2 de outubro de 2019

Promessa ao Santo Anjo

Os Anjos não existem em vão; eles tem uma missão a cumprir; eles participam na aventura eterna dos homens. E como a eternidade que pesa sobre cada alma é de importância incalculável, Deus envia Seus Anjos para guardar os homens; um por um. Cada um de nós tem o seu Anjo, totalmente reservado para si, desde o nascimento até o túmulo, todos os instantes da vida. O Anjo recebe uma missão insubstituível em torno da alma a si confiada. Assim, podemos dizer que o Anjo da Guarda tem uma vocação... como cada homem tem a sua vocação no plano de Deus.

O Anjo tem perfeita consciência de sua missão e responsabilidade por nós; está sempre ao nosso lado para proteger-nos, inspirar-nos, levar-nos pelo caminho certo da vida. Assim, podemos conversar com ele, e o convidar para caminhar conosco em todos os momentos, escutando-o e obedecendo-o.

Pelo Batismo, tornamo-nos filhos de Deus, herdeiros do Céu e co-herdeiros de Cristo. Participamos da vida divina. Somos irmãos de Cristo, frutos da Redenção, por meio do Seu Sangue. É uma dignidade que ultrapassa tudo... Para os Anjos é até uma honra caminhar ao nosso lado, desde que estejamos em graça santificante. Ele compreende melhor do que nós a nossa dignidade.

Infelizmente, muitos remetem a devoção aos Santos Anjos somente para as crianças, como se os adultos não precisassem muito mais do seu Guardião do que elas, devido à responsabilidade de sua consciência!

Quantas vezes não temos alguma ideia súbita e boa?! Alguns chamam isto de inspiração, outros de voz da consciência... Com certeza, o nome mais correto seja: “a voz do Santo Anjo”.

Se mesmo quando o homem nem crê ou sabe da presença do Anjo ao seu lado, já é beneficiados por tanto auxílio, imagina se fizermos uma “aliança”, uma “promessa” consciente e íntima com ele! Quanta força! Quantas inspirações surpreendentes!

E existe grande diferença entre uma simples devoção e um Compromisso vital e consciente com o Companheiro celeste. Na “Obra dos Santos Anjos”, movimento aprovado pela Santa Igreja, temos a maravilhosa oportunidade de nos unirmos mais intimamente aos Santos Anjos; e a “Promessa ao Anjo da Guarda” é um primeiro passo. É como se déssemos uma “licença oficial” ao nosso Santo Anjo para agir com mais liberdade sobre nós!

Todos os homens têm o seu Anjo, mas este deve respeitar a liberdade, o dom supremo que Deus nos deu. Mas imaginemos que agora damos essa permissão, dele atuar mais intensamente! Quanta graças e benefícios receberemos do nosso amável Irmão “mais velho”, atuante ao nosso lado! Necessariamente deverá acontecer algo melhor em nossa vida! É claro que ainda encontraremos a mesma casa, família, e trabalho, os mesmos amigos, as mesmas dificuldades e lutas... As coisas não mudam. Mudará o nosso olhar, pois estaremos mais abertos ao nosso Santo Anjo, que nos influenciará e iluminará mais intensamente, pois os Anjos querem participar da nossa vida; e principalmente de nossa vida Sacramental.

Na Comunhão Eucarística, querem conosco unir-se a Cristo. Convidemo-lo então, para este momento sublime, e depois, rezemos com ele a oração do ‘Sanctus’ em adoração a Jesus presente em nós. O ideal dos Anjos é participar aqui na terra, de nossa vida, até o culminar da vida sobrenatural, eterna.

Mas como poderá alguém alegrar-se com o seu Anjo no Céu, se na terra nem tomou conhecimento dele? Podem faltar-nos amizades terrenas, mas a amizade do Santo Anjo transborda. Por isso, entrar neste mundo novo dos Anjos, feito para os homens a caminho do Céu, é uma Graça, um chamado especial de Deus. Deixemo-nos atrair, influenciar e conduzir pelo nosso Santo Anjo da Guarda.

(Adaptado do livro: “Alguém está ao meu lado”, de Pe. Afonso da Santa Cruz. Curitiba).

Promessa ao Santo Anjo da Guarda

† Santo! Santo! Santo! Senhor Deus do Universo! O Céu e a terra proclamam a Vossa Glória! Hosana nas alturas! Bendito o que vem em Nome do Senhor! Hosana nas alturas!

Ajoelhado (a) perante a Vossa majestade, eu Vos agradeço, ó Deus, por terdes colocado ao meu lado um Companheiro celeste, que me conduz segundo a Vossa vontade, me guia para a Vossa honra e me manifesta o Vosso amor.

Prometo aqui, na Vossa presença, amar este meu Com-panheiro como um Irmão e obedecer-lhe, quando ele me falar na voz da consciência. Ele me há de conduzir com segurança ao Céu. Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador, tomai a minha mão, colocai-a na mão do meu Anjo e traçai sobre elas o sinal da redenção, como Vossa bênção para a minha salvação. † Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.