1 de dezembro de 2015

A espera na Fé

O santo padre, papa Bento XVI, iniciou sua Carta Apostólica “Porta Fidei” afirmando que “a porta da fé está sempre aberta para nós”!

Estamos entrando no período que antecede o Natal; que não é ainda o momento das festas, mas de preparação e vigilância; e mais do que nunca, neste “Ano da Fé”, um tempo que nos convida a entrar pelas portas deste mistério: a espera na fé.

Para o cristão, o Ano Novo inicia-se no Primeiro Domingo do Advento, e no decorrer das semanas somos conduzidos ao encontro com o Emanuel. O Salvador que desce até nós e Se faz um de nós... mas para quê? Não para se prender conosco nos horizontes deste mundo, mas para elevar-nos, conduzir-nos para o alto!

É por isso que advento significa a espera por algo ou alguém importante que está para chegar! Assim, não só nos aponta para a vinda de Jesus Menino no Natal, mas também para a segunda vinda de Cristo, Glorioso, que virá rodeado de Seus Anjos; é o que vemos no Primeiro Domingo do Advento. Interessante como a Santa Igreja preparou os textos para cada domingo formando-nos neste caminho de fé.

No segundo domingo, é nos mostrada a figura de São João Batista, que nos alerta para termos atitudes firmes de penitência e conversão. E com a alegria do perdão, abre-se a terceira semana proclamando: “Alegrai-vos!” É o domingo da alegria: Gaudete; porque nos anuncia a proximidade da chegada do Senhor. E por fim, conclui-se este período preparatório com a doce presença da Virgem, modelo vivo de fé. Ninguém melhor do que Maria para ensinar-nos e preparar-nos para a chegada de seu filho Jesus.

Devemos ter consciência de que esta espera não pode ser apenas ritual, pois tudo na vida cristã tem um sentido bem profundo! Deus ao vir até nós, abriu-nos novamente a porta que o pecado havia fechado. Ele Se rebaixou-Se até nós, nos tocou. Cabe-nos agora responder, abrindo nossa porta a Ele, com a adesão à Sua proposta.

São Paulo escreveu que “a fé deve operar pela caridade” (Gal 5, 6b), e São Tiago que “sem obras ela é morta” (Tg 2, 17); portanto a fé está ligada ao assentimento do intelecto e da vontade. Ela não é algo subjetivo, mas bem concreto, e somos nós que decidimos, se aceitamos ou não!Abrir a porta à Cristo, esperando na fé, é preparar nossa casa, nossa família, nosso coração, nossa vida para a chegada de Alguém muito importante que quer morar conosco e conduzir-nos com Ele para um lugar muito melhor, e que Ele já preparou para nós!

Se ficarmos só no exterior das festas, comidas e presentes, deixaremos passar pela nossa porta o Cristo que veio humilde e simples, como uma criança, e não O conseguiremos identificar. E passadas as festividades, as preocupações e sofrimentos do dia a dia nos serão muito pesadas. É preciso que o encontro com Jesus Menino no Natal realmente produza no mais profundo do nosso ser a certeza de que não estamos sozinhos nem abandonados, mas há Alguém que cuida de nós, que nos ama, em Quem podemos confiar com segurança. É preciso apoiarmos n'Ele. Para isso é imprescindível que a preparação para a Sua vinda também seja bem feita, através dos Sacramentos, em especial a confissão e a Eucaristia, mas também uma vida de oração verdadeira.

Assim, a espera na fé, será fonte de alegria, como nos afirma São Pedro: “Isto é motivo de alegria para vós, embora seja necessário que agora fiqueis por algum tempo aflitos, por causa de várias provações. Deste modo, a vossa fé será provada como sendo verdadeira, mais preciosa que o ouro perecível, que é provado no fogo e alcançará louvor, honra e glória, no dia da manifestação de Jesus Cristo. Sem ter visto o Senhor, vós o amais. Sem O ver ainda, n'Ele acreditais. Isso será para vós fonte de alegria indizível e gloriosa, pois obtereis aquilo em que acreditais: a vossa salvação” (I Pd 1, 6-9).
Publicado no Informativo da Comunidade Sol de DEUS - dez 2012.

Venite Adoremus


 “E o Verbo Se fez carne e habitou entre nós, e vimos Sua glória...” (Jo 1, 14). Assim João Evangelista resumiu o maior acontecimento da história. De fato, a humanidade, mesmo os que não creem, se moldaram ao ‘Antes e Depois de CRISTO’.

Não se sabe o dia exato que nasceu JESUS, apenas que, no século II, no dia 25 de dezembro, havia a ‘Festa do sol’, quando - no hemisfério norte - em meio ao inverno gelado, o sol voltava a aparecer, e com sua luz e calor vencia as trevas e o frio da neve. A Igreja encontrou nesta data, ótima ocasião para evangelizar e educar os povos pagãos, colocando novo sentido para esta festa; pois sendo CRISTO verdadeiramente o Sol de DEUS, veio iluminar o mundo que jazia nas trevas do pecado, e o abrasar com o Seu amor Misericordioso.

Mas hoje, a perda do ‘sentido do sagrado’ e da verdadeira piedade, está fazendo com que esta Festa Cristã seja substituída pela pagã, e o que devia ser guiado pelo ‘espírito do sagrado’, está sendo conduzido pelo ‘espírito do comércio’, que aliás, a inaugura bem antes, para alcançar mais lucro. A figura do ‘Papai Noel’ está sufocando a imagem do verdadeiro aniversariante: o Menino JESUS; principalmente na cabeça e no coraçãozinho das crianças. DEUS nos ajude para que daqui há algum tempo as crianças não passem a acreditar que quem nasceu no Natal foi o ‘Papai Noel’!

A figura do ‘bom velhinho’, surgiu na Alemanha em 1886, por um cartunista chamado Thomas Nast, foi espalhada pelo mundo inteiro em 1931, em uma campanha publicitária de refrigerante. Mas talvez poucos sabem que a inspiração deste personagem foi São Nicolau, um Bispo católico, nascido por volta do ano 280 d.C., na Turquia. O Bispo, caridoso, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas nas portas ou chaminés das casas.

Mas longe de querer tirar o sentido dos "tradicionais" símbolos natalinos, como ‘Papai Noel’, Árvore de Natal, Panetones, Luzinhas pisca-pisca, etc., não podemos deixar de frisar que há um símbolo muito mais belo, e com muito mais sentido: o Presépio.

Conta-se que em 1223, em Greccio, Itália, foi montado o primeiro presépio da história, por São Francisco de Assis. Seu objetivo era explicar às pessoas mais simples como foi o nascimento de JESUS. Verdadeiramente o Presépio nos faz compreender que só em torno do Menino, o mundo pode encontrar a paz, a alegria, a luz, o sentido, a salvação.

“Existe um ser humano mais frágil do que um bebê recém-nascido? Uma habitação mais pobre do que uma gruta? Um bercinho mais simples do que uma manjedoura?”(2) No entanto, este pequenino indefeso, que repousa entre as palhas, é o Criador do Universo, o próprio DEUS, que veio habitar entre os homens; para viver como eles (exceto no pecado), e enfim, morrer no lugar deles, para salvá-los.

Em cada Natal temos a oportunidade de reviver este acontecimento singular, pois “não se trata apenas de uma recordação de fatos que pertencem ao passado; mas de uma realidade muito mais profunda, é antes o próprio CRISTO que vive sempre na Sua Igreja e que prossegue o caminho de imensa misericórdia por Ele iniciado, piedosamente, nesta vida mortal, quando passou fazendo o bem...” (1)

“Se hoje, não vemos diretamente, como os pastores o Divino Menino repousando nas palhas(2), entre Maria e José, entre o boi, o burro e as ovelhas, “contemplamo-Lo com os olhos da Fé, na Pequenina, Frágil, Imaculada Hóstia, que o sacerdote apresenta para a adoração dos fiéis; não ouvimos a voz dos Anjos entoando o Glória, mas chega a nós o convite da Santa Igreja: ‘Vinde, adoremos!’ Se grande foi a fé daqueles homens simples de crerem que aquele Pequenino, era o próprio DEUS, nossa fé pode alcançar grau mais elevado se considerarmos o mesmo DEUS, escondido na Eucaristia”.(2)

Que no esplendor desta Noite Santa, possamos verdadeiramente abrir nosso coração para que nele nasça o Menino DEUS, acolhendo-O com amor, apresentando nossas ofertas do ouro da caridade, o incenso da fé e a mirra da humildade. ‘Venite adoremus!’

1 Pio XII, Mediator DEI, n. 150.
2 Clara Izabel Morazzani Arráiz, Revista Arautos do Evagelho.

4 de agosto de 2015

Os Sacerdotes e a Confissão


«É desejo ardente de JESUS CRISTO
ver Seus sacerdotes penetrados pela sublime Graça de seu caráter,
e ao mesmo tempo, pelo sentimento de sua fraqueza,
e virem até Seu Coração,
e receberem, desse foco Divino,
a Luz que ilumina e o Calor que vivifica.

Ide, pois, sacerdotes de JESUS às fontes do Salvador.
Ide colar vossos lábios a essa Chaga de Amor,
de onde brota o Sangue de vossos Cálices.
Ide a esse foco do Amor Infinito.
Enchei de Fogo vosso peito; enchei-vos de Amor e espalhai-o pelo mundo.»

Dos escritos da Venerável Serva de DEUS, Luísa Margarida Claret de la Touche

Jamais falar mal de um sacerdote

"Primeiro o Sacerdote, depois o Anjo"

Dizia São João Maria Vianney (o Santo Cura d'Ars): "Se me encontrasse com um Sacerdote e com um Anjo, saudaria primeiro o Sacerdote, depois o Anjo... senão tivéssemos o Sacerdote, de quê nos valeria a Paixão e a Morte de Jesus? Para que serviria um cofre cheio de jóias de ouro, se não houvesse quem pudesse abri-lo? O Sacerdote é que tem a chave dos tesouros celestes." "O sacerdote é o Amor do Coração de Jesus!"

Jamais falemos mal de um sacerdote

Das revelações de Jesus à Mutter Katharina Vogl*

“Nunca se deve censurar o sacerdote, até quando se pensa que ele é culpado de algum erro. Ao contrário, deve-se rezar por ele e fazer penitência para que Eu lhe devolva a Minha Graça. Somente o sacerdote é quem Me representa. Assim o é. Até quando ele não vive segundo o Meu exemplo!... Quando um sacerdote cai, devemos estender-lhe a mão em auxílio através da oração, e não por meio da censura! Eu mesmo serei o seu Juiz. Somente Eu, e ninguém mais!”

“Aquele que censura um sacerdote, o faz também a Mim. Minha filha, nunca permita que se ataque os sacerdotes. Defenda-os sempre... Nunca julgue a seu confessor. Antes, reze muito por ele e ofereça a Santa Comunhão em sua intenção a cada quinta-feira, mediante as mãos de Minha Mãe Santíssima... Já não voltes a aceitar nenhuma palavra contra um sacerdote e não voltes a pronunciar palavras ásperas (contra eles), ainda que fosse correto! Cada sacerdote é Meu representante, e Meu Coração Se sente triste e ofendido com tal insulto! Quando escutar algum juízo contra um sacerdote, reze uma Ave-Maria por ele!”

“Se vês um sacerdote celebrar a Santa Missa indignamente, não diga nada a ninguém, mas, conte a Mim somente! No altar, Eu estou junto dele, Eu estou ao seu lado! Oh! Há que se rezar muito por Meus sacerdotes, para que amem a pureza acima de todas as coisas e para que celebrem o Santo Sacrifício da Missa com mãos puras e corações castos! Certamente, o Santo Sacrifício permanece igual, até quando se é celebrado por um sacerdote indigno, mas as graças derramadas sobre o povo não são iguais!

* Katharina Vogl, conhecida como ‘Mutter Vogl’, nasceu na Alemanha, em 1871. Foi mãe de família, membro da Ordem terceira franciscana, e dedicou sua vida à oração pelos sacerdotes. Teve muitas revelações místicas de Jesus e Maria. Faleceu em 4 de janeiro de 1956, em München, sendo sepultada no Waldfriedhof. O padre Alfons Maria Weigl publicou 3 livros sobre ela, entre eles: “Mutter Vogls - weltweite Liebe”, do qual foram retirados estes escritos.


"Ai de mim levantar a mão contra o ungido do Senhor,
pois ele é consagrado ao Senhor!" (I Samuel 24,7).


O Valor de um sacerdote


Por Hugo Wast


Quando se pensa que nem a Santíssima Virgem pode fazer o que um sacerdote faz;



Quando se pensa que nem os anjos, nem os arcanjos, nem Miguel nem Rafael, nem príncipe algum daqueles que venceram lúcifer podem fazer o que um sacerdote faz;



Quando se pensa que nosso Senhor Jesus Cristo, na ultima Ceia, realizou um milagre maior do que a criação do Universo com todos os seus esplendores, e transformou o pão e o vinho em seu Corpo e seu Sangue, para alimentar o pecador, e que este prodígio, diante do qual se ajoelham os anjos e os homens, o sacerdote pode repeti-lo todos os dias;



Quando se pensa no outro milagre que somente um sacerdote pode realizar: perdoar os pecados, e que o que ele liga no fundo do seu humilde confessionário, DEUS, obrigado por sua própria palavra, o liga no Céu, e o que ele desliga, no mesmo instante o desliga DEUS;

Quando se pensa que o mundo morreria da pior fome se chegasse a lhe faltar esse pouquinho de “Pão” e esse pouquinho de “Vinho”;

Quando se pensa que isso possa acontecer, porque estão faltando as vocações sacerdotais; e que quando isso acontecer se estremecerão os céus e se romperá a Terra, como se a mão de DEUS, tivesse deixado de sustentá-la; e as pessoas gritarão de fome e de angustia, e pedirão esse “Pão”, e não haverá quem lhes dê; e pedirão a absolvição de suas culpas, e não haverá quem os absolva, e morrerão com os olhos abertos pelo maior dos espantos…
Quando se pensa que um sacerdote é mais necessário que um presidente, mais que um militar, mais do que um banqueiro, mais do que um médico, mais que um professor, porque ele pode substituir a todos e ninguém pode substituí-lo;

Quando se pensa que um sacerdote, quando celebra no altar tem uma dignidade maior que de um rei; e que não é um símbolo, sem sequer um embaixador de CRISTO, mas é CRISTO mesmo que está ali, repetindo o maior milagre de DEUS…

Quando se pensa tudo isso…

Compreende-se a imensa necessidade de fomentar as vocações sacerdotais;

Compreende-se o afã com que, nos tempos antigos, cada família ansiava que do seu seio brotasse, como um ramo de perfume, uma vocação sacerdotal;

Compreende-se o imenso respeito que os povos tinham pelos sacerdotes, o que se refletia em suas leis;

Compreende-se que, se um pai ou uma mãe obstruem a vocação sacerdotal de um filho, é como se renunciassem a um título de honra incomparável;

Compreende-se que mais do que uma igreja, mais que uma escola e mais do que um hospital, é um seminário ou um noviciado;

Compreende-se que ajudar a construir ou manter um seminário ou um noviciado é multiplicar os nascimentos do Redentor;

Compreende-se que ajudar a custear os estudos de um jovem seminarista ou de um noviço é aplainar o caminho por onde chegará ao altar um homem que, durante um hora, todos os dias, será muito mais que todas as celebridades da Terra e que todos os santos do Céu, pois será Cristo mesmo, sacrificando o Seu Corpo e o Seu Sangue, para alimentar o Mundo.

Testemunho de Santa Teresinha

Como sacristã
no Carmelo de Lisieux,
em 1896.


«Durante um mês convivi com muitos padres santos e vi que, se sua sublime dignidade os eleva acima dos Anjos, nem por isso deixam de ser homens frágeis e fracos.... Se padres santos, que Jesus denomina no Seu Evangelho “sal da terra”, mostram em sua conduta que precisam extremamente de orações, o que dizer daqueles que são tíbios?» 

(Santa Teresa de Lisieux, História de uma alma, cap. VI)


Oração de Santa Teresinha pelos sacerdotes

por Santa Teresinha do Menino Jesus.

Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os Vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai ilibadas suas mãos ungidas, que tocam todos os dias Vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo.

Conservai puros e desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter sublime do Vosso glorioso sacerdócio. Fazei-os crescer no amor e fidelidade para Convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que têm de transubstanciar o pão e o vinho em Vosso Corpo e Sangue, o poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Amém!

Oração por todos os sacerdotes

pelo Cardeal George William Mundelein

Onipotente e Eterno Deus, dignai-Vos olhar a Face de Vosso Cristo, o Eterno e Sumo Sacerdote e por amor d’Ele tem piedade de Vossos sacerdotes.

Lembrai-Vos ó Deus misericordioso que são apenas débeis criaturas. Mantém vivo neles o fogo do Vosso amor. Guardai-os junto a Vós, a fim de que o inimigo não prevaleça contra eles, e para que jamais se tornem indignos de sua sublime vocação.

Ó Jesus, suplico-Vos por Vossos fiéis e fervorosos sacerdotes, por Vossos sacerdotes tíbios e infiéis, por Vossos sacerdotes que trabalham nas longínquas ou próximas missões, por Vossos sacerdotes que sofrem tentações, por Vossos sacerdotes que sofrem a solidão e a desolação, por Vossos jovens sacerdotes, por Vossos sacerdotes idosos, por Vossos sacerdotes enfermos, por Vossos sacerdotes agonizantes, pelas almas de Vossos sacerdotes que padecem no purgatório.

Mas sobremodo Vos encomendo o sacerdote que me batizou, os que me absolveram dos pecados, e aqueles cujas Santas Missas participei, e que me deram Vosso Corpo e Sangue na Sagrada Comunhão, aqueles que me alertaram e instruíram, que me alentaram e aconselharam, a todos aos quais me liga uma dívida de gratidão. Ó Jesus, guardai-os todos junto ao Vosso Sagrado Coração e concedei-lhes copiosas bênçãos, agora e na eternidade. Amém.

Oração pelo confessor e diretor espiritual

Ó Deus, pois que com a Vossa solicitude paterna, me destes para guardião e guia um tão digno ministro Vosso. Peço-Vos por ele, ó Senhor:

Um espírito de humildade e obediência,
de disciplina, piedade e oração,
o santo temor e a simplicidade,
a paciência e a mansidão,
desapego e a mortificação,
a pureza de alma, corpo e sentidos, mente e coração,
a fortaleza e a sabedoria,
a compreensão, o discernimento e o conselho,
a firmeza na fé e na esperança,
a mais ardente caridade,
o zelo mais iluminado,
a santidade mais sublime!


Conservai-o sempre com saúde, e ajudai-o em suas missões e deveres diários, para que consiga cumprir tudo à tempo, com perfeição e alegria, e a graça da perseverança na fidelidade até o fim, com a consolação inefável de conduzir para o Vosso Amorosíssimo Coração um imenso exército de almas, que Vos bendigam, Vos amem, e que formem para sempre no Paraíso, a sua gloriosa coroa.

Concedei-me também a graça de pôr em prática seus sábios ensinamentos, a fim de que consiga conquistar todas as virtudes que, para Vossa glória, aumento de seus méritos, e para minha salvação, devem resplandecer em mim. Amém.

1 de junho de 2015

Abrigar-se na Fenda do Rochedo

Quando um dos soldados abriu o Lado de JESUS com uma lança, abriu-se também para nós, como que uma fenda no rochedo, onde podemos nos abrigar. “É um grande mistério da história sagrada, onde tudo é mistério e ação divina. A ferida exterior é aqui a revelação simbólica da ferida interior, a do amor! CRISTO morreu porque quis... É assim que a Igreja canta, para saudar o Coração trespassado do Seu Esposo: Ó Coração vítima de amor, Coração ferido por amor. Coração morrendo de amor por nós! (Hino do Sagrado Coração).

Nosso SENHOR permitiu este golpe de lança para chamar a nossa atenção para o Seu Coração, para nos fazer pensar no Seu Amor que é a Fonte de todos os mistérios da salvação... A abertura do lado de JESUS, é como a fonte que regava o paraíso terrestre, é como a fenda do rochedo que deu a água para saciar o povo de Israel no deserto (Conf. Gn 2, 6.10; Nm 20, 2-11). (1)

São várias as passagens bíblicas que comparam o SENHOR ao rochedo. Só nos Salmos, esta expressão aparece mais de 18 vezes: "O Senhor é o meu rochedo, minha fortaleza e meu libertador. Meu Deus é a minha rocha, onde encontro o meu refúgio, meu escudo, força de minha salvação e minha cidadela" (Sl 17,3); "Só em Deus encontrarei glória e salvação. Ele é meu rochedo protetor, meu refúgio está nele" (Sl 61,8); "E se lembravam que Deus era o seu rochedo, e que o Altíssimo lhes era o salvador" (Sl 77,35); "Mas o Senhor certamente será o meu refúgio, e meu Deus o rochedo em que me abrigo" (Sl 93,22).

Na Chaga aberta do Lado de CRISTO, podemos encontrar infinitos tesouros. Desde que São Tomé tocou as Chagas de CRISTO, estas jamais cessaram de ser experimentadas. Vários santos e santas obtiveram esta mesma Graça, e desta Fonte Sagrada puderam beber e se dessedentar, puderam até entrar nela e, neste caminho sobrenatural, divino e misterioso, chegaram ao Porto Seguro, à nascente de toda Graça, ao Coração Sagrado, que está dentro da Rocha, que é o CRISTO. Ele mesmo quis deixar-Se abrir, não quis reter dentro do Si, a Fonte de todo Amor e Graça.

Nesta última semana do mês dedicado ao Sagrado Coração de JESUS, façamos uma experiência, tão mística quanto à dos santos. Voltemos nosso olhar para JESUS no Sacrário, e deixemo-nos suavemente ser conduzidos a esta suave e doce contemplação: entremos na Fenda do Rochedo, na Chaga aberta do Lado de CRISTO, e aproximemo-nos com confiança do Trono da Graça, que é Seu Coração Sagrado. Eis o que Ele diz à alma que O espera:

“...vem, formosa Minha” (Cant 2,10) entra no Meu Coração. Esta Fenda Divina foi aberta para ti, para que dEla pudesses beber, para que nEla pudesses te refugiar. Quero colocar-te aqui ‘oculta como a pomba, na fenda do rochedo’ (Cant 2, 14) quero te ‘alimentar com a Flor do Trigo, e te fartar com o mel que sai da Rocha’ (Sal 80, 17).

* * *

Chaga do Divino Coração, na vida e na morte sede a minha salvação.
Chaga do Divino Coração, sede o meu conforto na dor e na tribulação.
Chaga do Divino Coração, sede o meu escudo contra a tentação.
Chaga do Divino Coração, lavai-me com Vosso Sangue no Sacramento da Confissão.
Chaga do Divino Coração, eu confio no Vosso perdão.
Chaga do Divino Coração, fechai-me em Vós na Sagrada Comunhão.
Chaga do Divino Coração, beba eu em Vós a minha santificação.
Chaga do Divino Coração, de todos os meus pecados dai-me contrição.
Chaga do Coração do meu Salvador, abrasai-me no Seu Divino Amor.
Chaga do Divino Coração, inebriai-me de pureza.
Chaga do Coração de JESUS, sede a luz da minha alma nas trevas do mundo.
Chaga do Coração de JESUS, sede o meu refúgio na hora dos castigos da justiça Divina.
Chaga do Coração de JESUS, que dentro de Vós eu viva, morra, seja julgada e introduzida no paraíso.
Chaga do Coração de JESUS, oceano de misericórdia, convertei os grandes pecadores.
Chaga do Coração de JESUS, atraí-me com Vossos raios de misericórdia e Nestes raios levai-me até Vós.
Ó Coração Divino, escondei-me na Vossa Chaga para que não me tente o demônio.

DEUS PAI, pela Chaga do Coração de Vosso Divino Filho, curai as chagas da minha alma.
DEUS PAI, pela Chaga do Coração de Vosso Divino Filho, que a Vossa misericórdia caia sobre mim e sobre todos os pecadores do mundo.
DEUS PAI, pela Chaga do Coração de Vosso Divino Filho, que eu seja um dos benditos do Vosso Reino.

Ó Coração Divino, pela Vossa Chaga ardente de Amor, abrasai-me de Amor por Vós e por Maria, nossa Santíssima Mãe.

Divino ESPÍRITO SANTO, pela Chaga do Coração de JESUS, descei sobre mim, iluminai-me, fortalecei-me, consolai-me, não me deixeis perder.

E vós, ó minha santíssima e divina Mãe, pelo vosso Coração Imaculado e Doloroso, fechai-me na Chaga do Coração de vosso Bendito FILHO para sempre: na vida, na morte e na eternidade.(2) Amém. 

(1) www.dehonianos.org/portal/liturgia_print.asp?liturgiaid=751
(2) Do livro: "As Santas Chagas de Jesus Cristo e a Irmã Maria Marta Chambon" - Editora da Divina Misericórdia.

Publicado no informativo da Comunidade Sol de Deus.
10 jun 2012

3 de abril de 2015

O que é a Passio DOMINI?

«Passio Domini» é uma expressão latina que significa «Paixão do Senhor», e designa o período tempo em que JESUS sofreu pela nossa redenção, desde às 21 horas de quinta-feira até às 15 horas de sexta-feira.


Assim como em cada domingo, fazemos Memória Litúrgica da Ressurreição do Senhor, é muito salutar que também nas quintas e sextas-feiras recordemos a Sua Paixão. Assim, a «Passio Domini» torna-se um pequeno 'Tríduo Pascal' semanal.

Não sendo possível, é claro, permanecer estas 18 horas seguidas em oração, geralmente reserva-se um período de 3 horas na quinta-feira à noite (21:00 às 24:00) e de 3 horas na sexta-feira à tarde (12:00 às 15:00). Para as pessoas que, mesmo neste período, não é possível participar, pode-se ficar em oração apenas uma hora em cada dia, em algum período dentro do horário.

Podemos dizer com toda segurança que na história da Igreja não existiu nenhum santo que não tivesse devoção à Paixão de JESUS e à Maria Santíssima, mas sabemos que houve alguns dentre eles, que se destacaram de maneira especial nestas devoções.

Muitos deles, receberam do próprio JESUS o pedido de permanecerem em vigília durante estas horas da «Passio Domini», sendo que alguns experimentaram os sofrimentos de JESUS em seu próprio corpo, como por exemplo: Santa Gemma GalganiBeata AlexandrinaMutter Gabriele BitterlichBeata Elena AielloVenerável Marthe RobinBeata Anna Catharina Emmerich, e muitos outros (veja neste link).

Assim, de alguma forma, podiam consolar JESUS e desagravá-Lo dos pecados cometidos em todo mundo, fazendo eco às palavras de São Paulo: "O que falta às tribulações de CRISTO, completo na minha carne, por seu corpo que é a Igreja." (Col 1,24), "De ora em diante ninguém me moleste, porque trago em meu corpo as marcas de JESUS." (Gal 6,17)

Este convite é para todos! Mas sabemos que infelizmente nem todos compreendem e respondem com prontidão a este chamado tão especial do Senhor: "Porque muitos são os chamados, e poucos os escolhidos." (Mt 22,14). Porém "Aqueles que estão com Ele são os chamados, os escolhidos, os fiéis." (Apoc 17,14)

Fazer a «Passio Domini» é responder ao convite de JESUS que diz: 'Faz-me Companhia!' Minha alma está triste até a morte. Ficai aqui e vigiai comigo!” (Mt 26,38)

É bom que se faça a «Passio Domini» em uma Capela, com o Santíssimo exposto; mas se isto não for possível, pode-se, é claro, fazer em sua própria casa, procurando um lugar recolhido e silencioso, onde se tenha em mãos ao menos uma Cruz, e algumas imagens piedosas de JESUS sofredor.

Em algumas Comunidades, que fazem a «Passio Domini», costuma-se celebrar a Santa Missa no início e no fim destas horas. Entretanto, se os fieis não tiverem a Santa Missa dentro deste período, colocamos abaixo uma sugestão de roteiro para as 3 horas da noite e da tarde. O Roteiro abaixo também pode ser usado onde se tem a Santa Missa, claro! somente encaixando de outra forma as orações nos horários.

«Passio Domini» é por excelência uma adoração e oração silenciosa, não é como as vigílias de adoração que estamos acostumados a participar em nossas paróquias, com cânticos e louvores (como são feitas pela RCC). Assim, pede-se que as pessoas que vão participar deste momento sejam instruídas neste ponto, que é muito importante!

Uma dica: às pessoas que tem mais dificuldades na luta contra o sono e o cansaço, e não conseguem permanecer ajoelhadas (por causa da saúde) que fiquem em pé (ou mesmo andando discretamente no fundo da Capela; em um local que não atrapalhe os outros participantes). Pois, se a pessoa já fez a experiência de que ficando sentado vai cochilar ou dormir, então trate de se levantar!!! É muito importante que nos esforcemos e não cedamos ao cansaço e ao desânimo, pois foi justamente nesta hora, e por este motivo que JESUS queixou-Se de Seus discípulos, exortando-os com severidade: "... Dormi e descansai. Basta! Veio a hora! O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos pecadores". (Mc 14,41).

ROTEIRO para a «Passio DOMINI»
  • Para as Quintas-feiras (21:00 às 24:00)

21:00 – Em união com os Santos Anjos, pode-se iniciar com a Oração: 'Sanctus! Sanctus! Sanctus! DOMINUS DEUS Sabaoth. Pleni sunt caeli et terra gloria Tua. Hosanna in excelsis. Benedictus Qui venit in nomine DOMINI. Hosanna in excelsis!' e o Sinal da Santa Cruz.
               
              – Reza-se o Angelus da Paixão (veja abaixo)

           – Lê-se uma passagem do Evangelho de JESUS no Horto das Oliveiras, à escolha; sugestão dos versículos: Mt 26,36-46; Mc 14,32-42; Lc 22,39-46

              – Um tempo de silêncio para meditar


22:00 – Orações devocionais (por exemplo: As 15 dores Secretas de JESUS na prisão)

               – Adoração Silenciosa

23:00 – Terço Doloroso Meditado (Procura-se uma meditação que esteja de acordo com o Tempo litúrgico)


23:30 – Suplicar as Gotas do Preciosíssimo Sangue de JESUS, principalmente pela Igreja e pelos sacerdotes. Veja neste link umas preciosas súplicas que se pode fazer nesta hora.

  • Para as Sextas-feiras (12:00 às 15:00)

12:00 – Em união com os Santos Anjos, pode-se iniciar com a Oração: 'Sanctus! Sanctus! Sanctus! DOMINUS DEUS Sabaoth. Pleni sunt caeli et terra gloria Tua. Hosanna in excelsis. Benedictus Qui venit in nomine DOMINI. Hosanna in excelsis!' e o Sinal da Santa Cruz.

         Reza-se o Angelus da Paixão (veja abaixo)

  – Lê-se uma passagem do Evangelho da Crucificação, à escolha; sugestão dos versículos: Mt 27,27-56; Mc 15,16-39; Lc 23,26-48; Jo 19, 17-37

          – Um tempo de silêncio para meditar

12:30 – A Via-Sacra (Procura-se uma meditação que esteja de acordo com o Tempo litúrgico)

           – Adoração silenciosa

14:30 – As 7 palavras de JESUS na Cruz ou alguma oração devocional


15:00 – O Terço da Misericórdia


ALGUMAS ORAÇÕES

Angelus da Paixão
(Direitos reservados desta oração à Opus Angelorum)


- O Anjo do Senhor trouxe, no Monte das Oliveiras, o cálice do fortalecimento,
- e o Senhor recebeu do Coração do PAI a força para o sacrifício da redenção. Ave-Maria...

- E o Senhor disse do alto da Cruz: "Está consumado!"
- e pela Sua morte trouxe-nos a salvação. Ave Maria... 

- A vitória do Senhor como Redentor brilha sobre o tempo e a eternidade,
- o Vosso amor, Senhor JESUS CRISTO, abriu-nos o céu! Ave Maria...

- Lembrai-Vos de nós, Senhor, no Vosso Reino,
- e não nos meçais segundo os nossos pecados, mas segundo a Vossa Misericórdia!

Oremos: Senhor, DEUS, PAI Celestial, que nos destes Vosso Filho Unigênito para que, pela Sua morte na Cruz, nos redimisse, fazei que este fruto da redenção se torne eficaz em todos nós. Mandai os Vossos Santos Anjos em nosso auxílio, para que por meio deles reconheçamos sempre melhor este grandioso ato da redenção, sigamos sempre mais conscientemente a palavra e a vontade de DEUS e um dia possamos agradecer-Vos com todos os Santos Anjos por toda a eternidade. Amém.

Saudação ao Anjo do Horto
por S.S. o Papa Bento XV

Eu te saúdo, santo Anjo, que consolastes JESUS no Monte das Oliveiras. Tu consolastes meu Senhor JESUS CRISTO em Sua agonia. Contigo louvo a Santíssima TRINDADE que te escolheu dentre todos os Anjos, para consolar e fortalecer a quem é Consolo e Fortaleza de todos os aflitos e que diante dos pecados do mundo e, de modo especial, diante dos meus pecados, repleto de dor, caiu no solo.

Pela honra que recebeste e pela disponibilidade, humildade e amor com que ajudaste a santa humanidade de meu Salvador JESUS eu te peço um arrependimento perfeito de meus pecados. Consola-me na tristeza que atualmente me aflige E em todas as outras penas que vão sobrevir, especialmente na hora da minha agonia. Amém.

Ao Anjo do Horto


Santo Anjo do Horto, que descestes para a amarga angústia do Senhor, para trazer-lhe o Cálice com o fortalecimento, a ti queremos imitar! Não deixes que passem estas horas da Paixão do Senhor, sem que nós lhe tenhamos dado a máxima importância! Fazei-nos vigiar contigo, na escuridão da noite, para não cairmos em tentação, e dá-nos um grande zelo em consolar JESUS em cada Sacrário e confortá-Lo em cada sacerdote. Amém. (cf. Lc 22,43)

Doze Legiões de Anjos


PAI do Céu, mais que doze legiões de Anjos teríeis enviado ao Vosso Filho em Sua agonia, para salvá-Lo de Seus inimigos, se Ele Vos tivesse pedido. Mas Ele não Vos pediu, para que se cumprisse assim a Escritura que predisse a Sua dolorosa e sanguinolenta Paixão.
Quando agora a Santa Igreja, Seu Corpo Místico, é entregue aos poderes das trevas, como outrora Ele mesmo, nós Vos suplicamos que mandeis essas doze legiões de Anjos, que só esperam uma Palavra Vossa, em socorro da Igreja atribulada, para que assim se cumpra uma outra Palavra da Escritura, que Ele mesmo gravou na rocha de Pedro: "E as portas do inferno não prevalecerão sobre ela". Amém. (cf. Mt 26, 53 e Mt 16,18)

SUGESTÃO DE LIVROS

para se usar durante a «Passio Domini»

Estas orações acima, e muitas outras, como Meditações para Terços, Via-Sacras, Ladainhas e orações diversas, você encontra nestes livros abaixo:


Estes livros podem ser encontrados, entre outros lugares, nas Livrarias dos Mosteiros da Ordem da Santa Cruz (No Brasil: em Anápolis-GO e Guaratinguetá-SP), ou no site da Obra dos Santos Anjos e na Livraria da Comunidade Sol de DEUS (No Brasil: em Itajubá-MG)