22 de junho de 2017

Aprendendo com os Santos


Entrando na casa,
acharam o Menino com Maria, Sua Mãe.
Prostrando-se diante d'Ele, O adoraram.” (São Mateus 2, 11)

Todos os Santos foram grandes adoradores de JESUS.
Deixamos aqui, em frases, o testemunho de alguns deles sobre a Adoração Eucarística.



 “Não é para ficar numa âmbula de ouro, que JESUS desce cada dia do céu, mas para encontrar um outro céu, o da nossa alma, onde ele encontra as sua delícias.” (Santa Teresinha do Menino Jesus)

O tempo passado diante do Sacrário é o tempo mais bem empregado da minha vida.” (Santa Catarina de Gênova)

Ficai certos de que todos os instantes da vossa vida, o tempo que passardes diante do Divino Sacramento será o que vos dará mais força durante a vida, mais consolação na hora da morte e durante a eternidade.” (Tomás de Kempis)

Não somos nós que transformamos JESUS CRISTO em nós, como fazemos com os outros alimentos que tomamos, mas é JESUS CRISTO que nos transforma nele.” (Santo Agostinho)

Há mais proveito na EUCARISTIA que em uma semana de jejum a pão e água.” (São Vicente Ferrer)

Cada Hóstia consagrada é feita para se consumir de amor em um coração humano.” (São João Maria Vianney)

Adorar é reconhecer DEUS no que Ele é, na transcendência do Seu mistério, e aceitarmo-nos na nossa pequenez e fragilidade, sentindo que a nossa grandeza nos vem de JESUS CRISTO e que só n’Ele venceremos o nosso pecado.” ... A adoração Eucarística “é o mais forte convívio com a Divindade.” (Cardeal-Patriarca de Lisboa, Dom José Policarpo)

Não omitais nunca a visita a cada dia ao Santíssimo Sacramento, ainda que seja muito breve, mas contanto que seja constante.” (São João Bosco)

Devemos estar na presença de JESUS Sacramentado, como os Santos no céu, diante da Essência Divina.” (Tomás de Kempis)

Quando JESUS está presente corporalmente em nós, ao redor de nós, montam guarda de amor os Anjos.” (Tomás de Kempis)

O Santíssimo Sacramento é fogo que nos inflama de modo que, retirando-no do altar, espargimos tais chamas de amor que nos tornam terríveis ao inferno.” (Tomás de Kempis)

Todas as boas obras reunidas não tem o valor do Sacrifício Eucarístico, porque são obras humanas, enquanto a Santa Missa é Obra de DEUS.” (São João Maria Vianney)

Não é necessário falar muito para rezar bem. A gente sabe que ELE está lá, no Sacrário. Basta abrir-Lhe o coração e alegrar-se com a Sua presença. Esta é a melhor oração!” (Cura d’Ars - São João Maria Vianney)

... em nossa vida de fé a Eucaristia é - e precisa ser - tudo. Do contrário nem seríamos mais cristãos.” (Pe. Francisco Sehnem, scj)

Não podemos nos contentar com a adoração privada. É necessária a adoração oficial, com o Tabernáculo aberto. Este ato de fé e de piedade conquistará as populações.” (Pe. Leão Dehon - fundador dos Dehonianos)

Quem está perto de Mim está perto do Fogo, quem está longe de Mim, está longe do Reino.” (Palavras de CRISTO, no Apócrifo de Tomé)

Não sei como as pessoas não morrem de amor quando recebem a Eucaristia!” (Beata Imelda - criança de 11 anos, que morreu num êxtase de amor, ao receber a Primeira Comunhão).

11 de junho de 2017

O Pote e o Tempo

Retiramos do livro-entrevista «DEUS ou Nada» do Cardeal Roberth Sarah e do jornalista Nicolas Diat, um trecho muito interessante, sobre a oração.

Esse livro é muito bom e o indicamos como leitura!

Obs.: O trecho contém cortes e grifos nossos.

Pergunta de Nicolas Diat: Como o senhor define essa vida de oração da qual fala tão frequentemente?

Resposta do Cardeal Sarah: Cada um deve certamente programar e construir, todo dia, sua vida de oração. Como ? Conto-lhes uma pequena história que dá a pensar:

Um dia, um velho professor foi solicitado para dar um curso sobre planificação eficaz de seu tempo a um grupo de uma quinzena de dirigentes de grandes empresas. Esse curso constituía uma das cinco oficinas de seu dia de formação.

O velho professor não tinha, portanto, senão uma hora. De pé, ele olhou um por um, lentamente, e depois lhes disse: "Vamos realizar uma experiência".

De debaixo da mesa, o professor tirou um pote de muitos litros e o colocou delicadamente diante de si. Em seguida, exibiu uma dúzia de pedras grandes como bolas de tênis e as colocou, uma por uma, no pote grande.

Quando o pote encheu até a borda, e ficou impossível acrescentar uma pedra a mais, ele levantou os olhos para seus alunos e perguntou: "Está o pote cheio?". Todos responderam: "Sim". Ele esperou alguns segundos e acrescentou: "Realmente?"

Então, ele se inclinou novamente e tirou de sob a mesa um recipiente cheio de cascalho. Minuciosamente, ele despejou o cascalho sobre as pedras maiores e sacudiu levemente o pote. Os pedaços de cascalhos se infiltraram entre as pedras até o fundo do pote.

O velho professor levantou os olhos e perguntou outra vez: "O pote está cheio?". Então, seus brilhantes alunos começaram a compreender sua artimanha. Um deles respondeu: "Provavelmente não!". "Bem!", respondeu o velho professor. Ele se inclinou ainda e agora tirou areia de sob sua mesa. E a derramou no pote. A areia preencheu os espaços entre as pedras e o cascalho. Outra vez, ele perguntou: "Está o pote cheio?" Agora, sem hesitar e em coro, os alunos responderam: "Não!". "Bem!", respondeu o velho professor.

E como esperavam os alunos, ele pegou um jarro de água que estava sobre a mesa e encheu o pote até a borda. O velho professor disse então: "Qual grande verdade esta experiência nos demonstra?" 

Não louco, o mais audacioso dos alunos, pensando no tema do curso, respondeu: "Isto demonstra que ainda quando se crê que nossa agenda está completamente cheia, se se quer com verdade, pode-se acrescentar aí mais encontros e mais coisas para fazer".

"Não, respondeu o velho professor, não é isto! A grande verdade que esta experiência nos demonstra é a seguinte: se as pedras maiores não forem colocadas em primeiro lugar no pote, nunca se poderá fazer que em seguida todas entrem".

Houve um profundo silêncio, cada um percebendo a evidência dessas considerações. O velho professor lhes disse então: "Quais são as pedras maiores nas suas vidas? A saúde, a família, os amigos, os sonhos, a carreira profissional? O que precisa reter é a importância de pôr as pedras maiores em primeiro lugar em suas vidas, caso contrário, corre-se o risco de não se realizar.

Se a prioridade é dada às sucatas - os cascalhos, as areias -, vocês encherão suas vidas de futilidades, de coisas sem importância e sem valor e não terão mais tempo para consagrar a elementos importantes. Então, não se esqueçam de se colocar em questão: quais são as pedras maiores de minha vida?

(...) A oração deve ser realmente esta pedra maior que deve encher o pote de nossa vida. É o tempo em que não se faz outra coisa senão estar com Deus. É o tempo precioso em que tudo se faz, em que tudo se regenera, em que Deus age para nos configurar a Ele.

(...) A oração é, primeiro, obra do Espírito Santo que ora em nós, nos reestrutura interiormente e nos mergulha na intimidade de Deus uno e trino. Eis por que é primordial fazer silêncio e escutar, consentir em se despojar e em se abandonar a Deus que está presente em nós.

A oração não é um momento de magia que consiste em apresentar tal e tal queixa pra melhorar nosso bem-estar. O silêncio interior nos permite escutar a oração do Espírito Santo que se torna a nossa. O Espírito intercede em nosso lugar. Na oração, as nossas palavras não são importantes, mas conseguir se calar para deixar falar o Espírito Santo, escultá-lo gemer e interceder em nosso favor. Se entrarmos no silêncio misterioso do Espírito Santo, certamente seremos ouvidos porque dispomos de um coração que escuta.

Deus não nos responde como o teríamos desejado, tanto mais que pedimos muitas vezes coisas impossíveis... A oração é deixar Deus um pouco livre em nós. É preciso saber esperar no silêncio o abandono e a confiança, com firmeza, e na perseverança, mesmo quando se faz escuro, na nossa noite interior.

A oração, como toda amizade, exige tempo para se consolidar.

(...) Deus nos amou primeiro. Orar é deixar-se amar e amar-se. Orar é olhar para Deus e deixar-se olhar por Ele, é saber verdadeiramente se dispor a olhar para Deus que habita e vive em nós de maneira trinitária. Não é uma imagem; na verdade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo vivem em nós. Habitam em nós na unidade e na comunhão trinitária. Um só Deus em três Pessoas distintas, é o coração de nossa fé batismal. Somos realmente morada de Deus.

(...) A alma é o lugar da oração. Entretanto, nesse santuário reservado a Deus, nessa casa de Deus, a solidão e o silêncio devem reinar. Porque na oração, é essencialmente Deus que fala e nós escutamos atentamente, pondo-nos em busca de sua vontade.

(...) Devemos aprender que o silêncio é o caminho do encontro pessoal e íntimo com a presença silenciosa, mas viva, de Deus em nós.

Deus não está no furacão, no tremor de terra ou no fogo, mas no murmúrio de uma brisa leve. Para rezar com verdade, é preciso cultivar e salvaguardar alguma virgindade do coração, em outras palavras, não devemos viver e crescer na algazarra interior ou exterior, na dispersão e nas distrações mundanas; há prazeres que desunem, laceram, separam e dispersam o centro de nosso ser.

A virgindade espiritual, o silêncio interior e uma necessária solidão são as rochas mais favoráveis à vida com Deus, num face a Face íntimo com Ele.

Desse reencontro, saímos levando na pele de nosso rosto o esplendor brilhante da Face de Deus, como Moisés quando descia da montanha depois de ter falado com o Todo-Poderoso.

6 de junho de 2017

A Força do Silêncio


Vamos divulgar este novo livro do

Cardeal Robert Sarah!

O livro já foi publicado em português de Portugal.
Se alguém conhecer alguma Editora aqui no Brasil, peça para que se publique também por aqui!

Pode-se encontrar para comprar em 'Euros' neste link da «Principia Editora».


Artigo abaixo retirado do site ACI digital: (grifos nossos)

« (...) O Cardeal Robert Sarah, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, pronunciou uma conferência intitulada "A força do silêncio na liturgia" no teatro Garnelo.
Na conferência, o Cardeal africano ressaltou a importância que os cristãos entrem "no silêncio, porque sem o silêncio, permanecemos em uma ilusão mortal. O silêncio é mais importante do que qualquer outra ação humana, porque Deus fala".
"A primeira linguagem de Deus é o silêncio; devemos aprender a estar em silêncio e a descansar em Deus”, assegurou.
Por isso, destacou que através deste silêncio se pode encontrar uma verdadeira ordem das nossas prioridades.
"É o momento de colocar Deus no centro das nossas preocupações, dos nossos pensamentos, das nossas ações e da nossa vida. Assim, a nossa vida cristã poderá ser fundamentada na luz da fé e alimentar-se na oração", sublinhou, porque segundo afirmou: "Não podemos encontrar Deus Nosso Pai se não for através do silêncio".
Nesse sentido, também animou os sacerdotes a viver o Evangelho, porque "o que a Igreja mais necessita hoje não é uma reforma administrativa, nem uma mudança estrutural, nem uma logística ou estratégia de comunicação ou um programa complementar. O programa existe e é o mesmo de sempre, o Evangelho e na Tradição Viva".
Também insistiu que a sua "prioridade" é "dizer que só Deus pode saciar o coração do homem" e alertou que podemos ser "vítimas da superficialidade, do egoísmo e do espírito mundano que sociedade midiática difunde".
A respeito da importância do silêncio na liturgia, o Cardeal Sarah assegurou que “atualmente se trata de uma preocupação fundamental, pois o silêncio sagrado é o lugar onde podemos encontrar a Deus e é importante que os sacerdotes aprendam novamente o que significa o temor filial de Deus e o significado sagrado da sua relação com ele”.
Além disso, assegurou que "ante a Majestade de Deus, as nossas palavras se perdem", por isso afirmou que "rechaçar este silêncio cheio de temerosa confiança e dar adoração significa impedir a Deus de comunicar o Seu amor e nos manifestar a sua presença" e assinalou que se trata do lugar "onde podemos encontrar a Deus".
Neste sentido, pediu aos sacerdotes "aprender novamente a tremer com espanto ante a Santidade de Deus e a ser conscientes da graça extraordinária do seu sacerdócio" e destacou que, desde o Concílio Vaticano II se sublinhou que o silêncio é um meio privilegiado para favorecer a participação do povo de Deus na liturgia.
O purpurado advertiu ainda acerca do perigo que os cristãos caiam "na idolatria, prisioneiros de numerosos discursos humanos, ruidosos, intermináveis", nos quais "tendemos a preparar um culto de acordo com aquilo que nós gostamos, dirigido a um Deus feito à nossa imagem".
Por isso, tomando umas palavras de São João D’Ávila, o Purpurado explicou que "quem reza para deve estar recolhido, focado e em silêncio diante de Deus".»

4 de junho de 2017

Beija-flor na Missa de Pentecostes!

Paróquia São José - Goiânia
Hoje, 04 de junho de 2017, durante a Santa Missa de Pentecostes na Paróquia São José, Setor Sul, em Goiânia, fomos agraciados com uma visita inusitada.

Um beija-flor participou de toda a Celebração voando pela Igreja. Por mais de uma vez pousou sobre o Altar, foi de vela em vela, pousando até perto da chama. Pousou também em um dos cravos do Círio Pascal.

Durante a 'Prece dos Fieis' ele ficou gorjeando, e também durante um dos cânticos, de Ofertório ou Comunhão; agora não me recordo.


Pousou também sobre as 'âmbulas' que estavam na 'credência', ao lado do Altar.

Por final nos agraciou com uma bela imagem: após a Consagração, no momento em que o padre Geraldo ergueu o Corpo de JESUS, o beija-flor pousou sobre o Cálice, e lá ficou durante todo o tempo em que o padre ficou com a Hóstia Consagrada erguida. Depois pousou no ombro do padre!

Um dos funcionários da Paróquia abriu as janelas para que o pássaro pudesse sair, mas não adiantou.

Ao final da Celebração, após a Santa Comunhão, cantaram um canto ao Espírito Santo. Quando terminou o canto, o beija-flor voou em direção à porta de entrada da Igreja e foi embora.

Pena que não temos nenhuma foto ou filmagem para mostrar a todos como foi lindo!

Imagem ilustrativa

«Todas as criaturas Vos rendam homenagem, porque com uma só palavra fizestes todas as coisas; enviastes o Vosso Espírito, e foram criadas, e nada pôde resistir à Vossa voz.» (Judite 16,14)


Testemunho de Carlene

1 de junho de 2017

Pequeno Ofício do Sagrado Coração de Jesus

Junho, mês do Sagrado Coração de JESUS, colocamos aqui uma antiga e belíssima devoção, desconhecida de muitas pessoas, mas que agora tem sido resgatada. É o Pequeno Ofício do Sagrado Coração de JESUS! Vamos honrar e desagravar o Sagrado Coração de JESUS. Ajude a divulgar!

artista: BATONI
Um pouco de história: O Pequeno Ofício foi publicado pela primeira vez em 1.691 no famoso livro do Padre Croiset «Devoção ao Sagrado Coração». Completado pelo Padre Gallifet e retocado por outros, foi aprovado a 26 de fevereiro de 1.901 por Sua Santidade Leão XIII, depois do parecer favorável da Sagrada Congregação dos Ritos.

Promessas: Os fiéis que rezarem devotamente o Pequeno Ofício do Sacratíssimo Coração de JESUS lucram: - Indulgência Parcial (antigamente 7 anos) pela recitação; ou - Indulgência Plenária, nas condições costumadas, contanto que o tenham recitado cada dia, durante o espaço de um mês (Preces et Pia Opera nº 212). Para isto, as condições ordinárias são: confissão, comunhão e visita a uma igreja ou oratório público.





MATINAS

V. Senhor, abri os meus lábios.
R. E minha língua anunciará os Vossos louvores.
V. Ó DEUS, vinde em meu auxílio.
R. Senhor, apressai-Vos a socorrer-me.
V. Glória ao PAI e ao FILHO e ao ESPÍRITO SANTO.
R. Assim como era no princípio, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amen. Aleluia. (Desde a Septuagésima até a Páscoa, em vez do Aleluia, diz-se: Louvado sejais, Senhor, Rei da eterna Glória)
V. Coração de JESUS, que ardeis de Amor por nós.
R. Inflamai nossos corações no Vosso Amor.

HINO

Ó Coração de eterna estância júbilo,
de glória paternal resplandecente,
de nossa carne revestindo o invólucro
para ser um vítima clemente.

JESUS, dos corações santo deleite,
deixa meu coração em chama ardente,
para do Vosso encher os Tabernáculos,
de adorações prestadas dignamente!

Coração carinhoso, amabilíssimo,
por nosso amor tornado incandescente.
Por nosso amor desfalecido, aplaca-Vos,
ó Coração de mim compadecente.

Coração de JESUS, mel suavíssimo,
que tens tanta afeição à alma inocente,
e tanto amor aos corações sem mácula,
venha a nós o Vosso Reino eternamente!

Antífona: Ó Sagrado Coração de JESUS, obedientíssimo à Vontade do Eterno PAI, inclinai para Vós os nossos corações, para que sempre façamos o que for do Seu agrado.

V. Ó DEUS do meu coração, preparado está ele para fazer a Vossa Vontade.
R. Sim, meu DEUS, eu o quero, quero a Vossa lei [reinando] no íntimo do meu coração.

ORAÇÃO

Senhor JESUS, que por Vosso singular Amor à Vossa Esposa, a Santa Igreja, Vos dignastes revelar-lhe as inefáveis doçuras e riquezas do Vosso Coração; fazei que nós, servos Vossos, mereçamos enriquecer-nos e deleitar-nos com as graças celestes que desta dulcíssima fonte estão manando. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amen.


LAUDES

V. Senhor, abri os meus lábios.
R. E minha língua anunciará os Vossos louvores.
V. Ó DEUS, vinde em meu auxílio.
R. Senhor, apressai-Vos a socorrer-me.
V. Glória ao PAI e ao FILHO e ao ESPÍRITO SANTO.
R. Assim como era no princípio, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amen. Aleluia. (Desde a Septuagésima até a Páscoa, em vez do Aleluia, diz-se: Louvado sejais, Senhor, Rei da eterna Glória)
V. Coração de JESUS, que ardeis de Amor por nós.
R. Inflamai nossos corações no Vosso Amor.

HINO

Coração de JESUS trono do Altíssimo,
Foste de um sangue puro procriado,
nas entranhas virgínias [de Maria]
por virtude do Espírito Sagrado.

Em Vós pôs a TRINDADE a Sua Glória,
e a Sua complacência o PAI superno,
unido ao FILHO, o ESPÍRITO [Paráclito]
[suave] em Vós repousa eterno.

Vós sois a salvação do mundo náufrago,
e a Paz [a todos] nos asseguras.
De castos corações, firme refúgio,
asilo d'almas puras.

Coração de JESUS, mel suavíssimo,
que tens tanta afeição à alma inocente,
e tanto amor aos corações sem mácula,
venha a nós o Vosso Reino eternamente!

Antífona: Ó Sagrado Coração de JESUS, tão sequioso da nossa salvação, fazei que nossos corações voltem a si mesmos, para não morrermos nos nossos pecados.

V. Ó DEUS do meu coração, preparado está ele para fazer a Vossa Vontade.
R. Sim, meu DEUS, eu o quero, quero a Vossa lei [reinando] no íntimo do meu coração.

ORAÇÃO

Senhor JESUS, que por Vosso singular Amor à Vossa Esposa, a Santa Igreja, Vos dignastes revelar-lhe as inefáveis doçuras e riquezas do Vosso Coração; fazei que nós, servos Vossos, mereçamos enriquecer-nos e deleitar-nos com as graças celestes que desta dulcíssima fonte estão manando. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amen.

PRIMA

V. Senhor, abri os meus lábios.
R. E minha língua anunciará os Vossos louvores.
V. Ó DEUS, vinde em meu auxílio.
R. Senhor, apressai-Vos a socorrer-me.
V. Glória ao PAI e ao FILHO e ao ESPÍRITO SANTO.
R. Assim como era no princípio, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amen. Aleluia. (Desde a Septuagésima até a Páscoa, em vez do Aleluia, diz-se: Louvado sejais, Senhor, Rei da eterna Glória)
V. Coração de JESUS, que ardeis de Amor por nós.
R. Inflamai nossos corações no Vosso Amor.

HINO

Ó Coração de amor posto em provança,
do Céu perene encanto,
alívio nosso, tanto,
tanto quanto nossa única esperança.

Por Vossa enorme Chaga descoberta,
Amor nos deu acesso;
deixando a porta aberta,
Amor, insta conosco para o ingresso.

Oh! Nos recessos íntimos conservas,
todos que ali chegarem,
e ao Sangue se lavarem,
das Vossas veias rotas sem reservas!

Coração de JESUS, mel suavíssimo,
que tens tanta afeição à alma inocente,
e tanto amor aos corações sem mácula,
venha a nós o Vosso Reino eternamente!

Antífona: Ó Sagrado Coração de JESUS, modelo perfeitíssimo de pureza, fazei-nos limpos de coração, para merecermos ser achados semelhantes a Vós.

V. Ó DEUS do meu coração, preparado está ele para fazer a Vossa Vontade.
R. Sim, meu DEUS, eu o quero, quero a Vossa lei [reinando] no íntimo do meu coração.

ORAÇÃO

Senhor JESUS, que por Vosso singular Amor à Vossa Esposa, a Santa Igreja, Vos dignastes revelar-lhe as inefáveis doçuras e riquezas do Vosso Coração; fazei que nós, servos Vossos, mereçamos enriquecer-nos e deleitar-nos com as graças celestes que desta dulcíssima fonte estão manando. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amen.

TÉRCIA

V. Senhor, abri os meus lábios.
R. E minha língua anunciará os Vossos louvores.
V. Ó DEUS, vinde em meu auxílio.
R. Senhor, apressai-Vos a socorrer-me.
V. Glória ao PAI e ao FILHO e ao ESPÍRITO SANTO.
R. Assim como era no princípio, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amen. Aleluia. (Desde a Septuagésima até a Páscoa, em vez do Aleluia, diz-se: Louvado sejais, Senhor, Rei da eterna Glória)
V. Coração de JESUS, que ardeis de Amor por nós.
R. Inflamai nossos corações no Vosso Amor.

HINO

 Coração, que do Amor, traz a ferida,
também de amor o nosso vem rasgar.
Néctar do Céu que comunica a vida,
vem nos inebriar.

Por um mistério novo, DEUS consente,
que encha, Seu Sangue, o cálice do altar,
que Sua Carne, em Pão, nos alimente,
num banquete sem par!

Aquele a quem os Anjos, prosternados,
sob um místico véu soem adorar,
de DEUS esconde a face, e a escravizados,
nutrição nos quer dar.

Coração de JESUS, mel suavíssimo,
que tens tanta afeição à alma inocente,
e tanto amor aos corações sem mácula,
venha a nós o Vosso Reino eternamente!

Antífona: Ó Sagrado Coração de JESUS, cheio de mansidão para com Vossos inimigos, fazei que reine a Vossa paz em nossos corações, e que cordialmente perdoemos aos que nos perseguem e caluniam.

V. Ó DEUS do meu coração, preparado está ele para fazer a Vossa Vontade.
R. Sim, meu DEUS, eu o quero, quero a Vossa lei [reinando] no íntimo do meu coração.

ORAÇÃO

Senhor JESUS, que por Vosso singular Amor à Vossa Esposa, a Santa Igreja, Vos dignastes revelar-lhe as inefáveis doçuras e riquezas do Vosso Coração; fazei que nós, servos Vossos, mereçamos enriquecer-nos e deleitar-nos com as graças celestes que desta dulcíssima fonte estão manando. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amen.

SEXTA

V. Senhor, abri os meus lábios.
R. E minha língua anunciará os Vossos louvores.
V. Ó DEUS, vinde em meu auxílio.
R. Senhor, apressai-Vos a socorrer-me.
V. Glória ao PAI e ao FILHO e ao ESPÍRITO SANTO.
R. Assim como era no princípio, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amen. Aleluia. (Desde a Septuagésima até a Páscoa, em vez do Aleluia, diz-se: Louvado sejais, Senhor, Rei da eterna Glória)
V. Coração de JESUS, que ardeis de Amor por nós.
R. Inflamai nossos corações no Vosso Amor.

HINO

Ó Coração, altar que sobreleva
o Céu e a terra, e o mar também excede,
a DEUS jamais se eleva
a Hóstia que, de Vós longe, intercede.

Em Vós, como a brotar da própria essência,
surge o bando sagrado
das virtudes, que guardam, lado a lado
a cândida inocência.

Descem de Vós as leis que, soberanas
o mundo regem; Vós sois a nascente [ó nascente]
cujas ondas estão, perenemente,
de graças inebriando almas humanas.

Coração de JESUS, mel suavíssimo,
que tens tanta afeição à alma inocente,
e tanto amor aos corações sem mácula,
venha a nós o Vosso Reino eternamente!

Antífona: Ó Sagrado Coração de JESUS, acabrunhado de aflição pelos nossos pecados, dai-nos um coração contrito e humilhado, para que façamos frutos dignos de penitência.

V. Ó DEUS do meu coração, preparado está ele para fazer a Vossa Vontade.
R. Sim, meu DEUS, eu o quero, quero a Vossa lei [reinando] no íntimo do meu coração.

ORAÇÃO

Senhor JESUS, que por Vosso singular Amor à Vossa Esposa, a Santa Igreja, Vos dignastes revelar-lhe as inefáveis doçuras e riquezas do Vosso Coração; fazei que nós, servos Vossos, mereçamos enriquecer-nos e deleitar-nos com as graças celestes que desta dulcíssima fonte estão manando. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amen.


NOA

V. Senhor, abri os meus lábios.
R. E minha língua anunciará os Vossos louvores.
V. Ó DEUS, vinde em meu auxílio.
R. Senhor, apressai-Vos a socorrer-me.
V. Glória ao PAI e ao FILHO e ao ESPÍRITO SANTO.
R. Assim como era no princípio, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amen. Aleluia. (Desde a Septuagésima até a Páscoa, em vez do Aleluia, diz-se: Louvado sejais, Senhor, Rei da eterna Glória)
V. Coração de JESUS, que ardeis de Amor por nós.
R. Inflamai nossos corações no Vosso Amor.

HINO

Ó Coração que, puro, o Sol ofusca.
Templo melhor que os Céus,
onde o Verbo de DEUS, sacrário, busca
e que toda resume a Obra de DEUS.

As Vossas oblações, oh! tanto valem,
que o Eterno PAI não pode as recusar!
Pois, meritórias, todas equivalem
ao prêmio que do PAI vão granjear!

Se DEUS, vingando ofensas, irritado,
tem de os crimes punir,
ao reparar em Vós, ei-Lo aplacado,
suspenso o raio, prestes a cair.

Coração de JESUS, mel suavíssimo,
que tens tanta afeição à alma inocente,
e tanto amor aos corações sem mácula,
venha a nós o Vosso Reino eternamente!

Antífona: Ó Sagrado Coração de JESUS, que tanto amastes a pobreza, uni-Vos como um selo, conosco, para que em Vós, como em Seu único tesouro, esteja o nosso coração.

V. Ó DEUS do meu coração, preparado está ele para fazer a Vossa Vontade.
R. Sim, meu DEUS, eu o quero, quero a Vossa lei [reinando] no íntimo do meu coração.

ORAÇÃO

Senhor JESUS, que por Vosso singular Amor à Vossa Esposa, a Santa Igreja, Vos dignastes revelar-lhe as inefáveis doçuras e riquezas do Vosso Coração; fazei que nós, servos Vossos, mereçamos enriquecer-nos e deleitar-nos com as graças celestes que desta dulcíssima fonte estão manando. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amen.


VÉSPERAS

V. Senhor, abri os meus lábios.
R. E minha língua anunciará os Vossos louvores.
V. Ó DEUS, vinde em meu auxílio.
R. Senhor, apressai-Vos a socorrer-me.
V. Glória ao PAI e ao FILHO e ao ESPÍRITO SANTO.
R. Assim como era no princípio, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amen. Aleluia. (Desde a Septuagésima até a Páscoa, em vez do Aleluia, diz-se: Louvado sejais, Senhor, Rei da eterna Glória)
V. Coração de JESUS, que ardeis de Amor por nós.
R. Inflamai nossos corações no Vosso Amor.

HINO

Oh! Coração, que sois vítima divina,
Sacratíssimo altar,
onde, Hóstia suplicante que Se inclina,
vens as culpas humanas expiar.

Ninho em que a rolinha geme, pasto eleito,
que as pombas bem comer.
Jardim em flores refulgente, leito
em que descansa a esposa a adormecer.

Em Vós, os castos lírios rescendem
aromas virginais
e na fronte dos mártires acendem,
rubor ardente as rosas eternais.

Coração de JESUS, mel suavíssimo,
que tens tanta afeição à alma inocente,
e tanto amor aos corações sem mácula,
venha a nós o Vosso Reino eternamente!

Antífona: Ó Sagrado Coração de JESUS, rico de beneficência para os que Vos amam, fazei que por Vós anele a nossa carne e o nosso coração, de modo que sejais Vós o amor dos nossos corações e o nosso quinhão por toda a eternidade.

V. Ó DEUS do meu coração, preparado está ele para fazer a Vossa Vontade.
R. Sim, meu DEUS, eu o quero, quero a Vossa lei [reinando] no íntimo do meu coração.

ORAÇÃO

Senhor JESUS, que por Vosso singular Amor à Vossa Esposa, a Santa Igreja, Vos dignastes revelar-lhe as inefáveis doçuras e riquezas do Vosso Coração; fazei que nós, servos Vossos, mereçamos enriquecer-nos e deleitar-nos com as graças celestes que desta dulcíssima fonte estão manando. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amen.


COMPLETAS

V. Senhor, abri os meus lábios.
R. E minha língua anunciará os Vossos louvores.
V. Ó DEUS, vinde em meu auxílio.
R. Senhor, apressai-Vos a socorrer-me.
V. Glória ao PAI e ao FILHO e ao ESPÍRITO SANTO.
R. Assim como era no princípio, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amen. Aleluia. (Desde a Septuagésima até a Páscoa, em vez do Aleluia, diz-se: Louvado sejais, Senhor, Rei da eterna Glória)
V. Coração de JESUS, que ardeis de Amor por nós.
R. Inflamai nossos corações no Vosso Amor.

HINO

Ó Coração de Mãe, extasiado!
Do Filho, ao Coração,
num ímpeto de amor arrebatado,
Eis-te em adoração...

Num vínculo de Amor, ainda os prende
nova chama de Amor!
E em chama, cresce a chama, e mais se acende
das chamas o fervor.

[Agora que no Céu foste elevada
acima dos Coros Celestiais,
ó Rainha do Universo, atende os rogos
suplicantes, dos filhos, pobres mortais.]

Coração de JESUS, mel suavíssimo,
que tens tanta afeição à alma inocente,
e tanto amor aos corações sem mácula,
venha a nós o Vosso Reino eternamente!

Antífona: Ó vítima da caridade, Coração amantíssimo de JESUS, por nossos pecados imolado, pela ingratidão dos homens desprezado e aflito, convertei-nos, vivificai-nos e abrasai-nos em Vós.

V. Ó DEUS do meu coração, preparado está ele para fazer a Vossa Vontade.
R. Sim, meu DEUS, eu o quero, quero a Vossa lei [reinando] no íntimo do meu coração.

ORAÇÃO

Senhor JESUS, que por Vosso singular Amor à Vossa Esposa, a Santa Igreja, Vos dignastes revelar-lhe as inefáveis doçuras e riquezas do Vosso Coração; fazei que nós, servos Vossos, mereçamos enriquecer-nos e deleitar-nos com as graças celestes que desta dulcíssima fonte estão manando. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amen.

A.M.D.G.
Imprimi Potest
Flum. Ianuario, 8 dec. 1958.
Ex. comm. Emmi. Archiep. Flumin. Ian.
Pe. Josephus da Frota Gentil, S.J.

Hinos do Dr. Brasílio Machado


Obs.: No Ofício, o que está entre [colchete] foi acrescentado posteriormente.


Escute a tradicional música "Procure abrigo nos Corações" com um belíssimo arranjo, neste link.

Este livro foi publicado por uma piedosa jovem - que inclusive está no Carmelo - e foi uma publicação particular e não de alguma Editora. Assim, provavelmente ele não será encontrado em Livrarias, somente na Livraria do Mosteiro Santa Cruz - de Anápolis (Goiás), que foi onde ela os deixou. (veja telefone e endereço abaixo)

Se você não conseguir entrar em contato com o pessoal do Mosteiro Santa Cruz, envie um e-mail para nosso Blog "Filhas de Maria Rosa Mística" (dollyteckel@gmail.com) para que possamos te auxiliar a adquiri-lo.


Você encontra o
«Pequeno Ofício do
Sagrado Coração de JESUS»,
e outros belíssimos Ofícios
neste livrinho:
«Um Ofício para cada dia»
à venda na
do Mosteiro da Santa Cruz,
de Anápolis-Goiás.

Contato:
Livraria e Artigos Religiosos São Gabriel
Caixa Postal 101
75024-970 Anápolis-GO
Tel.: (62) 3902-6591 / (62) 9268-6210
e-mail: sgabriellivraria@gmail.com