2 de dezembro de 2017

Advento não é Natal

Cada vez mais as pessoas, influenciadas pela onda da mídia e do comércio, estão perdendo o sentido das Festas Cristãs. Nem bem começou o mês de novembro e as lojas já começam a vender os enfeites Natalinos; assim como no mês de fevereiro e março já começam a vender produtos relacionados à Páscoa, e por aí vai...

Mas o problema não é o comércio em si, até porque hoje em dia, sabemos que a sociedade não é mais movida por valores cristãos... O problema está em que os próprios fieis católicos - ou ao menos, que se dizem católicos - se deixarem levar por esta cultura mundana.

Todos nós sabemos que o Tempo do Advento é um tempo de preparação para o Natal, de aguardar o Natal chegar, no silêncio, na oração e na sobriedade.

Não devemos "passar o carro na frente dos bois" como se diz aqui no Brasil. Ou seja, cada coisa no seu lugar e no seu tempo. Portanto: panetones, doces, guloseimas, enfeites, cantos festivos... tudo isso deve aguardar o momento certo, ou seja, para quando chegar o Natal!

Mas o que tem acontecido é justamente o contrário! No Tempo do Advento, movidos pelo comércio e pela mídia pagã, as pessoas fazem muitas compras e comilanças, fora a questão do 'Papai Noel'... porque infelizmente, hoje em dia, creio que muitas crianças acreditam que o Natal é o dia em que se comemora o 'Papai Noel' e não o "Menino JESUS" que veio para nos salvar!

E... continuando... o que tem acontecido? Quando chega o Dia do Natal, tudo fica esquecido... pois o comércio já não se importa mais, a televisão e as mídias já não falam tanto, e assim, os próprios cristãos pensam que o Natal já acabou. Mas, ao contrário, agora que o Natal começou!

O Natal não é só um dia e pronto! O Natal começa com o nascimento do Menino JESUS e ainda, este mesmo dia, é festejado durante 8 dias, a chamada "Oitava de Natal". Ou seja, durante 8 dias é como se fosse o mesmo dia, o dia do Natal. Depois, inicia-se o Tempo do Natal, que dura até a Festa do Batismo do SENHOR!

Como seria maravilhoso e educativo para nossas crianças, se durante o Tempo do Advento, fossemos enfeitando nossas casas gradualmente.

Primeiro, colocaria como enfeite na casa, somente a "Coroa do Advento" com as quatro velas: as 3 velas roxas e 1 vela rosa. Esta última, para acender no Domingo 'Gaudete'; e não colocar essas Coroas do Advento que temos visto por aí, com velas todas coloridas... sigamos as cores litúrgicas, isto é importante!

E uma bela sugestão, que vi em um Santuário aqui na minha cidade: fica muito sugestivo e bonito, colocar uma "Imagem de Nossa Senhora grávida" no centro do prato onde estiver a Coroa do Advento. E quando chegar o dia do Natal, substituir esta imagem de Nossa Senhora grávida pela imagem do Menino JESUS, sem as velas do Advento roxas, podendo trocá-las por vermelhas ou brancas, se desejar.

No Domingo 'Gaudete' poderia montar também o Presépio, colocando uma imagem de "Nossa Senhora e São José do Advento" (São José conduzindo Nossa Senhora grávida, que está sentada no burrinho), em vez de uma imagem de Nossa Senhora e São José com a manjedoura vazia, como temos visto atualmente... Essas, poderiam ficar para o dia 24. 

Assim, a cada dia poderia colocar a imagem de Nossa Senhora do Advento mais perto da casinha do Presépio, para realmente dar esta ideia de que estão caminhando até Belém... até que no dia 24 substituíssemos esta pelas imagens de Nossa Senhora e de São José ajoelhados no Presépio, mas sem o Menino JESUS. E no dia 25, colocaria a imagem do Menino JESUS.

Algo que não se deve esquecer também é a Novena de Natal. Seria muito edificante conseguir resgatar a tradição da Novena entre os membros da família ou entre os vizinhos. Poderia, juntamente com as orações, levar uma imagem de "Nossa Senhora grávida", ou uma Imagem de "Nossa Senhora e São José do Advento", ou mesmo, na falta destas, embrulhar a imagem do Menino JESUS com um pano branco bem bonito, e amarrar com um laço azul, de modo que ficasse todo escondido, representando que ainda não nasceu, mas está no ventre de Nossa Senhora.

Estes pequenos ritos são muito importantes, principalmente na atualidade em que está se confundindo e se perdendo os verdadeiros valores e a beleza dos ritos tradicionais que são tão piedosos e educativos para nossas crianças. Vamos resgatar estas coisas maravilhosas. Comece em sua casa e conte também aos seus parentes e amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se o seu comentário necessitar de resposta, pedimos que envie um e-mail diretamente para nós, e assim que possível responderemos sua pergunta, sugestão, ou comentário. DEUS lhe pague!