! Ele foi tão bom! Já está no céu!"... Com isso, as pessoas esquecem de rezar por estas almas... Devemos sempre pedir Santas Missas para as almas de nossos parentes falecidos, e orar por elas; e por todas aquelas que não tem nenhum parente que se interesse por rezar, pois mesmo que essa pessoa tenha sido muito boa, pode ainda ter 'penas' para pagar... (cf. Mt 5,23-26). Muitos místicos, que tiveram revelações sobre as Almas do Purgatório, afirmam que as almas ficam em média uns 40 anos lá... É claro que esta contagem de tempo é para nós na terra, pois para elas não é a mesma coisa, "cada dia é como mil anos", pois já estão na eternidade... Oremos e joguemos 'Água Benta' em sufrágio delas. Este Sacramental as alivia muito. Tenha certeza que elas nos serão muito gratas, e assim que entrarem no Céu, farão muito por nós).

Terça - Dia dedicado aos Santo Anjos. (Louvemos a DEUS por nos ter concedido a Graça de termos os Santos Anjos como nossos Protetores e Guias para o Céu; rezemos em união com eles recitando, assim que levantarmos, 9 vezes a oração do 'Sanctus', em honra de cada Coro dos Santos Anjos, e pedindo sua proteção). Procuremos nos Consagrar a ele, e convidá-lo para fazer tudo em união conosco, seja nossas orações ou nossos trabalhos.

Quarta - Dia dedicado à São José. (Pode-se honrar o Pai adotivo de JESUS com o Tercinho, a Ladainha, Orações ou Jaculatórias). E também, é claro, procurarmos nos Consagrar a ele, se ainda não o fizemos, e confiarmos a ele a nós, nossas famílias e a Santa Igreja.

Quinta - Eucaristia e Sacerdócio(A adoração ao Santíssimo deveria ser um costume diário de todo cristão, mas infelizmente nem todos podem ou se dispõe a isso; mas ao menos nas quintas-feiras, cada fiel deveria se esforçar para reservar um horário do dia para se fazer uma Visita ao Santíssimo, para adorar Jesus e agradecer-Lhe por estar ali para nós, e também de interceder pela santificação dos sacerdotes. Também nas quintas-feira, lembramos que é o dia da Passio DOMINI. Entre neste link e saiba mais sobre essa prática de piedade tão salutar).

Sexta - Coração de JESUS e Paixão de JESUS(Também a sexta-feira é o dia da Passio DOMINI, e assim, um dia especial de Adoração ao Santíssimo; de Confissão e da 'Comunhão reparadora' em desagravo aos pecados cometidos contra o Sagrado Coração de JESUS. Nesse dia, é costume rezar-se a Via-Sacra. Sugerimos também o Pequeno Ofício do Coração de JESUS).


Sábado - Dia dedicado à Nossa Senhora(Em especial: Imaculado Coração de Maria, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora do Carmo. Nesse dia é muito bom que dediquemos à Nossa Senhora a oração do Santo Rosário completo e o 'Ofício de Nossa Senhora'. Também é o dia da 'Comunhão reparadora' em desagravo aos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria).

Um comentário:

Se o seu comentário necessitar de resposta, pedimos que envie um e-mail diretamente para nós, e assim que possível responderemos sua pergunta, sugestão, ou comentário. DEUS lhe pague!