29 de dezembro de 2018

Mensagens de Jesus à Irmã Josefa Menendez

Mensagens do Coração de JESUS à Irmã Josefa Menendez, nascida em 4 de fevereiro de 1890, e falecida em 29 de dezembro de 1923. Estas mensagens seguintes foram retiradas do livro: "Apelo ao Amor" (Diário da Irmã Josefa Menendez).
  


30 novembro 1922
  • "Escreve para as almas: Meu Coração é todo Amor e este Amor abraça todas as almas..."
  • "Meu Amor vai tão longe que, do nada, minhas almas podem retirar grandes tesouros. Quando, desde a manhã, unindo-se a Mim, Me oferecem todo seu dia... que tesouros não acumulam em um dia!"
  • Descobrir-lhe-ei cada vez mais Meu Amor... É inesgotável!... E é tão fácil à alma que ama deixar-se guiar pelo Amor!"

20 outubro 1922

  • "Sim, o mundo está cheio de perigos... Quantas pobres almas, arrastadas para o mal, precisam constantemente de socorro visível ou invisível..."
5 dezembro 1922


  • Sim, sou Aquele JESUS que ama as almas com ternura... Eis o Coração que não cessa de chamá-las, de preservá-las, de cuidar delas!... Eis o Coração abrasado no desejo de ser amado pelas almas..."

6 agosto 1922
  • "Darei a conhecer que a medida do Meu Amor e de Minha Misericórdia para com as almas caídas não tem limites. Desejo perdoar. Repouso perdoando. Estou sempre esperando com amor que as almas venham a Mim! Não desanimem! Venham!... Atirem-se nos Meus braços! Não tenham medo! Sou seu Pai!"
2 dezembro 1922

  • "Quando uma alma arde em desejo de amar nada lhe é difícil; mas, se cai na frieza e perde o entusiasmo, tudo se lhe torna penoso e duro!... Venha então a Meu Coração e crie coragem!... Ofereça-Me esse desalento!... Una-o ao ardor que Me consome e fique tranquila, pois seu dia será de valor incomparável para as almas! Meu Coração conhece todas as misérias humanas e tem delas imensa compaixão. Não desejo somente, porém, que as almas se unam a Mim de um modo geral: quero que essa união seja constante e íntima, como é a união daqueles que se amam e vivem perto um do outro; porque, se não falam constantemente, ao menos olham-se e têm mútuas atenções e delicadezas que são fruto do amor. Quando a alma está em paz e consolação, é sem dúvida fácil pensar em Mim. Mas se a desolação e a obterá de Meu Coração as mais ternas delicadezas. Repetirei ainda às almas quantas as ama Meu Coração!... Pois quero que Me conheçam a fundo, a fim de Me darem a conhecer àquelas que Meu Amor lhes confie."

5 dezembro 1922
  • "Escreve ainda para elas: Meu Coração não é somente um abismo de Amor, é também um abismo de Misericórdia! E, conhecendo todas as misérias humanas, que se encontram mesmo nas Minhas almas mais amadas. Eu quis que as ações delas, por mais pequenas que sejam, possam revestir-se, por Meu intermédio, de valor infinito para o bem das que precisam de socorro e para salvação dos pecadores. Nem todos podem pregar e evangelizar ao longe os povos selvagens, mas todas, sim todas, podem tornar conhecido e amado o Meu Coração... Todas podem ajudar-se mutuamente para aumentar o número dos eleitos, impedindo e perda eterna de muitas almas... E isso, por efeito de Meu Amor e de Minha Misericórdia. Direi às Minhas almas que Meu Coração vai mais longe ainda: não somente Se serve de sua vida ordinária e de suas mínimas ações, mas quer utilizar também, pelo bem das almas, suas misérias, suas fraquezas, até suas próprias quedas. Sim, o Amor transforma e diviniza tudo, e a Misericórdia tudo perdoa!


Irmã Josefa Menendez

Sobre a Irmã Josefa Menendez você pode ver mais informações nos seguintes sites:


25 de dezembro de 2018

O nascimento milagroso do Menino JESUS

No Blog "Místicos da Igreja" tem um artigo muito interessante sobre o nascimento milagroso do Menino JESUS. Nele cita o relato de Irmã Chiara Scarabelli, que viu em êxtases como ocorreu o nascimento de JESUS. E relatos de exorcistas que narram fatos parecidos.

Tem ainda nos Comentários dos leitores, outros relatos com a mesma narrativa de: Beata Anna Catherina Emmerich, Venerável Maria de Ágreda, Maria Valtorta, Luisa Picarretta.

Interessante que, mesmo antes de saber dessas revelações místicas, sempre imaginei o nascimento do Menino JESUS ​​assim, milagroso"

A mim, pobre pecadora miserável, embora não tenha tido nenhuma revelação extraordinária, sempre ao meditar o 3ª Mistério Gozoso do Santo Rosário, fazia-o desta maneira; e agora percebo que é bem parecido com o que estas místicas viram.

«São José e a Santíssima Virgem Maria, depois de terem batido em muitas portas na cidade de Belém, e de não conseguirem hospedagem em nenhum lugar, foram em direção ao campo, buscar refúgio seguro ao menos em alguma gruta.

Afastando-se da cidade, encontraram alguns pastores que, apontaram para eles alguma gruta ou caverna, subindo uma pequena colina, que eles poderiam passar a noite seguros.

Quando chegaram lá, São José, que já carregava uma tocha com fogo, viu que o lugar estava muito sujo e indigno de receber a Santíssima Virgem com o Menino que ia nascer, e tratou de fazer uma fogueira e limpar o local.

Amarrou algumas palhas no seu cajado, fazendo-o de vassoura, e limpou um pouco o lugar. Antes disso, com o seu manto, forrou algum lugar alto para que a Santíssima Virgem Maria aguardasse sentada.

Quando terminou de limpar tudo, São José pensou em sair e pegar água, em um riacho que ficava próximo uns 40 a 50 metros.

Ele ajeitou novamente o lugar para Maria repousar, perguntando se ela estava se sentido bem, e dizendo que ia sair rápido para buscar água. A Santíssima Virgem, cansada da viagem, mas tranquila, serena e em paz, deu apenas um sorriso e consentiu com a cabeça. Ela já estava colocando-se neste momento em oração de Ação de Graças, por José ter conseguido para eles aquele lugar escondido.

A Santíssima Virgem confiava em DEUS e sabia que tudo sairia conforme a Vontade d'Ele, embora ainda não soubesse como seria o parto. Apesar de que ela pressentia em seu coração que já estava próximo o momento, não sentia nenhuma dor, e aguardava confiando em DEUS.

São José, apesar de crer na concepção virginal de Maria, pensava que o parto seria como de qualquer outra mulher, por isso preocupou-se em buscar água.

Antes de sair, ele ainda deu uma olhada ao redor, e mexeu mais uma vez na fogueira, colocando mais alguns galhos e madeiras que encontrou no fundo da Gruta, para aumentar o fogo, visto que a noite era bem fria. Olhou mais uma vez para a Santíssima Virgem e disse: "Vou buscar água Maria, mas volto logo." Ela sorriu mais uma vez e consentiu com a cabeça.

São José desceu a ladeira apressadamente, quase correndo, levando dois odres grandes, feitos de pele de animal.

Mas enquanto ele estava apanhando a água no Riacho, a Santíssima Virgem entrou em êxtase, e a gruta ficou toda iluminada, porque a Glória de DEUS pairou sobre a gruta, deixando-a parecida com o Monte Sinai, quando DEUS falava com Moisés.

Quando São José viu o clarão partindo da Gruta, assustou-se pensando que o fogo da fogueira tinha se espalhado, por causa de alguma palha no chão, e voltou correndo. Ele só tinha enchido um odre de água.

Mas qual foi a surpresa e admiração dele ao deparar-se com aquela cena maravilhosa e divina: A Santíssima Virgem ajoelhada, em êxtase, envolvida por uma luz tão intensa, que fazia ela mesma parecer ser de luz. A Virgem parecia ser a Sarça ardente, na qual DEUS apareceu para Moisés.

José caindo de joelhos, prostrou-se com o rosto por terra, não ousando levantar mais os olhos, e ficou nesta posição até que Maria o chamasse.

Enquanto isso, a Santíssima Virgem permanecia em êxtase de amor e adoração, ela parecia toda transformada em luz, mais brilhante mil vezes que o Sol, mas com um brilho que não fere os olhos.

Assim que completado o tempo segundo o desígnio de DEUS, e dando meia-noite, o Menino JESUS atravessou do seu ventre para suas mãos. E Maria contemplou-o extasiada com sorrisos e lágrimas, depois beijou-O e apertou-O contra o seu peito.

E assim como foi milagrosa a concepção virginal de JESUS no seio da Santíssima Virgem, assim também foi o Seu nascimento; da mesma forma que na Ressurreição. A Santíssima Virgem manteve-se Virgem e não sentiu nenhuma dor. Só aos pés da Cruz ela teve a dor do parto, não físico, mas parto-espiritual, quando ocorreu a profecia de Simeão: "Eis que a espada da dor atravessará a tua alma", e ela gerou a nós, filhos pecadores, representados pela pessoa de São João Evangelista: "Mulher, eis aí o teu filho." 

Então, a luz que envolvia a Santíssima Virgem, como uma bola de fogo, foi extinguindo-se lentamente, permanecendo apenas no Menino, mas de uma maneira bem mais suave. A Santíssima Virgem então, amamentou o Menino. Logo, ela percebeu que José permanecia prostrado na entrada da Gruta, sem ousar levantar a cabeça. Então, ela o chamou: "Venha, José, não temas! O nosso pequeno Menino nasceu. Venha!"

Então, José, levantando a cabeça, com o rosto banhado em lágrimas, olhou admirado, meio sem jeito ainda, foi levantando de vagar, e aproximou e aceitou o Menino das mãos da Santíssima Virgem, que o entregava. Então, São José, acolheu o Divino Infante em seus braços, em pranto de alegria.

2 de dezembro de 2018

A Procura do Albergue - uma belíssima Tradição!


Uma Bela Tradição para fazer em sua casa!
Nossa Senhora do Advento


Uma bela Tradição de Novena de Natal, é a Procura do Albergue, que relembra o peregrinar de Maria e José em busca de um abrigo para o nascimento do Menino Jesus.

Como fazer? Pegue uma imagem do Menino Jesus, e envolva-a totalmente em um pano branco, amarrando com um belo laço. Isso será o símbolo do Menino ainda no ventre de Maria (por isso a imagem só poderá ser desembrulhada no dia do Natal).

Pode-se também utilizar uma imagem de Nossa Senhora grávida ou do Advento, e que não precisará ser envolvida no pano.

A cada dia, a imagem passará por uma casa (se a Novena for feita entre parentes ou vizinhos) ou em um quarto (se for feita na família).

Os que a cada dia irão hospedá-la, devem preparar um altarzinho com flores e vela. A Procissão da imagem para o outro albergue poderá ser feita com cânticos, ou assim que chegar no próximo local, reza-se como abaixo:
Imagem do Menino Jesus embrulhada,
simbolizando que Ele ainda não nasceu.
Cântico de Procissão (veja aqui a melodia)

Um Anjo à Virgem Santa / embaixador de Deus /
Mensagem traz que espanta / o inferno, a Terra, os Céus. /

“Ave! Cheia de Graça! / Deus quer de vós nascer!” /
“Em mim assim se faça / do Eterno o bel’prazer!” /

Salve, dia bendito / no qual Deus Se encarnou /
e as tramas do maldito / em bênçãos transformou /

Salve, hora de mistério / em que surgiu Jesus /
e aos homens deu o império / da sempiterna Luz. /

Salve, Anjo mensageiro / que nos trazeis do além, /
o fim do cativeiro / que do pecado vem. /

Salve, anúncio da Vida / aos míseros mortais /
mercê não merecida / por nossos pobres pais.

Dirigente: Pelo sinal da Santa Cruz, livra-nos DEUS nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém!

Dirigente e Todos: Santo! Santo! Santo! Senhor Deus do Universo, o Céu e a terra proclamam a Vossa Glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!

D: Abri, Senhor, os nossos lábios.

T: Para que proclamemos as maravilhas do Vosso Natal!

D: Purificai o nosso coração, iluminai nosso entendimento, fortalecei nossa vontade.

T: Para que a nossa oração Vos seja agradável e nos alcance as Vossas graças.

D: Ó Virgem bendita e gloriosa Mãe de Deus, eis-nos prostrados aos vossos pés a fim de vos declararmos o nosso amor.

T: Cheios de santa alegria contemplamos as copiosas graças e os privilégios singulares que vos foram concedidos em vista da Encarnação do Filho de Deus!

D: Rendemos graça ao Todo Poderoso que vos fez Mãe de Deus e que adornou o vosso coração virginal com o brilho de todas as virtudes, preparando para si uma digna morada!

T: Dai-nos, ó Mãe, imitar as vossas virtudes e assim nos prepararmos para acolher dignamente o vosso Filho Jesus que quer nascer em nós e entre nós. Amém!

Reza-se o Angelus com as 3 Ave-Marias:

D: O Anjo do Senhor anunciou a Maria,
T: E ela concebeu do Espírito Santo. Ave Maria...

D: Eis a serva do Senhor,
T: Faça-se em mim segundo a vossa palavra. Ave Maria...

D: E o Verbo Se fez carne,
T: e habitou entre nós. Ave Maria...

Oração final:

D: Deus Pai que estais no Céu,
T: Vós que mandastes o Vosso Filho à Terra;

D: Deus Filho
T: que agora em Maria tomais albergue conosco;

D: Deus Espírito Santo,
T: Vós que levais paz e consolação através do Advento;

D: Santa Maria, Mãe do Senhor,
T: que tão calorosamente guardais vosso Filhinho;

D: Santo pai José,
T: vós que agora com tão terna reverência conduzis a Mãe de Deus, com o Filho de Deus, deixai-nos ir convosco! / Queremos afastar para vós, ó Maria, todas as pedras do vosso caminho. / Queremos cantar à vossa Criança todos os cantos do Advento que conhecemos. / Queremos levar conosco as nossas lanternas, para que ninguém venha a tropeçar. / E o "Sanctus" cantam os Santos Anjos! / E as estrelas cintilam sobre nós! E a estrela de Belém em breve vai despontar!

D: Louvai a Deus, pois a festa do nascimento do Senhor já não esta longe! Amai a Deus, pois Maria não precisa mais procurar longe albergue!
T: Nossos corações já estão abertos de par em par!

D: Agradecei a Deus, porque nos chamou como os pastores, para estarmos bem perto d’Ele quando ressoar o Glória dos Anjos; pois ELE está aqui!”
T: Amém!

Dir. e Todos: Santo! Santo! Santo! Senhor Deus...

D: Com vosso Filho, ó Mãe Pia!
T: Abençoai-nos, ó Virgem Maria!

28 de agosto de 2018

Dom Athanasius sobre caso Vigano

Para ver matéria completa das Palavras de Dom Athanasius sobre caso Viganò entre neste link do site Frates in Unum

 
Esses apelos por tolerância zero e pedidos de perdão se tornarão críveis somente se as autoridades da Cúria Romana lançarem as cartas à mesa, dando nome e sobrenome de todos aqueles na Cúria Romana – independentemente de seu posto e título – que acobertaram os casos de abusos sexuais de menores e de subordinados."

21 de agosto de 2018

Como viver o silêncio de Maria?

O livro de Reis narra que Elias não escutou a voz do Senhor DEUS no barulho da tempestade, mas sim em uma brisa ligeira (cf. 1Rs 19,12).

De fato, é necessário o silêncio para ouvir a voz de DEUS, porque DEUS fala no íntimo de nosso coração, e em nossa consciência.

A Santíssima Virgem Maria com certeza estava em oração no momento em que o Anjo Gabriel veio-lhe ao encontro. Interessante que no Evangelho não diz que Nossa Senhora assustou-se com a presença do Anjo, mas que ela perturbou-se, por sua humildade, com as palavras dele, que a chamava de "Cheia de Graça".

Isso significa que Maria estava tão acostumada com a presença angélica, que eles "entravam" e "saíam" (cf. Lc 1, 28.38) de onde ela estava, e isso não a incomodava; e ela vivia em um profundo silêncio unitivo com Deus. Por isso que Santo Efrém afirma que o Verbo, em Sua concepção, entrou pelo ouvido de Maria, porque ela realmente ouviu a Palavra de Deus, e a pôs em prática.  "... bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus e a observam!" (Lc 11,28).

São Tiago já dizia em sua Carta: "Se alguém não cair por palavras, este é um homem perfeito, capaz de refrear todo o seu corpo" (Tg 3,2b).

Só daí percebe-se que esta virtude não é tão fácil, mas ao mesmo tempo é muito importante, e por isso, devemos buscá-la com muito afinco!

Todas as virtudes requerem de nós um:
- esforço diário
- que parte de uma determinação da vontade.

Além disso, é preciso ter em mente que:
- aquilo que se busca é um bem,
- que é preciso desejar lutar para alcançar esse bem,
- e é preciso fazê-lo com todas as forças ao nosso alcance, sem desanimar com as dificuldades, ou mesmo com as quedas.

Mas por que é tão difícil fazer silêncio? É porque é muito difícil ficar sozinho conosco mesmo, com os nossos pensamentos. Se por um lado, o silêncio sugere recolhimento e paz, para algumas pessoas pode lembrar solidão e medo, justamente porque o silêncio e a solidão, nos fazem olhar para nós mesmos.


O Silêncio está relacionado a muitas virtudes, como por exemplo:

- humildade (devemos calar diante de uma situação que poderíamos dar a nossa opinião, porque somos sempre tentados a nos mostrar espertos, inteligentes diante das outras pessoas, e isso é sinal de vaidade e orgulho);

- temperança, em especial a modéstia (a pessoa temperante e modesta é sempre mais silenciosa, fala nos momentos certos porque não gosta de chamar a atenção para si);

- sabedoria (há "tempo de falar e tempo de calar" diz o Livro do Eclesiastes 3,7, assim, é preciso saber o momento certo de falar, de dar a própria opinião, de fazer pergunta, de dar conselhos, etc.)

A Virgem Maria não comentou nada sobre a Anunciação a seus parentes, nem mesmo a São José:  “guardava estas coisas, conservando-as em seu coração” (Lc 2, 51). Os Evangelistas conservaram pouquíssima palavras dela. Isso porque DEUS esconde Seus mais preciosos tesouros!

Todos os grandes santos, místicos e doutores espirituais prescreveram o silêncio como um meio seguro para a santidade... O silêncio é necessário para escutarmos as moções do Espírito Santo e para recebermos e preservamos a graça. Vários deles deixaram frases ou escritos sobre o Silêncio; vejamos algumas:

São Maximiliano Maria Kolbe dizia: "Onde não há silêncio, falta a graça de Deus".

Santa Teresa d'Ávila"Na esperança e no silêncio está a minha fortaleza".

Santa Faustina é um santa que falou muito sobre o silêncio. Em seu Diário há diversas passagens sobre o assunto:


"A religiosa que não sabe calar-se, nunca atingirá a santidade" (Diário 118).

"Para ouvir a voz de Deus, é preciso ter o silêncio da alma e calar-se" (D. 118).

"Pode-se falar muito e não interromper o silêncio e, ao contrário, pode-se falar pouco e sempre romper o silêncio" (D. 118).

"Deus não Se comunica à alma tagarela... a alma tagarela é vazia interiormente" (D. 119).

"A alma tagarela nunca atingirá a santidade" (D. 477).

"A alma silenciosa é forte" (D. 477).

"Os lábios selados são como ouro fino e testemunham o silêncio interior" (D. 552).

"O silêncio é uma linguagem tão poderosa que atinge o trono de Deus" (D. 888).

"A paciência, oração e silêncio: eis o que fortalece a minha alma" (D. 944).

Santa Edith Stein: "Quanto mais se resiste no silêncio, menos se sente o mal."

Santa Elizabeth da Trindade: "A alma necessita de silêncio para concentrar-se na oração."

Santa Clara de Assis: "O silêncio é a linguagem de quem ama."

São Francisco de Assis: "Pregue o Evangelho em todo o tempo. Se necessário, use palavras."

São Francisco de Sales: "O bem não faz barulho, e o barulho não faz bem."

Santa Teresa de Calcutá: "Deus se manifesta no silêncio."

São João Paulo II: "Só no silêncio o ser humano consegue escutar no íntimo da consciência a voz de Deus, que verdadeiramente lhe faz feliz."

Padre José Carlos, eremita: "Se nossas palavras não são fruto do silêncio, podemos nos tornar incoerentes."

Provérbio árabe: "A palavra é prata. O silêncio é ouro."

Autor desconhecido: "Falar é próprio dos homens. Calar é próprio dos Anjos.
A palavra é do tempo. O silêncio da eternidade."

No livro "Imitação de Cristo" também tem várias passagens sobre o assunto:

"Quisera muitas vezes ter calado e não ter estado entre os homens... por que raramente voltamos ao silencio sem dano para a nossa consciência." (Imitação de Cristo)

"No silêncio e quietação aperfeiçoa-se a alma devota e penetra os segredos das Escrituras."  (Imitação de Cristo)


"No silêncio das criaturas, Deus fala ao coração"  (Imitação de Cristo)


"Quanto aproveita à alma, a graça conservada em silêncio"  (Imitação de Cristo)


"O falar muito dissipa o coração e este perde preciosidades contidas em seu interior" (F. Suárez, “La Virgen Nuestra Señora”).



Para se viver o silêncio de Maria, é preciso:
- Não criticar, não fazer comentários dos pecados ou defeitos dos outros (principalmente de sacerdotes);
- Fugir de conversas que não edificam;
- Não reclamar (muito menos murmurar ou xingar);
- Mortificar a curiosidade de perguntar algo sobre a vida dos outros;
- Refrear a vaidade de contar algo de si, ou de dar a opinião sobre algum assunto;
- Exercitar-se em não ligar a televisão, ou escutar música, quando estiver sozinho;
- Além disso, é imprescindível ter intimidade com a Mãe Santíssima, através da oração do Santo Rosário, novenas, Sacramentais. E isso é um exercício diário.


E para todos estes pontos, o exame de consciência, o propósito de mudança e o esforço diário contam muito!!!

No conhecido texto "O segredo de Maria", diz entre outras coisas:



"Trabalhe e reze.
Fique em silêncio, reze, ame e reze.
Escute e reze.
Não discuta, não queira ter razão: cale-se...
Quando você fala, Deus se cala".

21 de agosto é dia de Nossa Senhora do Silêncio. Relato da Aparição de Nossa Senhora, sob o Título de Nossa Senhora do Silêncio, na Irlanda. Clique aqui.


E dia 7 de maio é dia mundial do silêncio.



Oração à Virgem do Silêncio


"Santa Virgem Maria, modelo das almas contemplativas, ensinai-nos a guardar nosso recolhimento no meio das agitações da vida.

Preservai-nos tanto da febre da atividade excessiva, como dos retraimentos do egoismo.


Que jamais o ruído das coisas que passam nos faça esquecer a silenciosa Presença d'Aquele que mora em nós.


Que jamais a fascinação das coisas visíveis nos afaste o coração dos esplendores do mundo invisível.


Desenvolvei em nós o gosto do Silêncio, e ensinai-nos, a vosso exemplo, a fazer do nosso coração uma comunhão fiel com a vontade do Pai, para o humilde serviço de Jesus nas almas. Ámen.



Oração ao Santo Anjo do Silêncio


"Senhor e Deus, deixa que o Vosso Anjo do silêncio habite entre nós, a fim de que nos tornemos internamente silenciosos, de bom grado fiquemos em silêncio, de bom grado contemplemos a eternidade, a fim de que aprendamos a escutar, a observar Vossa palavra, e a encontrar-Vos em um amor silencioso, oferente e santo. Amen." 

3 de agosto de 2018

A Doutrina da Igreja sobre a Pena de Morte

A Doutrina da Igreja sobre a Pena de Morte na explicação do padre Paulo Ricardo.

Apesar do vídeo ser um pouco antigo, explica bem o assunto para o tempo atual, quando o Papa Francisco alterou o artigo do Catecismo da Igreja Católica sobre o assunto.



Oremos pela Santa Igreja e pelo Santo Padre,
porque os tempos são difíceis!!!

2 de agosto de 2018

Nossa Senhora Rainha dos Anjos, a Porciúncula e o Perdão de Assis




Dia 02 de agosto é comemorado em toda Igreja a Festa de Nossa Senhora Rainha dos Anjos e o Perdão de Assis.

Esta piedosíssima tradição - como tantas outras - tem sua origem com São Francisco de Assis.

Conta a Legenda Franciscana que em uma noite do Ano do Senhor de 1216, São Francisco, mergulhado em oração e contemplação, na Igreja da Porciúncula, entrou em êxtase. A pequenina Igreja foi invadida por uma grande luz, e o Santo viu sobre o altar Cristo, e à direita, Sua Mãe Santíssima, cercada por uma multidão de Santos Anjos. Francisco prostrou-se com o rosto no chão e adorou o Senhor.

Então, eles lhe perguntaram o que ele queria para a salvação das almas. Francisco respondeu: "Santíssimo Pai, embora eu seja um mísero pecador, Vos peço para todos que, arrependidos e confessados, que vierem visitar esta Igreja, seja concedido o perdão total e generoso, com a remissão completa de todas as culpas."

O Senhor respondeu: "Aquilo que tu pedes, ó Francisco, é muito grande, mas de maiores coisas você é digno, e maiores você terá. Acolho esta tua oração, mas na condição que tu pergunte ao Meu Vigário na terra, da minha parte, esta indulgência."

Francisco apresentou-se assim ao Papa Honório III, que naqueles dias estava em Perúgia e com humildade lhe contou a visão que teve. O Santo Padre ouviu-o atentamente, e depois de algumas dificuldades, deu a aprovação, perguntando-lhe: "Por quantos anos você quer esta indulgência?" Ao que Francisco respondeu: "Santo Padre, não peço anos, mas almas!"

E feliz dirigiu-se para a porta, mas o Pontífice o chamou: "Mas como! Você não quer documentos?!" E Francisco respondeu: "Santo Padre, me basta a vossa palavra. Se esta indulgência é de Deus, Ele pensará como manifestar a Sua Obra. Não preciso de nenhum documento. Esta carta deve ser a Virgem Maria, Cristo seu notário e os Santos Anjos as testemunhas."

E assim, as mesmas graças de Indulgência - sob as condições necessárias para obtê-la - que todas as pessoas que peregrinavam até Roma conseguiam, também foi concedida a todos os que fossem à Porciúncula.

Depois, esta Indulgência do Perdão de Assis, passou a ser para todas as Igrejas Franciscanas do mundo. E mais tarde, o Santo Padre Papa Paulo VI, estendeu este Dom para toda Igreja. Assim, toda pessoa que visitasse - desde o meio-dia de 01 de agosto até a meia-noite de 02 de agosto - uma Capela, Igreja, Santuário, pode alcançar o Dom da Indulgência Plenária; mas sob as mesmas condições habituais. Veja mais abaixo.

Assim, o que tornou conhecido em todo o mundo a Porciúncula, foi este singular previlégio, que atende pelo nome de Perdão de Assis, realizado na Festa de Nossa Senhora Rainha dos Anjos.

Esta pequenina Igreja da Porciúncula - que hoje se encontra dentro da Basílica de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, em Assis - foi o berço da Família Franciscana. Lá São Francisco recebeu muitas graças.  Lá morou com seus primeiros frades. Lá cortou os cabelos de Santa Clara e a consagrou como Esposa de Cristo. E foi neste solo sagrado que os Santos Anjos vieram buscar sua alma para levá-la ao Céu.


Diz na Legenda Maior 2,8: "O santo homem amou este lugar mais do que os outros lugares do mundo; pois aqui ele começou humildemente, aqui ele progrediu virtuosamente, aqui ele terminou de maneira feliz, e na morte recomendou este lugar aos irmãos como o mais caro à Virgem".



O pai Seráfico dizia a seus frades: "Cuidai, filhos, para nunca deixardes este lugar. Se fordes expulsos por uma parte, entrai de novo por outra; pois este lugar é verdadeiramente santo e habitação de Deus. Aqui, quando éramos poucos, o Altíssimo nos aumentou; aqui, com a luz de Sua Sabedoria, ele iluminou os corações de seus pobres; aqui, com o fogo do seu amor, inflamou as nossas vontades. Quem rezar aqui com o coração devoto obterá o que pedir, e aquele que o ofender será mais gravemente punido. Por esta razão, filhos, tende em toda honra este lugar da habitação de Deus." (I Celano, 106)

"Francisco, o servo de Deus, pequeno de estatura, humilde de espírito, menor por profissão, enquanto vivia no mundo, escolheu do mundo para si e para os seus uma 'pequena porção' (...). Desde os tempos antigos se chamava Porciúncula o lugar que devia caber por sorte àqueles que absolutamente nada desejavam ter no mundo." (II Celano, 18)

Não se sabe com certeza a origem desta Capela, que foi doada pelos Beneditinos à São Francisco, mas segundo a tradição, foi construída por um grupo de peregrinos que voltavam da Terra Santa, e que nela era venerada uma relíquia do túmulo de Nossa Senhora.

Conta-se que quando os fiéis se reunião lá para rezar, era possível a alguns, ouvirem os Coros dos Anjos, e foi daí que se originou a denominação Nossa Senhora Rainha dos Anjos, que anos mais tarde deu nome à Basílica que cobre a pequena Capelinha da Porciúncula.

Já a data de 02 de agosto, foi determinada para celebrar Nossa Senhora dos Anjos, porque foi neste dia que São Francisco recebeu a indulgência do Perdão, que anos mais tarde veio a ser celebrado por toda a Santa Igreja por um decreto do Papa Pio XII.

CONDIÇÕES PARA RECEBER A INDULGÊNCIA PLENÁRIA DE PERDONO D'ASSISI
(para si ou para os falecidos)

Tal indulgência é lucrável, para si ou para as almas do Purgatório, para todos os fiéis que, a partir do meio-dia de 1º de agosto até meia-noite de 02 de agosto, visitar uma Igreja Franciscana, qualquer outra Basílica Menor, Catedral ou Igreja Paroquial.

As condições para adquirir o Perdão de Assis são aquelas prescritas para todas as Indulgências Plenárias, a saber:

1. Confissão Sacramental para estar na Graça de Deus (nos oito dias anteriores ou posteriores) e rejeição a qualquer pecado;
2. Participação na Santa Missa com Comunhão Eucarística;
3. Visita à igreja da Porciúncula (ou conforme explicado acima) e recitar algumas orações. Em particular:
4. Rezar nas intenções do Santo Padre, o Papa (Credo, o Pai Nosso, Ave Maria e Glória), para reafirmar a sua pertença à Igreja, cujo fundamento e centro visível de unidade é o Romano Pontífice.

Oração a Nossa Senhora Rainha dos Anjos


Augusta Rainha dos Céus e Senhora dos Anjos, vós que recebestes de Deus o poder e a missão de 'esmagar' a cabeça de satanás, humildemente vos rogamos, que envieis as Legiões Celestes, para que às vossas ordens, persigam os demônios, combatendo-os por toda parte, reprimam sua audácia, precipitando-os no abismo. Quem como Deus?! Ó Bondosa e Carinhosa Mãe, vós sereis sempre o nosso amor e a nossa esperança! Ó Divina Mãe, enviai os Santos Anjos em nossa defesa, afastando para longe de nós o cruel inimigo. São Miguel e todos os Santos Anjos, combatei e rogai por nós! Amen.

1 de agosto de 2018

As lágrimas da Vocação

Imagem do filme: Santa Teresa dos Andes.
Agosto: Mês vocacional!

Queremos, logo no início deste mês, tratar de um assunto muito oportuno: as dificuldades encontradas no início do caminho vocacional.

Este artigo quer ser um estímulo para todos os(as) jovens vocacionados(as) que lutam para realizar a sua vocação, mas não tem o apoio de suas famílias, ou mesmo sofrem pressão psicológica e perseguições, e não sabem a quem recorrer.

Uma frase muito interessante no Evangelho de Mateus é: "Muitos são os chamados, poucos os escolhidos." (Mt 22,14). Mas... o que significaria isso?

Santo Agostinho dizia: "Tenho medo da Graça que passa!" A vocação é um precioso tesouro, e é algo que deve ser levado muito a sério, pois muitos jovens acabam "perdendo" a sua vocação porque não conseguem discerni-la, ou mesmo porque são impedidos de vivê-la.

É claro que DEUS nunca volta atrás no Seu chamamento, e além disso existem pessoas que são chamadas até com mais idade (cf. Mt 20,1-16), mas também pode acontecer que a pessoa chamada perde as oportunidades e a possibilidade de realizar a própria vocação... às vezes por culpa própria, mas às vezes por culpa alheia.

Se por exemplo, esta pessoa que tinha um chamado de DEUS à uma vida consagrada, não realizou a sua vocação religiosa, e abraça a vida matrimonial, provavelmente ela não se sentirá completamente realizada, e assim também não será capaz de fazer o seu cônjuge feliz.

Santo Afonso Maria de Ligório e outros santos eram de opinião que não viver a vocação que DEUS escolheu para nós, seja ela religiosa ou matrimonial, é afastar-se da Graça de DEUS e colocar em risco a salvação da própria alma. É claro que não significa que a pessoa será condenada ao inferno - ainda mais quando ela não teve culpa disso - mas, encontrará mais dificuldades, porque a vocação escolhida por DEUS daria a esta pessoa mais graças e os auxílios necessários para sua santificação e salvação, porque o jugo do Senhor é suave e leve, ao passo que o nosso jugo é pesado.

O que deve fazer um jovem que sente dentro de si um chamado de DEUS para a vida consagrada?

1.    Silêncio: Vocação é como um perfume raro e caro, que se abre somente em ocasiões especiais. A princípio, não espalhe para todo mundo sobre sua vocação, nem mesmo para os seus familiares, mesmo que você ache que eles serão favoráveis. Procure um santo, sábio, maduro e piedoso Sacerdote para diretor espiritual.

E se você suspeita que sua família será contra sua vocação, o melhor seria não contar nada a eles até que você tenha discernido com segurança o caminho que deve tomar, ou o lugar que irá ingressar, e que já tenha um bom diretor espiritual o acompanhando.

Quanto ao fato de a família ser contra a vocação, lembre-se que o próprio JESUS disse: "os inimigos do homem serão os de sua própria casa..." (cf. Mt 10, 35 ss). Santo Tomás de Aquino dizia que "não somos obrigados a obedecer os progenitores quando eles são contra a nossa vocação". E Santo Afonso Maria de Ligório, mestre da Vida Espiritual, e tantos outros santos, afirmavam o mesmo. Quantos santos que conhecemos, que tiveram que fugir de casa, para realizar sua vocação!

2.   Vida de oração: Se para todo cristão, a vida de oração é fundamental, muito mais para quem é chamado para uma consagração especial. Na medida de suas possibilidades, faça uma 'Ordem do dia' para que você possa distribuir os momentos de oração entre suas ocupações. O tempo é algo muito importante, que deve ser bem aproveitado. E só é bem aproveitado se a pessoa dá valor àquilo que ela busca. A disciplina na vida de oração é importante para a perseverança. Vida de oração pode abranger muitos tipos de orações e devoções, mas creio que as principais são: Adoração Eucarística silenciosa, Meditação da Palavra de Deus e o Santo Rosário (ou Terço).
Essas três são as principais, mas não as únicas... não fique preso somente nestas, oração nunca é demais! Mas seja sóbrio, equilibrado, que tudo seja feito dentro das possibilidades da sua vida; não adianta rezar muito, mas rezar mal, ou não adianta rezar muito se deixa seus deveres a cumprir.

2.    Sacramentos: Não menos importante que a Vida de Oração é a vivência dos Sacramentos, claro! E em especial o Sacramentos da Reconciliação e da Eucaristia (Santa Missa).

Para um vocacionado que realmente quer se fortalecer na sua vida espiritual, e ter o discernimento correto de sua vocação, deve buscar a confissão no mínimo uma vez por mês!

Com o tempo, e com o amadurecimento na vida espiritual, a pessoa verá que este intervalo cairá até para uma semana, ou menos.

Alguém poderia perguntar: mas se a pessoa está crescendo na vida espiritual, como ela deverá ter que confessar mais vezes, não deveria ter menos pecados? Mas a questão aqui é justamente o contrário... na verdade, somos grandes pecadores, mas não enxergamos nossas faltas justamente porque estamos longe da Luz de DEUS. Assim, quando vamos nos aproximamos d'Ele, enxergamos melhor as manchas da nossa alma, e queremos nos livrar delas o mais breve possível.

Os Santos se confessavam com muita frequência. Dizem que São Leonardo de Porto Maurício, confessava-se quase todos os dias. Isto não é de se admirar já que a Palavra de DEUS diz que "o justo cai sete vezes ao dia". Entretanto, devemos ter cuidado neste ponto, para não cair em escrúpulos, ou uma busca espiritual imatura da santidade... ainda não chegamos ao patamar dos santos!

Também a Santa Missa diária é de fundamental importância! É claro que aí entra as possibilidades de cada pessoa, mas se a pessoa pode ir a Santa Missa diariamente, e não vai porque não tem vontade, pode ser um sinal de que ela não está buscando fazer a vontade de DEUS, mas buscando na vida consagrada apenas uma realização pessoal.

3.    Buscar a própria conversão diriamente: "Sede perfeitos como vosso Pai do Céu é perfeito" (Mt 5,48). "Sede santos como Eu sou Santo, diz o Senhor" (I Pd 1,16). A santidade deve ser a aspiração 'obrigatória' de todo cristão, e mais ainda da alma vocacionada à vida consagrada. E isso passa pelos pequenos fatos do dia-a-dia. Assim, um jovem vocacionado não deve esperar o dia em que entrar para a vida religiosa para começar a buscar a santidade.

Entretanto, buscar a santidade, não é já ser santo, e nem fazer cara e postura de santo. Santidade não são atos externos de piedade, santidade é basicamente humildade, caridade e pureza de intenção e de vida. Não adianta ser bem santinho na Igreja e o oposto em casa... É claro que em um ambiente religioso, na Igreja, a pessoa tem mais possibilidade de se manter equilibrado, e talvez em sua própria casa, onde já se está acostumado e se sente à vontade, tendo mais liberdade com os familiares, acaba-se por perder a paciência mais vezes... mas é preciso que se tenha claro que isto não é o ideal, e que temos que buscar sempre a própria conversão, e lutando verazmente contra a hipocrisia, para não se tornar um contratestemunho dentro da própria casa.

Isso me faz lembrar um provérbio muito interessante: "Quando estiver sozinho, vigia teus pensamentos. Em família, sua tolerância. Em sociedade, tua língua."

Pode acontecer também que o jovem que está no início de sua conversão - deparando-se pela primeira vez com toda a realidade da fé, da busca de santidade -, e tem uma família que está distante da fé, começa a cobrar de todos a conversão. Mas não é esse o caminho; cada um tem o seu tempo.

Frequentemente, este jovem passa a ter postura de piedade, mas ainda está bem longe de ser o que deseja ser. Este tipo de "hipocrisia sem-intenção" é muito comum de acontecer, e é reflexo de uma imaturidade. Por isso, é necessário buscar a própria conversão pessoal somente... a oração, a compreensão, o silêncio e o testemunho, são o melhor canal de conversão para a própria família.

São Francisco de Assis dizia: "Cuidado com a sua vida, talvez ela seja o único evangelho que as pessoas vão ler!" E dizia ainda a seus frades: "Pregue o Evangelho em todo o tempo, se necessário, use palavras!" Ou seja, o importante não é parecer santo, nem "pregar como santo", mas buscar a santidade. Não se deve exigir a santidade dos outros, principalmente porque nem nós mesmos ainda o somos.

5.   Foco: Talvez não seja bom ficar procurando de mais, olhando várias Congregações ou Comunidades religiosas! Não existe lugar perfeito! O jovem que procura conhecer muitos lugares, pode correr o risco de não se decidir por nenhum, ou de decidir errado, pois acaba se iludindo, almejando uma Comunidade formada pelos pontos positivos de todas as quais passou ou conheceu...

Ou pode acontecer ainda de que a pessoa queira "fundar a própria Comunidade", justamente porque não achou nenhuma que lhe agradasse. O que, é claro, não seria certo! A fundação de uma Comunidade não é a mesma coisa que a formação de um Grupo de oração.


De qualquer forma, é necessário ter a confiança de que DEUS vai encaminhar para o lugar que ELE escolheu para o vocacionado, seja onde for! E para isso é preciso oração e confiança!

É claro que não é totalmente errado conhecer alguns lugares, mas pontuamos somente que a pessoa tenha em mente que, olhando vários lugares, o risco de ficar em dúvida e de confundir pode ser maior, visto que todos os lugares vão ter coisas boas e ruins... E aí corre-se o risco de querer um lugar com as coisas boas de cada um que se conheceu... e esse lugar não existe... perfeito só o Céu!

6.   Não ter ilusão. Uma Comunidade religiosa não é uma reunião de pessoas santas, mas de pessoas comuns como todos nós, de pessoas pecadoras que estão buscando a santidade. (E olha que, infelizmente, encontram-se também muitos que não estão buscando a santidade; e isso torna a vida comunitária uma grande escola de paciência e caridade).

Mas, enfim, pode até ser que você tenha a graça de entrar em uma Comunidade ou Convento que tenha um santo, mas, na maioria das vezes não é assim, e você precisará ter a maturidade para enfrentar isso. Santa Terezinha afirmou: "Ilusões?! DEUS me concedeu a graça de não ter nenhuma. A vida religiosa deparou-se tal qual eu havia imaginado, com todas as suas dificuldades!" E sabemos o quanto ela sofreu na vida comunitária!

Muitos jovens pensam que têm vocação, mas no fundo, não têm, e  mesmo que não percebam, a busca da vida consagrada é apenas a fuga de uma realidade (física, moral, emocional ou espiritual) que estão vivendo.

Você deve buscar a vida consagrada para responder a um chamado de DEUS, e para colocar sua vida à disposição, para que os outros encontrem a DEUS, e assim encontrem a felicidade eterna, que não se encontra nesta terra. Assim, você não vai buscar em primeiro lugar a sua felicidade, mas fazer a Vontade de DEUS; sua felicidade é consequência do cumprimento da Vontade de DEUS. Isto vale para qualquer vocação, inclusive a matrimonial.

Geralmente nas portas de alguns Mosteiros é escrito. "Aqui é a Casa de DEUS e a porta do Céu!" Sim, a vida religiosa é um céu, mas não um céu no sentido de que não haja dificuldades e tribulações, mas um céu no sentido de que a pessoa vai viver ali só para DEUS. Creio que esse, se não é, deveria ser o verdadeiro significado desta frase.

Talvez, as dificuldades serão até maiores que no mundo, mas a pessoa também terá mais forças e graças para carregar a sua cruz.

Muitos pensam que dos 3 Votos comuns à vida consagrada, os mais difíceis de se viver são os Votos de Castidade ou Pobreza. Pode até ser que seja, para uma pessoa ou outra, mas pode ter certeza que, a Obediência sempre estará junto de um destes, pois a Obediência é o cerne da vida consagrada, porque ela toca o mais profundo do nosso ser, caído pelo pecado original e ferido pelo orgulho. E ser obediente é seguir até a morte de si mesmo, de suas vontades, de seu egoísmo, por amor a DEUS e ao próximo (cf. Fil 2,8; Jo 15,13). Só obedece perfeitamente quem deseja fazer tudo por amor a DEUS, enfim, quem ama e é humilde.

E sobre isso, veja o que Santa Faustina dizia: "O demônio pode ocultar-se até sob o manto da humildade, mas não pode vestir o manto da obediência" (Diário 939). Mas por quê? Justamente porque a obediência é a "verdadeira" humildade. Muitas vezes acontece de um pessoa parecer humilde, mas na verdade não o é. Ter atitudes para aparentar-se humilde diante dos outros, pode ser fruto de uma carência e imaturidade (querer ser amado pelo Superior ou pelos Irmãos), ou fingimento e hipocrisia (querer ser considerado bonzinho e santo). Assim, a obediência revela a verdadeira humildade, porque a pessoa tem que ceder as próprias opiniões e razões, para aceitar a de outrem.

E como se sabe se é ou não humilde? Um exemplo: Imagine que alguém é humilhado publicamente, com certeza esta pessoa vai sofrer dentro de si, mas cada pessoa reagirá de uma maneira diferente à humilhação. Se a pessoa é verdadeiramente humilde, ela não sofrerá tanto. Se a pessoa for muito orgulhosa, ela sofrerá muito com aquela humilhação. Assim, a 'medida' que a pessoa 'sente' a humilhação é a 'medida' do orgulho que ainda tem dentro dela. O verdadeiro humilde é indiferente tanto aos elogios quanto às humilhações.

A vocação é um Dom de DEUS, que a pessoa pode "perder" se não o cultivar, e até mesmo depois de já estar anos e anos vivendo como consagrado; por isso, é preciso lutar a cada dia para perseverar, e não se deixar levar pela rotina e pela tibieza.

Aqui, não nos referimos a "perder a vocação" no sentido de que ela não teria mais vocação, porque aquele chamado de DEUS é como um sinal, que a pessoa terá por toda a eternidade, mas dizemos "perder" a possibilidade de realizá-la ou de perseverar nela; e isso é o pior! Assim, siga os conselhos citados anteriormente.

Se você tem um Testemunho relacionado a estes pontos acima em sua caminhada vocacional, ou mesmo outro ponto relacionado à sua vocação à vida consagrada, e quer publicar aqui em nosso Blog, envie para nós, ele será avaliado, e poderá ser publicado; mas de qualquer forma te responderemos, mesmo que seja privadamente.

Enfim, queremos deixar aqui um alerta aos pais ou responsáveis, principalmente os que não aceitam, ou duvidam, da vocação de seus filhos, ou dependentes.

Santa Ana e São Joaquim, pais de Nossa Senhora,
 levando-a ao Templo para se consagrar a DEUS,
aos 3 anos de idade, conforme a Sagrada Tradição.
Se vocês realmente amam seus filhos, netos, afilhados, sobrinhos, etc., que se dizem vocacionados, não tentem impedi-los de viver a vocação ou de buscar compreendê-la. Ao contrário, apoiem, ajudem, façam de tudo para que eles descubram qual é a verdadeira vocação deles, e para onde é que DEUS os chama. E mesmo se vocês não concordam com a vocação deles, ou pensam que é uma empolgação, uma imaturidade da adolescência, uma birra, ou uma fuga... mesmo assim, ajude-os a procurar um bom Sacerdote que possa auxiliá-los a discernir este anseio.

Mas por que digo isso? Tenham certeza de que:

- Se este jovem não tiver vocação, mas durante todo o processo de discernimento, teve o apoio da família - ele voltará logo para casa! Não ficará com vergonha de voltar, não ficará com receio da família 'jogar tudo na cara' dele, dizendo: "Viu! Falei que você não tinha vocação!" Quando ele perceber que se enganou, ele voltará logo para casa, para recomeçar em outro caminho.

- Se este jovem não tiver vocação, mas nunca teve apoio da família para o discernimento da vocação, e só ouviu críticas e chantagens emocionais - mesmo frustrado, ele vai ter receio de voltar pra casa, pois sabe que irá ouvir da família mais críticas e acusações. E pode ser que fique na vida religiosa ainda muito tempo... e depois de muitos anos, quando não aguentar mais, resolva sair e voltar pra casa... mas aí poderá já ser tarde para muitas coisas, como estudo, matrimônio, trabalho... e será bem pior.

- Se porventura, este jovem ou esta jovem, tiver uma verdadeira vocação, e vocês o apoiarem, vocês estarão contribuindo não só para a felicidade dele, mas para a salvação de muitas almas para as quais ele será canal de DEUS. E você, como pai, mãe, ou responsável, receberá de DEUS as bênçãos por tê-lo apoiado, inclusive tendo a grande felicidade de poder ser o pai ou mãe de um(a) santo(a).

- Se este jovem tiver verdadeira vocação, e você impedir ou atrapalhar a vocação dele, saiba que vocês estarão frustrando uma pessoa para o resto de sua vida, e mais, saiba que, na vida eterna, DEUS lhes pedirá conta da vocação que vocês atrapalharam de ser vivida, e de tantas outras almas que se salvariam por intermédio desta vocação. Isto é muito sério! (cf. Lc 9,57,62; 11,50-52), pois vocês estariam lutando contra a vontade do próprio DEUS. (cf. Atos 5,38-39).

E, como disse no início, a pessoa que está fora de sua vocação, corre muito mais o risco de se perder, de perder a própria alma, estando fora daquele caminho que DEUS traçou para ela; por isso, ocorrem muitos fatos de pessoas que abandonaram a vida religiosa ou consagrada, seja por culpa própria, seja por pressão da família, e se tornaram pessoas bem piores, chegando a cometer até atos contrários à fé, à moral, e passar até uma depressão, chegando ao suicídio.

Que DEUS ajude que os jovens que lutam por sua vocação, contra tudo e contra todos, tenham a força, a coragem, a sabedoria, o amor e a humildade para tudo superar. Amém.


Queremos indicar estes filmes abaixo, para os vocacionados à vida consagrada feminina:

- O filme de Santa Teresa dos Andes é belíssimo, e vale à pena adquirir. No Brasil é vendido pelas "Paulinas Editora" em 3 volumes.

- O filme "The Nun's Story", no Brasil chamado: "Uma cruz à beira do abismo", é um excelente filme de reflexão sobre as dificuldades da vida religiosa, principalmente sobre a obediência.


Detalhe: os dois filmes são baseados em fatos reais.