4 de agosto de 2020

São João-Maria Vianney em fotos


Ps.: Algumas destas fotos, e o texto delas, capturei em uma Novena virtual do whatsapp, de uns jovens de Cuiabá-MT (Brasil).

Na entrada da cidade de Ars, na França, encontra-se uma imagem de São João-Maria Vianney  junto com um pequeno pastor; mostrando o santo apontando para o Céu. Este monumento faz memória a um bonito episódio na vida do santo. Conta a tradição que chegando próximo a Ars, sem ainda conhecer direito o caminho, encontrou um pequeno pastor e lhe pediu informações. Ao garoto que lhe ajudara ele respondeu: "Me mostraste o caminho de Ars e eu te mostrarei o caminho do céu". Este menino, chamava Antonio Grive, e foi o primeiro paroquiano a morrer depois de São João Maria Vianney; que assim lhe mostrou o caminho do céu.


Esta é a capela da "providência" de Ars, um lar que São João-Maria criou para as meninas órfãs da região. Todos os dias nesta Capela, durante 20 anos, às 11 horas da manhã, ele ensinava o Catecismo ao povo, e aos peregrinos!

Este era o confessionário que ficava na Sacristia de São João-Maria Vianney, ali ele atendia os homens casados que precisavam de conselhos mais firmes!


No coração desta imagem, São João-Maria Vianney escreveu o nome de todas as famílias da aldeia de Ars, consagrando todas elas à Imaculada Conceição da Virgem Maria.


A fama de santidade e dons místicos de São João-Maria Vianney percorreu a Europa, e o local tornou-se um Centro de Peregrinações. Muitos acorriam à paróquia de Ars para ver o padre santo e confessar-se com ele; e para isto esperavam horas ou dias inteiros. Conta-se que entre os inúmeros penitentes, esteve um médico de Paris que, voltando à sua cidade, testemunhou a seus amigos: "Eu vi DEUS em um homem!"

Portão da Casa de São João-Maria Vianney
Entrada da Casa de São João-Maria Vianney

Esta é a cozinha onde o Cura de Ars preparava suas modestíssimas refeições, e onde conversava com os Padres visitantes que se hospedavam com ele.


Interior do quarto de São João-Maria Vianney

Vista da cidade de Ars com a atual Basílica
Túmulo do Santo dentro da Basílica

Corpo incorrupto do Santo, recoberto de cera,
preservado no Relicário


O Cura de Ars, faleceu em 4 de agosto de 1859, aos 73 anos. Os paroquianos e milhares de peregrinos desfilaram diante de seu corpo, durante 48 horas, sem interrupção. 





Rara foto do santo preservada