1 de junho de 2015

Abrigar-se na Fenda do Rochedo

Quando um dos soldados abriu o Lado de JESUS com uma lança, abriu-se também para nós, como que uma fenda no rochedo, onde podemos nos abrigar. “É um grande mistério da história sagrada, onde tudo é mistério e ação divina. A ferida exterior é aqui a revelação simbólica da ferida interior, a do amor! CRISTO morreu porque quis... É assim que a Igreja canta, para saudar o Coração trespassado do Seu Esposo: Ó Coração vítima de amor, Coração ferido por amor. Coração morrendo de amor por nós! (Hino do Sagrado Coração).

Nosso SENHOR permitiu este golpe de lança para chamar a nossa atenção para o Seu Coração, para nos fazer pensar no Seu Amor que é a Fonte de todos os mistérios da salvação... A abertura do lado de JESUS, é como a fonte que regava o paraíso terrestre, é como a fenda do rochedo que deu a água para saciar o povo de Israel no deserto (Conf. Gn 2, 6.10; Nm 20, 2-11). (1)

São várias as passagens bíblicas que comparam o SENHOR ao rochedo. Só nos Salmos, esta expressão aparece mais de 18 vezes: "O Senhor é o meu rochedo, minha fortaleza e meu libertador. Meu Deus é a minha rocha, onde encontro o meu refúgio, meu escudo, força de minha salvação e minha cidadela" (Sl 17,3); "Só em Deus encontrarei glória e salvação. Ele é meu rochedo protetor, meu refúgio está nele" (Sl 61,8); "E se lembravam que Deus era o seu rochedo, e que o Altíssimo lhes era o salvador" (Sl 77,35); "Mas o Senhor certamente será o meu refúgio, e meu Deus o rochedo em que me abrigo" (Sl 93,22).

Na Chaga aberta do Lado de CRISTO, podemos encontrar infinitos tesouros. Desde que São Tomé tocou as Chagas de CRISTO, estas jamais cessaram de ser experimentadas. Vários santos e santas obtiveram esta mesma Graça, e desta Fonte Sagrada puderam beber e se dessedentar, puderam até entrar nela e, neste caminho sobrenatural, divino e misterioso, chegaram ao Porto Seguro, à nascente de toda Graça, ao Coração Sagrado, que está dentro da Rocha, que é o CRISTO. Ele mesmo quis deixar-Se abrir, não quis reter dentro do Si, a Fonte de todo Amor e Graça.

Nesta última semana do mês dedicado ao Sagrado Coração de JESUS, façamos uma experiência, tão mística quanto à dos santos. Voltemos nosso olhar para JESUS no Sacrário, e deixemo-nos suavemente ser conduzidos a esta suave e doce contemplação: entremos na Fenda do Rochedo, na Chaga aberta do Lado de CRISTO, e aproximemo-nos com confiança do Trono da Graça, que é Seu Coração Sagrado. Eis o que Ele diz à alma que O espera:

“...vem, formosa Minha” (Cant 2,10) entra no Meu Coração. Esta Fenda Divina foi aberta para ti, para que dEla pudesses beber, para que nEla pudesses te refugiar. Quero colocar-te aqui ‘oculta como a pomba, na fenda do rochedo’ (Cant 2, 14) quero te ‘alimentar com a Flor do Trigo, e te fartar com o mel que sai da Rocha’ (Sal 80, 17).

* * *

Chaga do Divino Coração, na vida e na morte sede a minha salvação.
Chaga do Divino Coração, sede o meu conforto na dor e na tribulação.
Chaga do Divino Coração, sede o meu escudo contra a tentação.
Chaga do Divino Coração, lavai-me com Vosso Sangue no Sacramento da Confissão.
Chaga do Divino Coração, eu confio no Vosso perdão.
Chaga do Divino Coração, fechai-me em Vós na Sagrada Comunhão.
Chaga do Divino Coração, beba eu em Vós a minha santificação.
Chaga do Divino Coração, de todos os meus pecados dai-me contrição.
Chaga do Coração do meu Salvador, abrasai-me no Seu Divino Amor.
Chaga do Divino Coração, inebriai-me de pureza.
Chaga do Coração de JESUS, sede a luz da minha alma nas trevas do mundo.
Chaga do Coração de JESUS, sede o meu refúgio na hora dos castigos da justiça Divina.
Chaga do Coração de JESUS, que dentro de Vós eu viva, morra, seja julgada e introduzida no paraíso.
Chaga do Coração de JESUS, oceano de misericórdia, convertei os grandes pecadores.
Chaga do Coração de JESUS, atraí-me com Vossos raios de misericórdia e Nestes raios levai-me até Vós.
Ó Coração Divino, escondei-me na Vossa Chaga para que não me tente o demônio.

DEUS PAI, pela Chaga do Coração de Vosso Divino Filho, curai as chagas da minha alma.
DEUS PAI, pela Chaga do Coração de Vosso Divino Filho, que a Vossa misericórdia caia sobre mim e sobre todos os pecadores do mundo.
DEUS PAI, pela Chaga do Coração de Vosso Divino Filho, que eu seja um dos benditos do Vosso Reino.

Ó Coração Divino, pela Vossa Chaga ardente de Amor, abrasai-me de Amor por Vós e por Maria, nossa Santíssima Mãe.

Divino ESPÍRITO SANTO, pela Chaga do Coração de JESUS, descei sobre mim, iluminai-me, fortalecei-me, consolai-me, não me deixeis perder.

E vós, ó minha santíssima e divina Mãe, pelo vosso Coração Imaculado e Doloroso, fechai-me na Chaga do Coração de vosso Bendito FILHO para sempre: na vida, na morte e na eternidade.(2) Amém. 

(1) www.dehonianos.org/portal/liturgia_print.asp?liturgiaid=751
(2) Do livro: "As Santas Chagas de Jesus Cristo e a Irmã Maria Marta Chambon" - Editora da Divina Misericórdia.

Publicado no informativo da Comunidade Sol de Deus.
10 jun 2012