Sorteio dos Coros Angélicos

Na Festa dos Santos Arcanjos,
façamos o sorteio de um Coro Angélico.

Atenção: isto é apenas uma brincadeira piedosa para nos estimular na devoção e aprofundamento sobre os Santos Anjos. Sabemos que Deus concedeu a cada um de nós, um Santo Anjo da Guarda, que nos acompanhará por toda a nossa vida. Portanto, de maneira alguma, podemos pensar que teremos um Coro Angélico no lugar do nosso Anjo da Guarda.

Confira agora com qual Coro Angélico você foi sorteado.

Existem outras versões quanto à Ordem dos Coros Angélicos, mas esta é a mais comumente aceita:

1º Coro: Serafins
2º Coro: Querubins
3º Coro: Trono
4º Coro: Dominações
5º Coro: Potestades
6º Coro: Principados
7º Coro: Virtudes
8º Coro: Arcanjos
9º Coro: Anjos

Veja abaixo mais sobre os Coros Angélicos.

«A existência dos seres espirituais, não-corporais, que a Sagrada Escritura chama habitualmente de Anjos, é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura a respeito é tão claro quanto a unanimidade da Tradição» (Catecismo § 328).

«Santo Agostinho diz a respeito deles: "Anjo (mensageiro) é designação de encargo, não de natureza. Se perguntares pela designação da natureza, é um espírito; se perguntares pelo encargo, é um Anjo: é espírito por aquilo que é, é Anjo por aquilo que faz".» (Catecismo § 329).

Quanto à ordem dos Coros Angélicos há uma certa dúvida pelo fato de que nas Cartas de São Paulo, dos nove Coros conhecidos, quatro são citados em duas ordem diferentes:

- Em Efésios 1,21 temos: Tronos, Dominações, Principados e Potestades.
- Já em Colossenses 1,16, vê-se: Principados, Potestades, Virtudes e Dominação.

Na Tradição da Santa Igreja Católica há uma unanimidade entre os primeiros 4 Coros (1º ao 4º) e entre os 2 últimos (8º e 9º), mas os Coros (5º ao 7º) existem várias opiniões; vejamos:

A PRIMEIRA HIERARQUIA: é formada pelos 3 Coros Angélicos que estão sempre em íntimo contado com DEUS. Eles têm como principal função, amar, adorar e glorificar a DEUS.
Representação dos Nove Coros Angélicos

1º Coro - Serafins: Chamados de "Ardentes que flamejam", eles "se consomem", como que queimando, no Amor de DEUS e no amor a DEUS, que é o Sumo Bem. Estão "unidos diretamente a DEUS sem intermediários". Encontramos sobre eles em um único trecho da Sagrada Escritura, em Isaías 6,2.

2º Coro - Querubins: (Sabedoria) Eles foram colocados, no início da criação, depois da queda de Adão e Eva, para guardar o Caminho da Árvore da Vida. Eles são considerados guardas e mensageiros dos Mistérios Divino, e têm a missão de transmitir a Sabedoria, pois dela são repletos, tendo a "abundância do conhecimento e o cume da sabedoria". As passagens que falam deles são: Gênesis 3,24; Êxodo 25,18; Salmo 18,10; Ezequiel 10,1-22; Hebreus 9,5.

3º Coro - Tronos: (Santo Temor e prontidão no serviço de DEUS). São chamados de "Séde (no sentido de lugar, de trono) de Deus". Eles acolhem em si a Grandeza, o Esplendor e a Onipotência de Deus e a transmitem aos Coros inferiores. É citado sobre este Coro em Colossenses 1,16.

A SEGUNDA HIERARQUIA: Os 3 Coros desta Hierarquia são responsáveis pela gerência do Universo. Eles também comunicam os projetos de DEUS aos Anjos da Terceira Hierarquia.

4º Coro - Dominações (Soberanias): ("Decidem" o que deve ser feito). Eles pertencem à alta nobreza celestes. Exercem a função de 'Ministros de Deus', e as outras fileiras angélicas lhe são submissas e obedientes. São enviados por Deus para missões mais importantes. São citados em: Colossenses 1,16; Efésios 1,21; 1 Pedro 3,22.



De acordo com:
São Bernardo e
São Vicente Palloti
São Gregório Magno e
Santa Hildegarda
Pseudo-Dionísio,
São Boaventura e
Santo Tomás de Aquino
5º Coro
Potestades
Principados
Virtudes
6º Coro
Principados
Potestades
Potestades

- O Coro das Potestades: Dá vigor para que se cumpra a ordem de DEUS. É citado em: Colossenses 1,16; Efésios 1,21; Romanos 8,38 e 1 Pedro 3,22.

- O Coro dos Principados: São responsáveis por comandar e administrar as Essências inferiores, revelando DEUS como o sobre-essencial princípio da Ordem. É citado em: Colossenses 1,16; Efésios 1,21; Romanos 8,38.

- O Coro das Virtudes são fortes e viris. Dão os meios para cumprir o que se foi ordenado, removendo os obstáculos que possam interferir no perfeito cumprimento das ordens do Criador. Este Coro é citado em: Efésios 1,21; Colossenses 1,16.

- Às vezes o Coro das Virtudes é chamado de Poderes, o que confunde com o Coro das Postestades, que também, às vezes, é tratado pelo mesmo nome, ou ainda pelo nome de Autoridades.

A TERCEIRA HIERARQUIA: É formada pelos Santos Anjos que estão mais próximos dos homens, conhecem mais profundamente a natureza humana, principalmente daqueles que devem assistir. Eles executam as ordens do Altíssimo junto aos homens, cumprindo a Vontade de DEUS.


De acordo com:
São Bernardo e
São Vicente Palloti
São Gregório Magno e
Santa Hildegarda
Pseudo-Dionísio,
São Boaventura e
Santo Tomás de Aquino
7º Coro
Virtudes
Virtudes
Principados


8º Coro - Arcanjos: São enviados para missões especiais junto aos homens, com mensagens de grande importância. Também tem como atividade prestar serviço junto ao Santíssimo Sacramento, aconselhando e ajudando os homens a receberem dignamente o Santíssimo Sacramento do Corpo do Senhor. Também são responsáveis por superintender os Anjos. São citados em: 1 Tessalonicenses 4,16; São Judas 9.

9º Coro - Anjos: Recebem as ordens dos Coros superiores e as executam. Estão mais perto da humanidade, exortando, ajudando e dirigindo cada homem em sua vida ordinário para a graça e virtude.  No livro do Êxodo podemos ler: "Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei. Está de sobreaviso em sua presença, e ouve o que ele te diz. Não lhe resistas, pois ele não te perdoaria tua falta, porque meu nome está nele. Mas, se lhe obedeceres pontualmente, se fizeres tudo o que eu te disser, serei o inimigo dos teus inimigos, e o adversário dos teus adversários. Porque meu anjo marchará adiante de ti e te conduzirá..." (Êxodo 23,20-23). São citados também em: Romanos 8,38; 1 Pedro 3,22.



Fontes de consulta:

  • Catecismo da Igreja Católica;
  • Em comunhão com os Anjos, nossos irmãos e amigos - Mosteiro Carmelo de São José de Locarno - Editora da Divina Misericórdia;
  • Os Anjos Bons e Maus: quem são, que querem, que podem. Uma pequena angelologia em forma catequética - Josef Kieninger ORC - Obra da Santa Cruz;
  • Site do Professor Felipe Aquino: http://cleofas.com.br/a-hierarquia-dos-anjos/

Um comentário:

Se o seu comentário necessitar de resposta, pedimos que envie um e-mail diretamente para nós, e assim que possível responderemos sua pergunta, sugestão, ou comentário. DEUS lhe pague!