12 de setembro de 2017

E o nome da Virgem era Maria!

A Oração da Ave-Maria

A primeira parte desta oração se encontra no Evangelho de Lucas (Lc 1, 28b.42b). É o próprio Anjo Gabriel que saúda Maria como agraciada por Deus. Nas palavras da tradução da “Bíblia de Jerusalém”, temos: Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!... Bendita és tu entre as mulheres e Bendito é o fruto do teu ventre!”

Deus concedeu uma Graça única à Maria: ser Mãe de Deus, o Verbo Encarnado, o Messias, o Salvador da humanidade! Graça que nem os Anjos obtiveram, portanto Maria está acima dos Anjos e de todas as outras criaturas, pela Graça que Deus lhe concedeu. Portanto Maria é cheia da Graça de Deus.

O Senhor está contigo!” Sim! O Senhor está sempre com ela. Esta frase não tem um sentido qualquer, mas demonstra que Maria permanecia em contínua união com Deus. Ela estava sempre em uma conversa íntima com Deus. Tudo na sua vida foi uma oração. “Maria meditava tudo em seu coração.” (Mt 2,19)

Ela é abençoada entre todas as mulheres, pois foi concedido a ela um dom único: ser Mãe e Virgem ao mesmo tempo! Pois Maria permaneceu Virgem depois do parto, sendo Virgem antes e também durante o parto. E isto é um Mistério das Maravilhas de Deus!

O termo Imaculada Conceição, vem do fato de que Maria foi concebida no ventre de sua mãe, isenta de pecado. Deus a preservou do pecado original. Uma Graça por antecedência - digamos, em favor do futuro Filho que teria, pois seria a Mãe do Filho de Deus. O fruto do seu ventre seria Bendito e Puro, não poderia ter uma mãe manchada pelo pecado - (pecado; palavra que pode significar ausência de Deus).

"Bendita sois vós entre as mulheres e Bendito é o Fruto do teu ventre" porque "Toda árvore boa dá bons frutos; toda árvore má dá maus frutos. Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má, bons frutos... Pelos seus frutos os conhecereis." (Lc 1,42; Mt 7,17-20)

Como não poderia ser Bendita, uma Mãe, cujo Fruto do ventre é Bendito! Cujo Fruto do ventre é o próprio DEUS!?

A segunda parte da oração foi acrescentada posteriormente, pelos próprios cristãos.

Nesta segunda parte da oração, chamamos Maria de Santa, e isso é corretíssimo, pois se até os judeus e pagãos convertidos ao cristianismo eram chamados de santos por São Paulo (Veja em: IICor 1,1 / Ef 1,1 / Fl 1,1) quanto mais a Virgem Maria tem direito a este título, pois é Mãe de DEUS.

“Santa Maria, Mãe de Deus!” – algumas pessoas não concordam com essa afirmação, dizendo que assim coloca-se Maria acima de Deus, o que não é verdade! – Dizer que Maria é Mãe de Deus, refere-se é claro a Pessoa do Filho. Ela é Mãe de Deus, Verbo, feito carne! Mas Jesus é 100% Deus e 100% Homem. A Divindade de Jesus não se separa da Sua Humanidade! Portanto este é um Mistério da Misericórdia de Deus por nós seres humanos, que concedeu a honra de que um de nós alcançasse por Sua Graça e para nosso bem, tal dignidade!

Donde me vem a honra de que a Mãe do meu Senhor me visite?” Isabel afirma: Mãe do meu SENHOR! Ora, nesta época ainda não existia o Cristianismo como religião, e Isabel era de religião judaica, assim ela se referia a Deus, pois os judeus não reconheciam (e nem reconhecem atualmente) o Mistério da Santíssima Trindade, portanto era a mesma coisa se Isabel tivesse dito: “Donde me vem que a Mãe do meu Deus me visite?” 

Sabemos também que, por profundo respeito, os judeus não se atreviam a falar o Nome de Deus, portanto, Isabel utiliza-se da palavra Senhor (Adonai em Hebraico).

Rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém!”
Todos nós somos convidados a orar uns pelos outros. Quanto mais valerá a oração de quem sempre esteve na Terra com Deus, e está com Ele agora, eternamente! Quanto mais valerá a oração de quem já está sem o ‘estado de pecado’ (no caso dos Santos no céu), e de quem nunca pecou, como a Virgem Santíssima!

E Maria não está morta, como dizem alguns, pois "Deus não é Deus dos mortos, mas dos Vivos; porque todos vivem para Ele!" (Lc 20, 38)



Veja mais sobre este assunto no Catecismo da Igreja Católica, parágrafos 2676 a 2679.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se o seu comentário necessitar de resposta, pedimos que envie um e-mail diretamente para nós, e assim que possível responderemos sua pergunta, sugestão, ou comentário. DEUS lhe pague!