26 de maio de 2017

Como rezar corretamente o Terço da Misericórdia

Há muito tempo desejamos colocar aqui no Blog alguma postagem sobre a oração do "Terço da Misericórdia", ou seja, sobre a maneira correta de se rezá-lo, já que são muitas e muitas pessoas que o tem rezado de maneira errada, provavelmente por falta de compreensão do próprio conteúdo e sentido da oração, ou mesmo pela falta de conhecimento gramatical.

A partir do número 474 do Diário, Santa Faustina narra como se deu o surgimento deste Terço, e como ela foi inspirada a rezá-lo. Assim, não foi simplesmente algo criado pela devoção popular, nem mesmo criado pela própria santa. Ela escreveu: «À noite, quando me encontrava na minha cela, vi o Anjo executor da ira divina (...) Comecei a fazer a súplica a DEUS pelo mundo com palavras ouvidas interiormente (...) Quando eu assim rezava, vi a impotência do Anjo, que não podia executar o castigo justo, merecido por causa dos pecados (...)» (Diário n. 474).

A fórmula correta do Terço da Misericórdia se encontra entre os números 475-476. Interessante verificar que Santa Faustina rezou a primeira vez tudo como uma só oração, mas depois foi instruída por uma voz interior da maneira correta de rezá-la:

«As palavras com que suplicava a DEUS eram as seguintes: Eterno PAI, eu Vos ofereço o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor JESUS CRISTO, em expiação dos nossos pecados e dos do mundo inteiro; pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós.

No dia seguinte pela manhã, quando entrei na nossa Capela, ouvi interiormente estas palavras: "Toda vez que entrar na Capela, reza logo essa oração que te ensinei ontem."

Quando rezei essa oração, ouvi na alma estas palavras: "Essa oração é para aplacar a Minha ira; recitá-la-ás por nove dias por meio do terço do Rosário da seguinte maneira:

Primeiro rezarás um Pai Nosso e Ave Maria e o Credo,

em seguida, nas contas do Pai Nosso, dirás as seguintes palavras: Eterno PAI, eu Vos ofereço o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor JESUS CRISTO, em expiação dos nossos pecados e dos do mundo inteiro.

Nas contas das Ave Maria rezarás as seguintes palavras: Pela Sua dolorosa Paixão, tende Misericórdia de nós e do mundo inteiro.

No fim rezarás três vezes estas palavras: DEUS Santo, DEUS Forte, DEUS Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro".»

Agora, vamos esclarecer:

= Em primeiro lugar, a ordem correta de se rezar as orações iniciais é: PAI-nosso, Ave-Maria e Credo; pois foi assim que DEUS quis e inspirou à Santa Faustina. Portanto, nada de rezar primeiro o Credo, depois o PAI Nosso e a Ave-Maria, como é feito no Rosário Mariano.

= Em segundo lugar deve ficar bem claro que este Terço deve ser rezado na 'primeira pessoa do singular'! Ainda que o Terço seja rezado por várias pessoas, cada uma vai dizer: «... eu Vos ofereço o Corpo e o Sangue... em expiação dos nossos pecados», e não como alguns rezam erroneamente: "nós Vos oferecemos o Corpo e o Sangue...".

Isso não é egoísmo, ao contrário, pois cada pessoa estará rezando individualmente, mas em nome de todas as outras, que também precisam da Misericórdia de DEUS.

= Em terceiro lugar, saibamos que o Terço da Misericórdia é dirigido à DEUS PAI, e não a JESUS; como claramente se vê na fórmula:

«Eterno PAI, eu Vos ofereço o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade de nosso Senhor JESUS CRISTO...»

Assim é na primeira, mas também na segunda parte do Terço. Ele todo é rezado a DEUS PAI. Isso significa que no decorrer do Terço não vamos dizer erradamente:


"Pela Vossa dolorosa Paixão, ó JESUS..."
ou
"Pela Tua dolorosa Paixão, ó JESUS!"

O correto é dizer: «Pela Sua dolorosa Paixão, tende Misericórdia de nós e do mundo inteiro.» Deve-se dizer "Sua" mesmo, e sem "ó JESUS" no final.

Para entender melhor, vamos recordar os Pronomes Possessivos.

  • Meu - se refere à "primeira pessoa", ou seja, a própria pessoa que está falando. Ex.: "Este é o meu livro."
  • Teu (ou Vosso - é mais comum em algumas regiões do país, ou é usado para exprimir respeito com a pessoa que se fala) - se refere à "segunda pessoa", ou seja, a pessoa com quem você está falando. Ex.: "Este é o teu livro." - "Este é o vosso livro."
  • Seu (Sua) - se refere à "terceira pessoa", ou seja, a pessoa da qual você está falando. Ex.: "João não foi à aula, mas o professor não teve dúvidas de que aquele era o seu livro."

Assim, no "Terço da Misericórdia", nós (primeira pessoa) estamos falando com DEUS PAI (segunda pessoa) sobre JESUS (terceira pessoa); por isso deve-se utilizar o pronome "Seu".

Portanto, no trecho «Pela Sua dolorosa Paixão» não estamos falando com JESUS, mas estamos falando de JESUS, ou seja, estamos falando com DEUS PAI sobre JESUS.

= E por fim, lembremos que não é correto acrescentar outras palavras e expressões, que não estão no original. Por exemplo: não é necessário dizer: "...em expiação dos nossos pecados e dos pecados do mundo inteiro." No original, não tem este acréscimo. Basta dizer somente: «...em expiação dos nossos pecados e os do mundo inteiro.»

= Durante a oração do "Terço da Misericórdia" não se diz nenhuma jaculatória; isso não faz parte do Terço a qual Santa Faustina foi inspirada. Mas por quê tudo isso? É porque o Terço da Misericórdia é uma breve oração, mas ao mesmo tempo muito forte.

O certo é - para quem quiser - dizer estas jaculatórias após terminar todo o Terço. As mais conhecidas, seriam: «Ó Sangue e Água que jorrastes do Coração de JESUS, como fonte de Misericórdia para nós, eu confio em Vós!» e «JESUS, eu confio em Vós!»


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se o seu comentário necessitar de resposta, pedimos que envie um e-mail diretamente para nós, e assim que possível responderemos sua pergunta, sugestão, ou comentário. DEUS lhe pague!