3 de abril de 2015

O que é a Passio DOMINI?

«Passio Domini» é uma expressão latina que significa «Paixão do Senhor», e designa o período tempo em que JESUS sofreu pela nossa redenção, desde às 21 horas de quinta-feira até às 15 horas de sexta-feira.


Assim como em cada domingo, fazemos Memória Litúrgica da Ressurreição do Senhor, é muito salutar que também nas quintas e sextas-feiras recordemos a Sua Paixão. Assim, a «Passio Domini» torna-se um pequeno 'Tríduo Pascal' semanal.

Não sendo possível, é claro, permanecer estas 18 horas seguidas em oração, geralmente reserva-se um período de 3 horas na quinta-feira à noite (21:00 às 24:00) e de 3 horas na sexta-feira à tarde (12:00 às 15:00). Para as pessoas que, mesmo neste período, não é possível participar, pode-se ficar em oração apenas uma hora em cada dia, em algum período dentro do horário.

Podemos dizer com toda segurança que na história da Igreja não existiu nenhum santo que não tivesse devoção à Paixão de JESUS e à Maria Santíssima, mas sabemos que houve alguns dentre eles, que se destacaram de maneira especial nestas devoções.

Muitos deles, receberam do próprio JESUS o pedido de permanecerem em vigília durante estas horas da «Passio Domini», sendo que alguns experimentaram os sofrimentos de JESUS em seu próprio corpo, como por exemplo: Santa Gemma GalganiBeata AlexandrinaMutter Gabriele BitterlichBeata Elena AielloVenerável Marthe RobinBeata Anna Catharina Emmerich, e muitos outros (veja neste link).

Assim, de alguma forma, podiam consolar JESUS e desagravá-Lo dos pecados cometidos em todo mundo, fazendo eco às palavras de São Paulo: "O que falta às tribulações de CRISTO, completo na minha carne, por seu corpo que é a Igreja." (Col 1,24), "De ora em diante ninguém me moleste, porque trago em meu corpo as marcas de JESUS." (Gal 6,17)

Este convite é para todos! Mas sabemos que infelizmente nem todos compreendem e respondem com prontidão a este chamado tão especial do Senhor: "Porque muitos são os chamados, e poucos os escolhidos." (Mt 22,14). Porém "Aqueles que estão com Ele são os chamados, os escolhidos, os fiéis." (Apoc 17,14)

Fazer a «Passio Domini» é responder ao convite de JESUS que diz: 'Faz-me Companhia!' Minha alma está triste até a morte. Ficai aqui e vigiai comigo!” (Mt 26,38)

É bom que se faça a «Passio Domini» em uma Capela, com o Santíssimo exposto; mas se isto não for possível, pode-se, é claro, fazer em sua própria casa, procurando um lugar recolhido e silencioso, onde se tenha em mãos ao menos uma Cruz, e algumas imagens piedosas de JESUS sofredor.

Em algumas Comunidades, que fazem a «Passio Domini», costuma-se celebrar a Santa Missa no início e no fim destas horas. Entretanto, se os fieis não tiverem a Santa Missa dentro deste período, colocamos abaixo uma sugestão de roteiro para as 3 horas da noite e da tarde. O Roteiro abaixo também pode ser usado onde se tem a Santa Missa, claro! somente encaixando de outra forma as orações nos horários.

«Passio Domini» é por excelência uma adoração e oração silenciosa, não é como as vigílias de adoração que estamos acostumados a participar em nossas paróquias, com cânticos e louvores (como são feitas pela RCC). Assim, pede-se que as pessoas que vão participar deste momento sejam instruídas neste ponto, que é muito importante!

Uma dica: às pessoas que tem mais dificuldades na luta contra o sono e o cansaço, e não conseguem permanecer ajoelhadas (por causa da saúde) que fiquem em pé (ou mesmo andando discretamente no fundo da Capela; em um local que não atrapalhe os outros participantes). Pois, se a pessoa já fez a experiência de que ficando sentado vai cochilar ou dormir, então trate de se levantar!!! É muito importante que nos esforcemos e não cedamos ao cansaço e ao desânimo, pois foi justamente nesta hora, e por este motivo que JESUS queixou-Se de Seus discípulos, exortando-os com severidade: "... Dormi e descansai. Basta! Veio a hora! O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos pecadores". (Mc 14,41).

ROTEIRO para a «Passio DOMINI»
  • Para as Quintas-feiras (21:00 às 24:00)

21:00 – Em união com os Santos Anjos, pode-se iniciar com a Oração: 'Sanctus! Sanctus! Sanctus! DOMINUS DEUS Sabaoth. Pleni sunt caeli et terra gloria Tua. Hosanna in excelsis. Benedictus Qui venit in nomine DOMINI. Hosanna in excelsis!' e o Sinal da Santa Cruz.
               
              – Reza-se o Angelus da Paixão (veja abaixo)

           – Lê-se uma passagem do Evangelho de JESUS no Horto das Oliveiras, à escolha; sugestão dos versículos: Mt 26,36-46; Mc 14,32-42; Lc 22,39-46

              – Um tempo de silêncio para meditar


22:00 – Orações devocionais (por exemplo: As 15 dores Secretas de JESUS na prisão)

               – Adoração Silenciosa

23:00 – Terço Doloroso Meditado (Procura-se uma meditação que esteja de acordo com o Tempo litúrgico)


23:30 – Suplicar as Gotas do Preciosíssimo Sangue de JESUS, principalmente pela Igreja e pelos sacerdotes. Veja neste link umas preciosas súplicas que se pode fazer nesta hora.

  • Para as Sextas-feiras (12:00 às 15:00)

12:00 – Em união com os Santos Anjos, pode-se iniciar com a Oração: 'Sanctus! Sanctus! Sanctus! DOMINUS DEUS Sabaoth. Pleni sunt caeli et terra gloria Tua. Hosanna in excelsis. Benedictus Qui venit in nomine DOMINI. Hosanna in excelsis!' e o Sinal da Santa Cruz.

         Reza-se o Angelus da Paixão (veja abaixo)

  – Lê-se uma passagem do Evangelho da Crucificação, à escolha; sugestão dos versículos: Mt 27,27-56; Mc 15,16-39; Lc 23,26-48; Jo 19, 17-37

          – Um tempo de silêncio para meditar

12:30 – A Via-Sacra (Procura-se uma meditação que esteja de acordo com o Tempo litúrgico)

           – Adoração silenciosa

14:30 – As 7 palavras de JESUS na Cruz ou alguma oração devocional


15:00 – O Terço da Misericórdia


ALGUMAS ORAÇÕES

Angelus da Paixão
(Direitos reservados desta oração à Opus Angelorum)


- O Anjo do Senhor trouxe, no Monte das Oliveiras, o cálice do fortalecimento,
- e o Senhor recebeu do Coração do PAI a força para o sacrifício da redenção. Ave-Maria...

- E o Senhor disse do alto da Cruz: "Está consumado!"
- e pela Sua morte trouxe-nos a salvação. Ave Maria... 

- A vitória do Senhor como Redentor brilha sobre o tempo e a eternidade,
- o Vosso amor, Senhor JESUS CRISTO, abriu-nos o céu! Ave Maria...

- Lembrai-Vos de nós, Senhor, no Vosso Reino,
- e não nos meçais segundo os nossos pecados, mas segundo a Vossa Misericórdia!

Oremos: Senhor, DEUS, PAI Celestial, que nos destes Vosso Filho Unigênito para que, pela Sua morte na Cruz, nos redimisse, fazei que este fruto da redenção se torne eficaz em todos nós. Mandai os Vossos Santos Anjos em nosso auxílio, para que por meio deles reconheçamos sempre melhor este grandioso ato da redenção, sigamos sempre mais conscientemente a palavra e a vontade de DEUS e um dia possamos agradecer-Vos com todos os Santos Anjos por toda a eternidade. Amém.

Saudação ao Anjo do Horto
por S.S. o Papa Bento XV

Eu te saúdo, santo Anjo, que consolastes JESUS no Monte das Oliveiras. Tu consolastes meu Senhor JESUS CRISTO em Sua agonia. Contigo louvo a Santíssima TRINDADE que te escolheu dentre todos os Anjos, para consolar e fortalecer a quem é Consolo e Fortaleza de todos os aflitos e que diante dos pecados do mundo e, de modo especial, diante dos meus pecados, repleto de dor, caiu no solo.

Pela honra que recebeste e pela disponibilidade, humildade e amor com que ajudaste a santa humanidade de meu Salvador JESUS eu te peço um arrependimento perfeito de meus pecados. Consola-me na tristeza que atualmente me aflige E em todas as outras penas que vão sobrevir, especialmente na hora da minha agonia. Amém.

Ao Anjo do Horto


Santo Anjo do Horto, que descestes para a amarga angústia do Senhor, para trazer-lhe o Cálice com o fortalecimento, a ti queremos imitar! Não deixes que passem estas horas da Paixão do Senhor, sem que nós lhe tenhamos dado a máxima importância! Fazei-nos vigiar contigo, na escuridão da noite, para não cairmos em tentação, e dá-nos um grande zelo em consolar JESUS em cada Sacrário e confortá-Lo em cada sacerdote. Amém. (cf. Lc 22,43)

Doze Legiões de Anjos


PAI do Céu, mais que doze legiões de Anjos teríeis enviado ao Vosso Filho em Sua agonia, para salvá-Lo de Seus inimigos, se Ele Vos tivesse pedido. Mas Ele não Vos pediu, para que se cumprisse assim a Escritura que predisse a Sua dolorosa e sanguinolenta Paixão.
Quando agora a Santa Igreja, Seu Corpo Místico, é entregue aos poderes das trevas, como outrora Ele mesmo, nós Vos suplicamos que mandeis essas doze legiões de Anjos, que só esperam uma Palavra Vossa, em socorro da Igreja atribulada, para que assim se cumpra uma outra Palavra da Escritura, que Ele mesmo gravou na rocha de Pedro: "E as portas do inferno não prevalecerão sobre ela". Amém. (cf. Mt 26, 53 e Mt 16,18)

SUGESTÃO DE LIVROS

para se usar durante a «Passio Domini»

Estas orações acima, e muitas outras, como Meditações para Terços, Via-Sacras, Ladainhas e orações diversas, você encontra nestes livros abaixo:


Estes livros podem ser encontrados, entre outros lugares, nas Livrarias dos Mosteiros da Ordem da Santa Cruz (No Brasil: em Anápolis-GO e Guaratinguetá-SP), ou no site da Obra dos Santos Anjos e na Livraria da Comunidade Sol de DEUS (No Brasil: em Itajubá-MG)