Passio DOMINI

Participe do Grupo no TELEGRAM: t.me/passio_domini

«Passio Domini» é uma expressão latina que significa «Paixão do Senhor» e designa o período tempo em que JESUS sofreu pela nossa redenção, desde a noite de quinta-feira (após a última ceia), até às 15 horas de sexta-feira.


Com certeza, todos já ouviram falar da Hora Santa (adoração noturna de quinta-feira de 23hs à meia-noite), através da devoção ao Sagrado Coração de JESUS, recebida por Santa Margarida Maria Alacoque; e também da Hora da Misericórdia (de maneira especial, na sexta-feira às 15 hs), através das revelações de Jesus recebidas por Santa Faustina Kowalska.

Infelizmente, algumas pessoas, que nem chegaram a ler o Diário de Santa Faustina, mas se deixaram levar por más interpretações e preconceitos de outros, estão rejeitando as revelações da Misericórdia (dizendo, entre outras coisas, que é uma falsa devoção, pois nublaria a devoção ao Coração de Jesus). Esta concepção é totalmente sem fundamento! De modo algum a devoção à Misericórdia sobrepõe ou impede a devoção ao Coração de Jesus, mas complementam-se; até porque uma é na quinta-feira, e a outra é na sexta-feira.

Mas, por que estamos dizendo isso? É que justamente na vivência da «Passio Domini» que compreendemos essas duas revelações privadas, que no decorrer dos tempos, manifestaram a vontade Jesus: Ficai aqui e vigiai comigo... Tenho sede.

«Passio Domini» abrange tanto o período da 'Hora Santa' como o da 'Hora da Misericórdia', ou seja, inicia-se no Cenáculo e Getsémani, e termina no Calvário.

Podemos dizer, com toda segurança, que na história da Igreja não existiu nenhum santo que não tivesse devoção à Paixão de JESUS e à Nossa Senhora das Dores, mas sabemos que houve alguns dentre eles, que se destacaram de maneira especial nestas devoções.

Muitos deles, receberam do próprio JESUS o pedido de permanecerem em vigília durante estas horas da "Paixão do Senhor" sendo que alguns experimentaram os sofrimentos de JESUS em seu próprio corpo, como por exemplo: Irmã Josefa MenendezSanta Gemma GalganiBeata AlexandrinaGabriele BitterlichBeata Elena AielloVenerável Marthe RobinBeata Anna Catharina Emmerich, e muitos outros (veja neste link).

Assim, de alguma forma, podiam consolar JESUS e desagravá-Lo dos pecados cometidos em todo mundo, fazendo eco às palavras de São Paulo: "O que falta às tribulações de CRISTO, completo na minha carne, por Seu Corpo, que é a Igreja." (Col 1,24), "De ora em diante ninguém me moleste, porque trago em meu corpo as marcas de JESUS." (Gal 6,17)

As horas da Paixão do Senhor também tem sido conhecidas atualmente, através da divulgação das revelações à Serva de Deus Luísa Picarreta, com o Relógio da Paixão. Mas nesta devoção, muito salutar inclusive, forma-se um grupo de pessoas que se dividem, para rezar apenas uma hora da Paixão, que pode compreender, um tempo maior ou menor, dependendo da meditação.

Já na «Passio Domini» - que designa o período tempo em que JESUS sofreu pela nossa redenção, desde a noite de quinta-feira (após a última ceia), até às 15 horas de sexta-feira - não se divide em grupo, mas cada pessoa vive todo este período, mergulhado no mistério da Paixão do Senhor; e com uma finalidade especial: a união com o sofrimento de Cristo, e expiação pelos pecados, de maneira particular, pelos sacerdotes.

Não sendo possível fazer como os místicos, é claro, que não poucas vezes, permaneceram estas (praticamente 18 horas seguidas) em oração, reservamos um período de 3 horas na quinta-feira à noite (21:00 às 24:00) e de 3 horas na sexta-feira à tarde (12:00 às 15:00) para se fazer a «Passio Domini».

Para as pessoas que, mesmo neste período, não é possível participar, pode-se ficar em oração apenas uma hora na quinta e uma hora na sexta; de preferência, dentro destes horários principais; mas esforçam para que, mesmo durante o trabalho ou outra atividade que precisam fazer neste momento, não se esqueçam que estão "nas horas da Passio"; por isso, procuram ficam mais recolhidas, em silêncio, lembrando sempre que nesses momentos, Jesus estava sofrendo, por todos nós, Sua Paixão.

Este convite é para todos! Mas sabemos que infelizmente nem todos compreendem e respondem com prontidão a este chamado tão especial do Senhor: "Porque muitos são os chamados, e poucos os escolhidos." (Mt 22,14). Porém "Aqueles que estão com Ele são os chamados, os escolhidos, os fiéis." (Apoc 17,14)

Fazer a «Passio Domini» é responder ao convite de JESUS que diz: 'Faz-me Companhia!' Minha alma está triste até a morte. Ficai aqui e vigiai comigo!” (Mt 26,38)

É bom que se faça a «Passio Domini» em uma Capela, com o Santíssimo exposto; mas se isto não for possível, pode-se, é claro, fazer em sua própria casa, procurando um lugar recolhido e silencioso, onde se tenha em mãos ao menos uma Cruz, e algumas imagens piedosas de JESUS sofredor.

Em algumas Comunidades, que fazem a «Passio Domini», costuma-se celebrar a Santa Missa no início e no fim destas horas. Entretanto, se os fieis não tiverem a Santa Missa dentro deste período, colocamos abaixo uma sugestão de roteiro para as 3 horas da noite e da tarde. O Roteiro abaixo também pode ser usado onde se tem a Santa Missa, claro! somente encaixando de outra forma as orações nos horários.

A «Passio Domini» é por excelência uma adoração e oração silenciosa, ou seja, não é como as vigílias de adoração que estamos acostumados a ver nas paróquias, com cânticos e louvores. Assim, pede-se que as pessoas que vão participar deste momento sejam instruídas neste ponto, que é muito importante!

Uma dica: às pessoas que tem mais dificuldades na luta contra o sono e o cansaço, e não conseguem permanecer ajoelhadas (por causa da saúde) que fiquem em pé (ou mesmo andando discretamente no fundo da Capela; em um local que não atrapalhe os outros participantes). Pois, se a pessoa já fez a experiência de que ficando sentado vai cochilar ou dormir, então trate de se levantar!!! É muito importante que nos esforcemos e não cedamos ao cansaço e ao desânimo, pois foi justamente nesta hora, e por este motivo que JESUS queixou-Se de Seus discípulos, exortando-os com severidade: "... Dormi e descansai. Basta! Veio a hora! O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos pecadores". (Mc 14,41).

ROTEIRO para a «Passio DOMINI»
  • Para as Quintas-feiras (21:00 às 24:00)

21:00 – Em união com os Santos Anjos, pode-se iniciar com a Oração: 'Sanctus! Sanctus! Sanctus! DOMINUS DEUS Sabaoth. Pleni sunt caeli et terra gloria Tua. Hosanna in excelsis. Benedictus Qui venit in nomine DOMINI. Hosanna in excelsis!' e o Sinal da Santa Cruz.
               
              – Reza-se o Angelus da Paixão (veja abaixo)

           – Lê-se uma passagem do Evangelho de JESUS no Horto das Oliveiras, à escolha; sugestão dos versículos: Mt 26,36-46; Mc 14,32-42; Lc 22,39-46

              – Um tempo de silêncio para meditar


22:00 – Orações devocionais (por exemplo: As 15 dores Secretas de JESUS na prisão)

               – Adoração Silenciosa

23:00Terço Doloroso Meditado (Procura-se uma meditação que esteja de acordo com o Tempo litúrgico)


23:30 – Suplicar as Gotas do Preciosíssimo Sangue de JESUS, principalmente pela Igreja e pelos sacerdotes. Veja neste link umas preciosas súplicas que se pode fazer nesta hora.

  • Para as Sextas-feiras (12:00 às 15:00)

12:00 – Em união com os Santos Anjos, pode-se iniciar com a Oração: 'Sanctus! Sanctus! Sanctus! DOMINUS DEUS Sabaoth. Pleni sunt caeli et terra gloria Tua. Hosanna in excelsis. Benedictus Qui venit in nomine DOMINI. Hosanna in excelsis!' e o Sinal da Santa Cruz.

         Reza-se o Angelus da Paixão (veja abaixo)

  – Lê-se uma passagem do Evangelho da Crucificação, à escolha; sugestão dos versículos: Mt 27,27-56; Mc 15,16-39; Lc 23,26-48; Jo 19, 17-37

          – Um tempo de silêncio para meditar

12:30 – A Via-Sacra (Procura-se uma meditação que esteja de acordo com o Tempo litúrgico)

           – Adoração silenciosa

14:00 – Suplicar as Gotas do Preciosíssimo Sangue de JESUS, principalmente pela Igreja e pelos sacerdotes. Pode-se rezar também as 7 palavras de JESUS na Cruz, ou alguma outra oração devocional, como Ladainha do Preciosíssimo Sangue, etc.


15:00 – O Terço da Misericórdia


ALGUMAS ORAÇÕES

O Angelus da Paixão
(Direitos reservados desta oração à Opus Angelorum)


- O Anjo do Senhor trouxe, no Monte das Oliveiras, o cálice do fortalecimento,
- e o Senhor recebeu do Coração do PAI a força para o sacrifício da redenção. Ave-Maria...

- E o Senhor disse do alto da Cruz: "Está consumado!"
- e pela Sua morte trouxe-nos a salvação. Ave Maria... 

- A vitória do Senhor como Redentor brilha sobre o tempo e a eternidade,
- o Vosso amor, Senhor JESUS CRISTO, abriu-nos o céu! Ave Maria...

- Lembrai-Vos de nós, Senhor, no Vosso Reino,
- e não nos meçais segundo os nossos pecados, mas segundo a Vossa Misericórdia!

Oremos: Senhor, DEUS, PAI Celestial, que nos destes Vosso Filho Unigênito para que, pela Sua morte na Cruz, nos redimisse, fazei que este fruto da redenção se torne eficaz em todos nós. Mandai os Vossos Santos Anjos em nosso auxílio, para que por meio deles reconheçamos sempre melhor este grandioso ato da redenção, sigamos sempre mais conscientemente a palavra e a vontade de DEUS e um dia possamos agradecer-Vos com todos os Santos Anjos por toda a eternidade. Amém.

Saudação ao Anjo do Horto
por S.S. o Papa Bento XV

Eu te saúdo, santo Anjo, que consolastes JESUS no Monte das Oliveiras. Tu consolastes meu Senhor JESUS CRISTO em Sua agonia. Contigo louvo a Santíssima TRINDADE que te escolheu dentre todos os Anjos, para consolar e fortalecer a quem é Consolo e Fortaleza de todos os aflitos e que diante dos pecados do mundo e, de modo especial, diante dos meus pecados, repleto de dor, caiu no solo.

Pela honra que recebeste e pela disponibilidade, humildade e amor com que ajudaste a santa humanidade de meu Salvador JESUS eu te peço um arrependimento perfeito de meus pecados. Consola-me na tristeza que atualmente me aflige E em todas as outras penas que vão sobrevir, especialmente na hora da minha agonia. Amém.

Ao Anjo do Horto

(Direitos reservados à Opus Angelorum)

Santo Anjo do Horto, que descestes para a amarga angústia do Senhor, para trazer-lhe o Cálice com o fortalecimento, a ti queremos imitar! Não deixes que passem estas horas da Paixão do Senhor, sem que nós lhe tenhamos dado a máxima importância! Fazei-nos vigiar contigo, na escuridão da noite, para não cairmos em tentação, e dá-nos um grande zelo em consolar JESUS em cada Sacrário e confortá-Lo em cada sacerdote. Amém. (cf. Lc 22,43)

Doze Legiões de Anjos

(Direitos reservados à Opus Angelorum)

PAI do Céu, mais que doze legiões de Anjos teríeis enviado ao Vosso Filho em Sua agonia, para salvá-Lo de Seus inimigos, se Ele Vos tivesse pedido. Mas Ele não Vos pediu, para que se cumprisse assim a Escritura que predisse a Sua dolorosa e sanguinolenta Paixão.
Quando agora a Santa Igreja, Seu Corpo Místico, é entregue aos poderes das trevas, como outrora Ele mesmo, nós Vos suplicamos que mandeis essas doze legiões de Anjos, que só esperam uma Palavra Vossa, em socorro da Igreja atribulada, para que assim se cumpra uma outra Palavra da Escritura, que Ele mesmo gravou na rocha de Pedro: "E as portas do inferno não prevalecerão sobre ela". Amém. (cf. Mt 26, 53 e Mt 16,18)

SUGESTÃO DE LIVROS

para se usar durante a «Passio Domini»

Estas orações acima, e muitas outras, como Meditações para Terços, Via-Sacras, Ladainhas e orações diversas, você encontra nestes livros abaixo:


Estes livros podem ser encontrados, entre outros lugares, nas Livrarias dos Mosteiros da Ordem da Santa Cruz (No Brasil: em Anápolis-GO e Guaratinguetá-SP), ou no site da Obra dos Santos Anjos e na Livraria da Comunidade Sol de DEUS (No Brasil: em Itajubá-MG)

8 comentários:

  1. Muito bom ter esses livros e muito gratificante

    ResponderExcluir
  2. São Bernardo do Campo- SP, 69 anos.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo santo trabalho, tudo para a glória de Deus! belíssimas orações, Deus lhes abençoe e lhes ilumine sempre! 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde. Meu nome é Antônia, sou de Pará de Minas.Eu gostaria de saber como fazer para comprar o livro " Devocionário de Orações Para a Santa Missa". Por favor me ajudem. Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Louvor a DEUS! Salve MARIA! Bom dia, Antônia. Nós não vendemos o "Devocionário de Orações para Santa Missa." Nós vendemos apenas um Devocionário de São José. Vendíamos também um "Ofício para cada dia", mas este já acabou. Se pudermos vos ajudar em outra coisa. Deus abençoe. Estaremos rezando por você e sua família. Siga-nos no Telegram: t.me/Passio_Domini

    ResponderExcluir
  6. Deus abençoe pelo apostolado, e os Santos anjos vos guiem e guardem!

    ResponderExcluir

Se o seu comentário necessitar de resposta, pedimos que envie um e-mail diretamente para nós, e assim que possível responderemos sua pergunta, sugestão, ou comentário. DEUS lhe pague!