9 de abril de 2020

Como na primeira Ceia...

Esta Homilia do Reverendíssimo Padre Paulo Ricardo, é uma relíquia, que deve ficar registrada na história da Igreja! Para muitos que querem tê-la por escrito, fizemos aqui a transcrição. Abaixo, colocaremos o link do vídeo do Padre. Agora, eis o texto, palavra por palavra:

Uma Ceia sem comungantes...


+ Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Meus queridos irmãos e irmãs, nós estamos celebrando a Quinta-feira Santa. E a grande Missa nós celebramos é a Missa da Ceia do Senhor, a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio Católico. É nessa Missa que tradicionalmente se faz também o Rito do Lava-pés. Então, popularmente ela é conhecida como Missa do Lava-pés. Este ano, provavelmente, na maior parte das Missas que celebradas no mundo não haverá lava-pés, por causa das circunstâncias de pandemia do Coronavírus.

Também vivemos uma coisa muito especial, a respeito dessas celebração da Missa da Ceia do Senhor. No dia de hoje, liturgicamente falando, era proibido que os Padre celebrassem essa Missa como "Missa privada", ou seja, só se podia celebrar essa Missa publicamente. E, portanto, os Padres, que quisessem, não tivessem condição de fazer, tinham que se unir a outros Sacerdotes para uma concelebração. Uma Missa que a Igreja quer que seja pública pela celebração da Ceia do Senhor e do Sacerdócio.

Este ano, extraordinariamente, a Santa Sé, por causa da situação de pandemia, deu então a faculdade aos Sacerdotes, todos Sacerdotes, de celebrarem esta Missa privadamente.

A maior parte das Missas são celebradas sem a presença dos fiéis, e aí, de repente, toda esta situação nos leva a viver espiritualmente este momento, esta Quinta-feira Santa de uma forma especialíssima.

Como é que eu gostaria de contribuir para que você viva isso de forma especial. Você deve estar dizendo: "Meu Deus, a Festa da Eucaristia. A Festa em que foi instituído o Santo Sacrifício da Missa, em que JESUS Se deu em Comunhão e eu não vou poder comungar! Padre, que terrível, que tragédia, que horror!"


Sim! Eu não quero amenizar em nada a dor que isso significa às almas santas, às almas devotas, às almas que verdadeiramente compreender o que é a comunhão sacramental.

Mas, nesta Quinta-feira Santa... nesta Quinta-feira Santa tão fora do normal, do padrão, nós somos chamados a nos unir à Nossa Senhora: MARIA não estava no Cenáculo! Ela estava no andar de baixo.

JESUS estava lá em cima com os doze Apóstolos celebrando a Eucaristia. JESUS estava instituindo o Sacerdócio. Foi na última ceia que JESUS ordenou os 12 Apóstolos, ordenou inclusive Judas. Foi na Última Ceia que JESUS então, instituiu extraordinariamente, misticamente, sobrenaturalmente aquele Sacramento de Amor: "Tomai... isto é Meu Corpo... Bebei... este é o Cálice do Meu Sangue e da Nova e Eterna Aliança". Os Apóstolos comungaram, mas MARIA não comungou. A Mãe Santíssima não estava lá. Por quê? Claro! JESUS estava instituindo a Eucaristia e só poderia estar presentes aqueles que iriam receber o mandato: "Fazei isto para celebrar a Minha Memória!" Esse mandato:

"Haec quotiescúmque pecéritis, in Mei Memóriam faciétis."

"Hoc fácite in meam commemorationem."


"Fazei isto na Minha Memória." Esta ordem de JESUS, é a ordenação. Mulheres não estavam, porque JESUS ordenou somente homens. Os discípulos não estavam lá, estavam somente os 12 Apóstolos. Na primeira Ceia, a primeira vez que a Eucaristia foi celebrada, a Eucaristia foi, vamos usar... não é bem isso, mas... a Eucaristia foi, uma Missa "privada". O mundo estava presente naquele Cenáculo, mas na verdade, estavam lá somente os Sacerdotes ordenados: os dignos, como São João, que se reclinou no peito de JESUS, e os indignos, como Judas, que já havia concebido o pecado de trair JESUS. Todos eles foram ordenados, todos eles comungaram. JESUS lavou os pés de cada um deles.


É nesta Noite Santa, meus queridos irmãos, que nós, Sacerdotes, que todos os anos nos inclinamos para lavar os pés dos outros no ritual do Lava-pés, este ano deveríamos nos deter um momento na frente do Sacrário, "in sinu Jesu", reclinados no peito de JESUS, e deixar que ELE nos lave os pés, como São Pedro deixou... como Judas deixou.


Sim, nesta Noite Santa, nesta noite que nós precisamos ir para JESUS. Portanto, é aqui que nós devemos nos unir, todos os fiéis católicos aos Sacerdotes, nesta noite santíssima... você como leigo, como leiga, unido à Virgem MARIA, lá fora, fora do Cenáculo, mas não fora da Comunhão espiritual.


Eu tenho certeza, pela vida de santidade e a plenitude de Graça do Coração da Virgem MARIA, que enquanto Ela estava lá mexendo com as panelas, no andar de baixo com outras mulheres santas, levando os pratos para cima... Eu tenho certeza que quando JESUS pronunciou aquela Palavra: "Isto é Meu Corpo que é dado...", um raio da Graça divina fez brotar no Coração de MARIA uma explosão de alegria, porque a Eucaristia existe! Embora, Ela não pudesse receber!


É um momento místico de nós nos unirmos à Virgem Santíssima, é momento extraordinário de nós nos unirmos à nossa Mãe, e com o mesmo coração, com os mesmo sentimentos do Imaculado Coração de MARIA, comungarmos espiritualmente... com cada Sacerdote nos recantos do mundo, que vão erguendo as Hóstias místicas e espirituais, que vão erguendo o mundo em sacrifício oferecido à DEUS!

Cada Sacerdote que celebra Missa, que eleva o Corpo de nosso Senhor e Seu Preciosíssimo Sangue, eleva o mundo, oferecendo à DEUS, nossos pecados, para que sejam perdoados, nossos atos de virtudes e de sofrimento, para que sejam coroados, e tudo isso, em Cristo oferecido.


Meus queridos, a Noite Santa da Instituição da Eucaristia também nos leva a adorar JESUS, depois da Missa "in coena Domini", da Ceia do Senhor, todos os anos estávamos tão acostumados... o Sacerdote terminava de distribuição da Comunhão, colocava a âmbula sobre o altar, e incensando o Santíssimo Sacramento... iniciava o coro: "Pange lingua gloriosi, Corporis Mysterium", "Ó língua, proclama o Mistério Glorioso do Corpo Santíssimo de Cristo. E ao som do nosso conhecido "Tão Sublime Sacramento", "Tantum ergo Sacramentum", íamos com as 'matracas' tocando na direção do altar da Reposição para passar aquela Noite, unidos a JESUS em momento de adoração com ELE, para que pelo menos até a meia noite, nós cumpríssemos aquele mandato, que miseravelmente os primeiros apóstolos não cumpriram. JESUS olhou para Pedro, Tiago e João e disse: "Não pudestes vigiar, ficar em vigília e rezar uma hora Comigo?" Durante anos e anos nós nos acostumamos na Comunidade Paroquial, distribuir os horários desta vigília durante à noite, e todos acorriam ao Sacrário... em muitos lugares isso não será possível... Mas "os verdadeiros adoradores", o Senhor os quer "em espírito e em verdade". "De tal forma, mulher, que Eu te digo que está chegando a hora, e é agora, que nem aqui e nem em Jerusalém, o PAI será adorado, mas será adorado em espírito e em verdade."


Primeiro, em verdade. Nós precisamos adorar a DEUS em verdade. Meus queridos, isso significa que quantas e quantas vezes pudemos ir ao Sacrário, adorar JESUS e simplesmente o que agente fez ocupar um lugar no genuflexório ou esquentar um banco de Capela. Nossa adoração de 'corpo presente' por assim dizer... não estávamos lá verdadeiramente 'em espírito e em verdade'.


Mas hoje, nesta Noite, nesta noite misteriosa que DEUS fez para nós, você pode enviar o seu Anjo da Guarda lá num Sacrário esquecido, num recanto deste planeta, diga ao seu Anjo da Guarda: "Vai, meu Santo Anjo, descobre, descobre um Sacrário, onde ninguém se lembrou que JESUS está lá, onde JESUS nesta noite não terá companhia de um coração adorador. Vamos adorar! Adorar JESUS!



Meus irmãos, é a noite da Eucaristia, é a noite da Adoração, é a noite de nós verdadeiramente mostrarmos que não existe paredes que nos impeça de adorar JESUS. Como aquelas paredes do Cenáculo não deixaram MARIA espiritualmente 'de fora', somente fisicamente... como aquelas paredes do Cenáculo, não impediram que MARIA comungasse espiritualmente, mas somente que comungasse sacramentalmente, nós, com a ajuda dos nossos Anjos da Guarda, com a ajuda da Virgem Santíssima e dos nossos Santos de devoção, vamos, vamos ao encontro, vamos acorrendo ao encontro do Senhor, porque é ELE que, nesta noite canto o Seu hino de louvor a DEUS!



O Arcebispo Fulton Sheen recorda que, em toda a Sagrada Escritura... não está em nenhum lugar registrado que JESUS tenha cantado, a não ser nesse momento... Quando JESUS saiu do Cenáculo para ir em direção ao Jardim da Agonia, o Getsêmani, o Horto das Oliveiras, ali JESUS cantou. JESUS saiu cantando em direção ao Seu Sacrifício.


Portanto, meus irmãos, não deixemos que este Hino de Louvor desta noite se cale. Sim, os microfones de nossas igrejas estarão desligados. Sim, os homens não ouvirão o canto, mas o canto dos Anjos, dos nossos Anjos da Guarda em cada Sacrário, o canto que brota de nosso coração, em cada lugar que está JESUS Eucarístico, o nosso canto suba aos céus, e que os Coros Celestes nos ajudem a cantar, e não deixar JESUS cantando sozinho. Com aquele mesmo impulso de caridade que você cantou um dia, junto com um grupinho, e viu que a voz estava vacilando, e você aumentou o volume da sua voz, para sustentar o canto... aumente o volume do seu coração, e sustente o canto de louvor.


Esta noite santíssima é uma noite que deve marcar nossas almas para o resto das nossas vidas... que Semana Santa será, será se ela for verdadeiramente a Semana santíssima em que nós, com nossos corações, nos voltamos para Cristo.

Que ocasião maravilhosa! Que Semana Santa diferente, sofrida, doída! Mas ao mesmo tempo, que Semana Santa de Kairós, de tempo oportuno, de impulso espiritual.


Vamos, irmãos, vamos, subamos o Getsêmani. Subamos com ELE, subamos! E se no seu coração está ali uma angústia, uma agonia pelo momento que vivemos, saiba: a sua angústia estava lá no Coração de JESUS naquela noite e nos Seus suores de Sangue, ELE carregou a sua dor.


Que o seu Anjo da Guarda venha então, de volta, para consolar você, como DEUS enviou um Anjo para consolar JESUS no Horto das Oliveiras.


DEUS abençoe você. + Em Nome do PAI, e do FILHO, e do ESPÍRITO SANTO. Amém.


Clique aqui para assistir o vídeo desta Homilia