30 de março de 2020

Orações e práticas em tempos de necessidade

Neste período de Pandemia do Coronavírus, em que muitos de nós, ou quase todos, estamos privados do Bem maior de nossas almas, que é participar da Santa Missa e receber Eucaristia, assim como receber o Sacramento da Confissão, e outros... incluindo também a convivência com nossos irmãos de paróquia e comunidade, precisamos erguer os olhos ao Céu e, com fé e esperança, ver em tudo a Mão poderosa e misericordiosa de DEUS, que pode utilizar tudo, tudo mesmo, para o bem de nossas almas.

Assim, este tempo de prova, que coincidiu com o Tempo da Quaresma, deve ser acolhido por todos como um tempo de Graça e de formação espiritual. Um tempo em que fortalecemos os laços familiares, mas também os laços espirituais com nossos irmãos, e nos faz olharmos mais para as coisas eternas, e para o tempo de nossa vida, que é um precioso dom, do que para as coisas materiais.

Que todos se esforcem, de aumentar a quantidade e qualidade de suas orações particulares e em família, e não se esqueçam que além de que a Quaresma já é Tempo de mortificação e penitência, quanto mais agora, em que passamos por esta grave situação; devemos nos despojar de todo o supérfluo e fortalecer a nossa vontade com as mortificações e penitências, buscando a nossa conversão, e clamando a misericórdia de Deus.

Deixamos aqui, pequenas, mas profundas orações, para fazermos em nossa pequena Igreja Doméstica.


Em tempos de Coronavírus

Senhor Jesus, Salvador do mundo,
esperança que nunca desilude,
tende piedade de nós e livrai-nos de todo mal!
Pedimos-Vos para vencer
o flagelo deste vírus que se está difundindo,
curar os doentes, preservar os sãos
e apoiar quem trabalha pela saúde de todos.
Mostrai-nos o Vosso Rosto de Misericórdia
e salvai-nos pelo Vosso grande Amor.
Nós Vos pedimos pela intercessão de Maria,
Vossa e nossa Mãe,
que com fidelidade nos acompanha.
Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos.
Amen.

Oração de Contrição

Senhor meu Jesus Cristo,
Deus e homem verdadeiro,
Criador e Redentor meu:
por serdes Vós quem sois,
sumamente Bom e digno de ser amado sobre todas as coisas,
e porque Vos amo e estimo, pesa-me, Senhor,
de todo o meu coração,
de Vos ter ofendido.
Pesa-me também de ter perdido o Céu
e merecido o inferno;
e proponho firmemente,
ajudado com o auxílio de Vossa divina Graça,
emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender.
Espero alcançar o perdão de minhas culpas
pela Vossa infinita Misericórdia. Amen.

Oração ao Santo Anjo da Guarda
quando não se pode participar da Santa Missa

Vai, ó meu Santo Anjo, por mim, à Igreja, agora,
ajoelha-te no meu lugar,
participa da Santa Missa e adora.
No Ofertório, coloca na patena
o que tenho, o que sou, o meu coração;
oferece-me inteiramente
ao serviço de Deus, em oblação.
Durante a Consagração,
adora como um Serafim ardente,
nosso Salvador Jesus Cristo,
que na Hóstia está verdadeiramente.
Lembra-te e reze por todos:
pelos que me magoaram, pelos meu queridos;
o Sangue de Jesus purifique também os meus falecidos.
Traz-me o Corpo e Sangue de Jesus
no gozo da Santa Comunhão,
e, em espírito, a Ele unido,
faz que seja Seu Templo o meu coração.
Suplica que para todos os homens
provenha deste Santo Sacrifício, a salvação.
Ao terminar a Santa Missa, traz-me, para casa,
a Bênção final. Amen.

Comunhão Espiritual

Oh! meu Jesus, creio firmemente
que estais presente no Santíssimo Sacramento.
Amo-Vos sobre todas as coisas
e minha alma suspira por Vós.
Mas como não posso receber-Vos agora,
de maneira sacramental,
vinde ao menos espiritualmente ao meu coração.

(momento de silêncio, para unir-se espiritualmente a Jesus)

Abraço-me Convosco, uno-me a Vós inteiramente.
Não permitais que eu me separe de Vós.
Oh! Jesus, sumo vem e doce amor meu,
vulnerai e inflamai o meu coração,
a fim de que esteja abrasado em Vosso amor para sempre.
Amen.

Oração de Santa Teresa de Calcutá

Maria, Mãe de Jesus,
dá-me o teu coração tão bonito,
tão puro, tão imaculado,
tão cheio de amor e humildade,
para que eu possa receber Jesus no Pão da Vida,
amá-Lo como tu o amaste
e servi-Lo como tu o serviste
no disfarce doloroso
dos mais pobres dos pobres.
Amen.

Oração para Comunhão espiritual
Beata Alexandrina

Jesus, eu Vos adoro em todo o lugar
onde habitais Sacramentado;
faço-Vos companhia pelos que Vos desprezam,
amo-Vos pelos que não Vos amam;
desagravo-Vos pelos que Vos ofendem.
Jesus, vinde ao meu coração!

(ou)

Meu Jesus Sacramentado,
vindo ao meu peito, vinde ao meu pobre coração!
É vosso, Jesus! Tomai-o inteiramente!
Fazei dele o alimento dos pobres pecadores!
Jesus, vem a mim e não Te separes mais!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se o seu comentário necessitar de resposta, pedimos que envie um e-mail diretamente para nós, e assim que possível responderemos sua pergunta, sugestão, ou comentário. DEUS lhe pague!