11 de abril de 2017

Santa Gemma Galgani

Apresentamos hoje uma breve exposição da vida de Santa Gemma Galgani, uma das patronas do nosso Blog.

Alma mística, viveu de maneira especial a «Passio DOMINI». Ela teve todos os sinais da Paixão de Jesus, desde o suor de sangue, e as marcas da flagelação e da coroação de espinhos, até as chagas, inclusive a do coração.

Se ela chegava muito perto do Sacrário, suas vestes, na região do coração, começavam a queimar-se, pelo fogo do amor que ela tinha a Jesus.

De fato, após sua morte, verificaram, pela autopsia, que seu coração era muito maior que o volume normal, e tinha afastado do lugar algumas costelas. Ela bem dizia que sentia-se que seu coração não cabia no peito, pois Jesus tinha colocado o Amor d'Ele dentro do seu pequenino coração.

Assim, atrás de uma singela e modestíssima aparência, esconde-se uma santa extraordinária, que convivia com os Santos Anjos e Santos de uma maneira extremamente familiar... Uma verdadeira mística, em pé de igualdade com os grandes santos da Igreja, como São Pio de Pietrelcina e muitos outros.
Gemma em êxtase

Gemma Maria Humberta Pia Galgani nasceu em 12 de março de 1878, em Camigliano, um vilarejo situado perto da cidade de Lucca, na Itália. Seu pai, era um próspero farmacêutico e descendia do Beato João Leonardi. Sua mãe era também de origem nobre. Mas muito mais nobres eram por serem profundamente cristãos e piedosos, sabendo educar seus filhos nos caminhos da santidade. Os Galgani formavam uma feliz família católica tradicional, que foi abençoada por Deus com oito filhos. Gemma foi a quinta filha, sendo a primeira menina.

Os sinais extraordinários, que mais tardes foram conhecidos, na verdade acompanharam a santa menina desde a infância, que via seu Santo Anjo da Guarda com frequência, de tal modo que pensava (assim como São Pio, e muitos outros santos também pensavam) que isto era algo normal, e que todas as outras pessoas também tinham visões e êxtases...
Santa Gemma aos 7 anos,
com sua irmã Angelina.

Aos 7 anos, quando recebeu o Sacramento da Crisma, enquanto estava em oração, ouviu Jesus lhe pedir, se Lhe davas sua mãe. A princípio exitou, dizendo: «Sim, mas se me levares  também.» «Não, respondeu Jesus, dá-Me tua mãe sem reservas. Agora ficas com teu pai. Te levarei para o Céu mais tarde.» Assim, ela fez o sacrifício de sua mãe, que morreu de tuberculose, pouco tempo depois.

Gemma foi estudar em um semi-internato, dirigido pelas monjas de Santa Zita. Lá ela se destacou entre as alunas, como piedosa e inteligente. Aos 9 anos recebeu a primeira Eucaristia (idade mais cedo do que a permitida na época). Ela suplicava: «Dá-me Jesus... e verão quão boa ficarei. Vou mudar bastante e não vou cometer mais nenhum pecado! Dá-me Jesus! O desejo tanto, não posso viver sem Ele!» Preparou-se para este tão grandioso e solene acontecimento. Fez sua Primeira Comunhão no dia 20 de junho de 1887, na Festa do Sagrado Coração de Jesus. Ela escreveu sobre este momento: «É impossível explicar o que se passou então entre mim e Jesus. Ele Se fez sentir, oh! tão fortemente na minha alma!»

Pais de Gemma
Em 1897 seu pai faleceu, deixando Gemma e o irmão na miséria, pois os credores e negociantes inescrupulosos, aproveitaram-se da extrema bondade do Sr. Erico Galgani. Gemma tinha apenas 19 anos, mas já tinha uma profunda experiência e amor no carregamento da Santa Cruz.

Por providência divina, para temperar cada vez mais sua alma no gozo da Santa Cruz, foram lhe surgindo várias doenças: uma curvatura na espinha, que lhe obrigou a usar um espartilho de ferro, que lhe causava muito sofrimento; uma meningite que a deixou temporariamente surda; grandes abscessos surgiram em sua cabeça, de modo que perdeu grande parte dos cabelos, e ainda uma paralisia em seus membros. Os médicos não conseguiam tratá-la de forma eficaz. Até que certo dia, acamada pela doença, lhe chegou às mãos a vida do então Venerável (hoje santo canonizado) Gabriel de Nossa Senhora das Dores, jovem passionista falecido em odor de santidade. Gemma, edificada pela leitura de sua vida, tornou-se devota fiel do Irmão Gabriel, como o chamava.

Assim, no dia 23 de fevereiro de 1899, à meia noite, ouviu perto de seu leito o tilintar das contas de um Rosário, e logo viu o Venerável Gabriel, que lhe aparecia, e lhe dizia: «Queres ficar curada? Reza com fé todas as noites ao Sagrado Coração de Jesus. Virei para rezar contigo a este Sacratíssimo Coração.» E assim se sucedeu, sendo que na Primeira Sexta-feira de março, no término da novena, Gemma ficava milagrosamente curada.

Agora, com perfeita saúde, ela poderia realizar um sonho que acalentou desde a infância, tornar-se monja... Mas Jesus tinha outros planos para sua vida.

Em 08 de junho de 1899, após a Santa Missa em que recebeu a Santa Comunhão, Jesus lhe disse que voltasse para casa, pois tinha uma grande Graça a lhe comunicar. Gemma voltou para casa e entrou no quarto. Logo que começou a rezar, entrou em êxtase... Sentiu uma grande contrição dos seus pecados. Nossa Senhora então lhe apareceu e disse: «Meu Filho Jesus te ama sem medidas e deseja te dar uma Graça. Eu serei uma Mãe para ti. E tu, serás uma verdadeira filha?» A Santíssima Virgem abriu seu manto, e com ele cobriu Gemma. A própria santa relata este momento:

«Naquele momento, Jesus apareceu com todas as Suas Chagas abertas, mas das Chagas não saíam Sangue, mas chamas de fogo. Num instante, aquelas chamas vieram tocar minhas mãos, meus pés e meu coração. Senti como se estivesse morrendo, e teria caído no chão, se minha Mãe não me tivesse segurado, enquanto todo esse tempo permaneci sob o seu manto.» Gemma ficou várias horas nesta posição até que Nossa Senhora beijou sua testa e desapareceu. Gemma então se viu de joelhos, mas ainda sentia uma dor indescritível nas mãos, pés e coração. Ao tentar levantar-se para ir ao leito, percebeu que saía sangue das partes onde sentia as dores. Ela os cobriu o máximo que pôde e só conseguiu subir à cama, ajudada por seu Santo Anjo da Guarda...

Algumas pessoas, incluindo sacerdotes e médicos, testemunharam este milagre dos estigmas, que se repetiram até o fim de sua vida. Uma testemunha ocular declarou: «Saía sangue dos ferimentos dela abundantemente. Quando ela estava de pé, chegava a gotejar no chão, e quando estava deitada, não apenas molhava os lençóis, mas encharcava o colchão todo.»

Estes sinais dos estigmas reapareciam particularmente quando Gemma entrava em êxtase durante as horas da Passio DOMINI (nas noites de quinta-feira pelas 20 horas até as 15 horas de sexta-feira), depois, pouco a pouco iam sumindo, permanecendo apenas uma macha, que ao chegar o domingo não deixava mais nenhum sinal.

Mas além desses estigmas, Gemma começou a manifestar também outros sinais extraordinários da Paixão, como as marcas da flagelação e coroação de espinhos e o suor de sangue, que brotava de seu corpo apenas de ouvir alguma blasfêmia.

Por causa destes sinais místicos, Gemma sofreu muito, pois no início, morava ainda na casa de umas tias, que por falta de discernimento, começaram a divulgar o fato, e chamar pessoas para vê-la em êxtase. Por este motivo, Gemma conseguiu, através de um sacerdote, o acolhimento na Casa de uma piedosa e rica família de 11 filhos, os Giannini. Assim, aos 21 anos foi acolhida pela Senhora Giannini, que mais tarde declarava sobre Gemma: «Posso jurar que, durante os 3 anos e 8 meses em que Gemma esteve conosco, nunca causou o menor problema em nossa família, e nunca vi nela o menor defeito!» Nesta casa, pode viver a piedade e o recolhimento. Jesus havia escolhido esta santa e piedosa família para proteger ali Sua Gemma dos olhares curiosos do mundo. Gemma desejava ardentemente ser religiosa passionista, mas por sua saúde frágil e por causa dos fenômenos místicos não conseguiu. Mas ela mesma profetizou que após a sua morte seria acolhida pelas monjas. De fato, após a sua morte ela foi revestida como monja passionista e hoje, seu corpo repousa no túmulo do Santuário de Santa Gemma Galgani, o Mosteiro Passionista, em Lucca, na Itália.
Padre Germano

A divina providência enviara a Gemma, um piedoso sacerdote passionista para ser seu diretor espiritual, o padre Germano de Santo Stanislau, a quem ela foi totalmente obediente. Este sacerdote logo percebeu que tinha sob seus cuidados uma alma virtuosa e extraordinária, que já tinha passado por todos os estágios da vida interior. Considerando sua vida extremamente santa e piedosa, e as coisas extraordinárias que ela lhe relatava com a maior simplicidade e naturalidade, ele obrigou-a a escrever sua biografia.



Com este diário, também aconteceu um fato extraordinário, narrado por seu diretor espiritual. O inimigo de Deus, enfurecido com este precioso escrito, que com certeza, muito bem faria às almas, tentou destruí-lo, levando-o para o inferno. É o próprio padre Germano que relata o fato:
Diário com as marcas

«Tenho aqui de relatar o que parece inacreditável, mas é um fato real e histórico, no qual não há lugar para jogo da imaginação... O manuscrito de Gemma, quando terminado, foi, sob minhas ordens, entregue aos cuidados de sua mãe adotiva, a Senhora Cecília Giannini, que o manteve escondido em uma gaveta esperando a primeira oportunidade de entregá-lo a mim. Passaram-se alguns dias e Gemma pareceu ver o demônio passar rindo pela janela do quarto onde ficava a gaveta, e então desaparecer no ar. Acostumada a tais aparições, ela não pensou em nada. Mas ele retornando logo depois para molestá-la, como acontecia frequentemente, com uma terrível tentação e tendo falhado, saiu rangendo os dentes e declarando exultante: “Guerra, guerra, o teu livro está nas minhas mãos.”


Diário dentro de relicário
Em seguida, como ela estava obrigada, por obediência, a contar tudo de extraordinário que lhe acontecesse a sua benfeitora (Cecilia Giannini), ela pensou ser obrigada a dizer-lhe o que tinha acontecido. Elas foram, abriram a gaveta e viram que o livro não estava mais lá. Escreveram-me imediatamente, e é fácil de imaginar minha consternação diante da perda de um tal tesouro. O que podia ser feito? Pensei bastante, e então, enquanto estava junto ao túmulo do Abençoado Gabriel das Dores, uma ideia nova veio à minha mente. Resolvi exorcizar o demônio e, assim, forçá-lo a devolver o manuscrito, se ele realmente o tivesse roubado. Com minha estola ritual e água benta fui até o túmulo do Abençoado Servo de Deus e lá, apesar de estar a quase 400 milhas de Lucca, pronunciei o exorcismo em sua forma regular. Deus apoiou meu ministério e, na mesma hora, o escrito foi devolvido ao lugar de onde tinha sido tirado vários dias antes. Mas, em que estado! As páginas estavam chamuscadas de cima a baixo e, em algumas partes, queimadas como se cada uma delas tivesse sido exposta separadamente a um forte fogo, ainda que elas não estivessem tão queimadas a ponto de destruir a escrita. Esse documento, tendo assim passado pelo fogo do inferno, está em minhas mãos. É verdadeiramente um tesouro, como já disse, com informações muito importantes que, se ele tivesse sido destruído, nunca teriam sido reveladas.»
Chapéu e Roupa usada por Gemma

Como relatamos no início, Gemma via seu Santo Anjo desde criança, o que para ela era algo comum. Sua pureza era tal que lhe abria esta possibilidade, pois se os puros de coração verão a Deus no Céu, com certeza, já podem também ver os Anjos na terra.

Sabe-se que Gemma vestia-se com extrema modéstia e simplicidade. Sua veste resumia-se a um vestido preto, com uma capa preta e um chapéu da mesma cor. Não tinha nenhum adorno. Esse comportamento era bem aprovado por seu Santo Anjo.

Certa vez, quando era ainda jovem, resolveu colocar uma corrente com cruz e um relógio de ouro, lembrança de sua mãe. Mas seu Santo Anjo, não tardou a exigir dela a virtude que estava a altura da santidade que Deus a chamava, e com um ar severo, lhe repreendeu: «Lembra-te de que as jóias que devem adornar a esposa de um Rei Crucificado, não são outras senão os espinhos e a Cruz


Familia Giannini que acolheu Gemma como filha adotiva
Ela recebia a graça de sua visita visível várias vezes, para lhe ajudar a rezar e lhe formar nas virtudes. Certa vez, ele pediu que ela escrevesse palavra por palavra o que ele dizia. E este Espírito Angélico de pé ao seu lado lhe foi ditando: «Lembra-te, filha, que Aquele que ama verdadeiramente Jesus fala pouco e suporta muito. Eu te ordeno, em nome de Jesus, de nunca dar a tua opinião a menos que ela seja pedida; de nunca insistir na tua opinião, mas a ficar em silêncio imediatamente. Quando tiveres cometido qualquer erro, acusa-te a ti mesma dele imediatamente sem esperar que os outros o façam... Lembra-te de guardar os teus olhos e considera que os olhos mortificados possuirão as belezas do Céu.»

Em 1902, Gemma ofereceu-se a Deus como vítima pela salvação das almas. Jesus aceitou a sua oferta, e a partir de setembro começou a ficar doente.  Seu estômago não suportava mais nenhum tipo de alimento. Em 21 de setembro de 1902 ela começou a expelir sangue por causa das violentas palpitações de amor que abrasava seu coração.

Começava ao mesmo tempo, um doloroso período, a chamada "noite escura". As consequências dos pecados que ela expiava, caiam pesadamente sobre o seu corpo e sua alma. Ela passava por um verdadeiro martírio espiritual, experimentando aridez e nenhum consolo em seus exercícios espirituais.

Além disso, o inimigo multiplicava seus ataques contra a “virgem de Lucca”. Tentando convencê-la de que ela tinha sido totalmente abandonada por Deus, usava suas diabólicas aparições e até mesmo violência física, batendo em seu delicado e puro corpo.

Uma das freiras que lhe serviu de enfermeira em sua última doença, relatou, como testemunha ocular: «Aquela besta abominável vai ser o fim da nossa querida Gema... são golpes atordoantes, e formas de animais ferozes... deixei-a, com lágrimas nos olhos, porque o demônio a está esgotando.»


Santa Gemma quando partiu para o Céu
Seu pai espiritual, padre Germano, vendo sua luta final, afirmou: «A pobre sofredora passou dias, semanas e meses desse modo, dando-nos um exemplo de paciência heroica e razões para um medo saudável pelo que pode acontecer conosco, que não temos os méritos de Gema, na terrível hora da morte».

Mesmo assim, passando por essas provações, Gemma jamais se queixou, apenas rezava. Já nos dias de sua morte, era praticamente um esqueleto vivo, mas ainda linda, apesar da devastação da doença. Entre suas últimas palavras anotadas, temos: «Não procuro mais nada; sacrifiquei tudo e todos a Deus; agora me preparo para morrer... Agora é mesmo verdade que não me resta mais nada, Jesus. Eu recomendo a minha pobre alma a Ti... Jesus!»

E então, sorrindo com um sorriso celestial, e deixando pender a cabeça para um lado, voou ao céu para os braços de Jesus, seu esposo. Era o dia 11 de abril de 1903. Apesar desta ser a data de sua partida para o Céu, data em que geralmente se festeja o santo, no Brasil, Sua Festa Litúrgica é comemorada em 16 de maio.

Para mais informações sobre Santa Gemma, sugerimos a visita nestes sites, que foram usados como fonte de consulta:


http://www.stgemma.com/
http://www.santuariosantagemma.com/
http://www.stgemmagalgani.com/

Livros indicados:



10 de abril de 2017

Meditação das Santas Chagas

A seguir, um pequeno roteiro para se entreter com JESUS em oração. Sugerimos este Roteiro para um Retiro pessoal; para a Quaresma; para a Semana Santa; ou para a Passio DOMINI.

Procure ler pausadamente. Considerando cada frase. Dê largas à sua alma, e permita-se também ir além deste roteiro, para mergulhar no amor de JESUS. A sede de amor que sua alma tem, se encontrará com a sede de derramar amor que tem JESUS.


1º dia ou Terça-feira Santa: As Santas Chagas dos Pés

Sanctus. Sanctus. Sanctus. Dominus DEUS Sabaoth. Pleni sunt caeli et terra gloria Tua. Hosana in excelsis. Benedictus Qui venit in nomine Domini. Hosanna in excelsis. Pelo sinal da Santa Cruz... Em Nome do PAI... Vinde, ESPÍRITO SANTO, vinde por meio da Poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, Vossa amadíssima Esposa.

JESUS – Meu filho (Minha filha), quero que nestes dias, longe de qualquer racionalismo, se entregue a estas meditações, procurando com toda a fidelidade crescer no Meu Amor. É bom que faças estas reflexões na Capela, mas se não for possível, ao menos tenha contigo um crucifixo. Leia estas palavras devagar, ou seja, não tenha pressa, medite com carinho em cada coisa que Eu te disser, e se for preciso, faça um pequeno intervalo para aprofundar na Minha dor e no Meu Amor.

Olhe para a Cruz... E em espírito, ou seja, com teu coração – mas como se estivesse realmente fazendo isso – aproxima-te de Mim e prostra-te para Me adorar... Quero que fixes teus olhos nos Meus pés chagados. Adora-os e beija-os. Consegues, com teu coração, avaliar a Graça que tens em aproximar-te de Mim e poder beijar Minhas Chagas?... Consegues também medir a Minha dor? A dor do prego atravessando Meus pés, já profundamente feridos pelas pedras do caminho? A dor provocada pelo peso de todo o Meu corpo quando falei cada uma das 7 frases, e assim levantando-Me, apoiava o Meu corpo sobre eles para ter fôlego?

Quero que neste momento penses na Minha grandeza e na tua pequenez, e com humildade repasse na tua mente, com calma e verdade, os teus pecados, as tuas falsidades e fraquezas... Não quero que te entristeças, pois não te condeno, mas quero que mova o teu coração para a contrição... mas uma contrição verdadeira, que tenha horror ao pecado, e uma vontade firme de começar de novo, mas com grande confiança no Meu amor e na Minha misericórdia. A verdadeira contrição se constrói no amor e na humildade; quem não tem coragem de se humilhar por amor de Mim, não tem verdadeiro amor... é mais um amor-próprio do que um amor a Mim.

E se te mostro as Chagas dos Meus pés, é para que vejas que Eu mesmo quis sofrê-las por amor de ti, ainda mesmo quando tu nem existias. Sim... antes de fazeres tudo o que fizestes, eu já havia morrido por amor de ti, para tua salvação.

+ Procure neste momento, se o tempo lhe permitir, fazer um exame de consciência, lembrando os pecados de tua vida. Não há necessidade de escrevê-los, mas se desejares, melhor ainda. Um bom exame de consciência, avalia as intenções acima dos fatos, ou seja, sem deixar de relembrar os pecados cometidos por pensamentos, palavras, atos, omissões e desejos, procura-se no mais profundo da consciência, a causa de cada um deles, pois os fatos são a conseqüência de algo que está por detrás.

+ Reze agora os Salmos 31 e 50. Termine com uma oração pessoal espontânea e uma Ave-Maria.

2º dia ou Quarta-feira Santa: As Santas Chagas das mãos


Sanctus. Sanctus. Sanctus. Dominus DEUS Sabaoth. Pleni sunt caeli et terra gloria Tua. Hosana in excelsis. Benedictus Qui venit in nomine Domini. Hosanna in excelsis. Pelo sinal da Santa Cruz... Em Nome do PAI... Vinde, ESPÍRITO SANTO, vinde por meio da Poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, Vossa amadíssima Esposa.

JESUS – Não imaginas o quanto fico feliz ao ver-te aqui novamente, aos Meus pés. Já que estás prostrado(a), Me adores e beije novamente estas Chagas que te trouxeram a salvação. Hoje, quero que levantes mais teus olhos e veja as Minhas mãos chagadas. Dá-me tuas mãos, quero segurá-las com as Minhas. Ontem, quando pedi que repassasse na memória teus pecados e lembrasse de tuas infidelidades, preocupei se ficarias demasiadamente triste. Hoje, quero que aprofundes no Meu amor. Não percebes? As Minhas Mãos chagadas te passam confiança!... pois Eu seguro as tuas com firmeza e carinho! Essas mãos são aquelas que reconduzem a ovelha desgarrada, que a pega no colo e a coloca-a no regaço.
Estas mãos curaram, perdoaram, salvaram, ressuscitaram, partiram o pão, distribuíram o vinho... estas mãos foram pregadas na Cruz. Consegues imaginar como é ter as mãos pregadas sem poder movê-las? Assim como imaginastes ontem a dor dos Meus pés, penses na dor destas mãos; no grosso prego que as atravessaram, lesando o nervo mediano, causando uma dor mortal. Estas mãos são substituídas pelas mãos do sacerdote que irá te perdoar, quando tu confessares aqueles pecados que lembrastes ontem, e que ainda não havias confessado. Eu não irei te afastar, mas te levantarei e te puxarei para perto de Mim. Não ocultes nada, é para o teu próprio bem. Que te importa o que ele pensar de ti, Eu quero te perdoar, Eu quero dar-te o Meu Amor; quero-te para Mim.

+ Se for possível, hoje, procures a confissão. Se não for possível, continues exercitando a contrição, e se não houver pecado grave, haja como se já tivesse sido perdoada, e estivesse começando tudo de novo – mas sem esquecer o propósito de te confessares com verdade, contrição e humildade na primeira oportunidade.

+ Reze agora os Salmos 122 e 22. Termine com uma oração pessoal espontânea e uma Ave-Maria.

3º dia ou Quinta-feira Santa: A Santa Chaga do lado e do Coração

Sanctus. Sanctus. Sanctus. Dominus DEUS Sabaoth. Pleni sunt caeli et terra gloria Tua. Hosana in excelsis. Benedictus Qui venit in nomine Domini. Hosanna in excelsis. Pelo sinal da Santa Cruz... Em Nome do PAI... Vinde, ESPÍRITO SANTO, vinde por meio da Poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, Vossa amadíssima Esposa.

JESUS – Ah! Quanto tempo! Eu já te esperava ansioso desde aquela hora... lembra?... em que teus pensamentos te levaram para bem longe de Mim! Mas que bom que voltastes! Não percas tempo... prostra-te, adora-Me, beija as chagas dos Meus pés e de Minhas mãos. Tenho pressa, pois quero logo te aprisionar aqui... Vede! É a chaga aberta do Meu peito. Daqui jorrou como uma torrente, sangue e água. A água para te lavar e purificar, o sangue para te resgatar e te dar nova vida.

Embora o soldado tenha ferido Meu peito com a lança depois de Eu já ter morrido, Eu senti esta dor antes; aliás... uma dor mais aguda ainda, profunda, no coração. Um aperto muito grande, que Me fez dar dois brados, o primeiro pela dor do abandono (“E à hora nona Jesus bradou em alta voz: Elói, Elói, lammá sabactáni?, que quer dizer: Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” – Mc 15,34); o segundo, uma dor física mesmo, quando Meu coração não suportou mais, e rasgou-se dentro do Meu peito (“Jesus de novo lançou um grande brado, e entregou a alma” – Mt 27,50). Já experimentou alguma vez uma dor no coração, daquelas que dão um aperto profundo e uma angústia? Com certeza nem se compara à Minha! Quero que por essa meditação, procures compreender que o que mais Me faz sofrer é o desamor, o rancor que alimentas no coração contra teu irmão, a falta de confiança na Minha misericórdia, o orgulho de não aceitar ajuda, a solidão em que Me deixas quando preferes gozos passageiros ao Meu amor. Por isso, coloquei-te no Meu colo, perto do Meu coração, para que escutes estas batidas e compreenda... para que beba desta fonte, que jorra do Meu peito... Ama Meu coração! Mas ama muito! Porque tenho muita sede do teu amor. Quero que te abrases neste desejo de Me amar e de Me ver amado por todos. Sabes, que quando teu coração busca com sede o Meu, não espero um só minuto, logo vou sem demora? Aí é a morada que Me agrada... Mas lembra-te de preparar para Mim um aposento digno e agradável. Não precisa ser luxuoso, mas limpo; não quero méritos, mas caridade, humildade, fé, confiança e pureza.

+ Hoje, procura fazer sempre que lembrares a “Comunhão espiritual”. Repita a JESUS teu amor, com jaculatórias. Por exemplo: “JESUS, eu Vos amo e pertenço a Vós!”, “JESUS, fazei com que eu Vos ame cada vez mais!”, “Ó JESUS, meu amor, reinai sobre mim!”, etc.; procurando permanecer com Ele no coração e em Sua presença, fazendo tudo como se Ele estivesse ‘visivelmente’ ao teu lado.

+ Reze agora os Salmos 120 e 90. Termine com uma oração pessoal espontânea e uma Ave-Maria.

4º dia ou Sexta-feira Santa: A Sagrada Face de JESUS

Sanctus. Sanctus. Sanctus. Dominus DEUS Sabaoth. Pleni sunt caeli et terra gloria Tua. Hosana in excelsis. Benedictus Qui venit in nomine Domini. Hosanna in excelsis. Pelo sinal da Santa Cruz... Em Nome do PAI... Vinde, ESPÍRITO SANTO, vinde por meio da Poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, Vossa amadíssima Esposa.

JESUS – Escuta o que vou te falar. É preciso que tenhas coragem para prosseguir hoje. Coragem que provêm do amor. Mas antes, prostra-te adorando-Me... beija Minhas chagas, renovando no teu coração os afetos dos dias anteriores... Beija com muito amor a chaga do Meu peito, pois o amor que tenho por ti é sem medida, e desejo reparação pelas vezes em que te esfriastes e Me esquecestes... Se te enfadas destes Meus pedidos, lembra-te de que Eu nunca Me canso de você, mesmo quando renovas os pecados, e voltas pedindo perdão... Agora, levanta os teus olhos e contemple a Minha Face... Será que realmente consegue te imaginar olhando nos Meus olhos? É difícil, realmente... Se quiseres, pegue alguma imagem de Minha Sagrada Face, de preferência alguma em que estou olhando direto nos teus olhos.

Sinto uma dor indescritível na cabeça, por causa destes espinhos que vedes, e que penetraram profundamente nela; Meus olhos e Meu nariz estão cheios de sangue e inchados pelos murros que recebi; não pouparam nem Minha barba, arrancando-a, e por fim... encheram-Me de escarros. Que esta Minha imagem possa ficar gravada em tua mente, e esta dor em teu coração, para que jamais se deixe levar, conscientemente, por algum pecado venial.

O olho é a janela da alma; o olhar revela muita coisa... por isso é tão difícil olhar nos olhos de uma pessoa de quem não se tem intimidade, mas... e nos Meus? Também achas difícil? Tens intimidade Comigo?... Será que, envergonhado(a) pelos teus pecados, tu abaixarás teus olhos?... Não desvie os olhos de Mim, pois quero curar-te! Vede que é com grande compaixão e carinho que te fito.

Quando voltares a teus afazeres habituais, à correria do dia-a-dia, lembra-te de que Minha Face está voltada para ti, e te vejo continuamente. Procures ser vigilante – o amor não dorme – para não fazer nada de que depois seja motivo de afastares teus olhos dos Meus. Quero revelar-te algo que talvez ainda não saiba, ou que tenha esquecido: Quando fores tentada, quando o inimigo lhe lançar em mente coisas imundas, ou quando lançar no seu coração rancor, insatisfação, tristeza... não lute diretamente contra isto. Corra até Mim, busque a Minha Sagrada Face, olha nos Meus olhos, e não penses em outra coisa, senão em Mim... Se preferires, busque Minha Doce Mãe. Ah! Minha Mãe, como Eu a Amo!... E ela sabe fazer das almas o mais belo jardim para Mim!

+ Procures seguir os conselhos de JESUS: desvie sua atenção das tentações e tribulações, e fixe-a em JESUS e em Maria.

+ Reze agora os Salmos 138 e 26. Termine com uma oração pessoal espontânea e uma Ave-Maria.

5º dia ou Sábado Santo: JESUS escondido

Sanctus. Sanctus. Sanctus. Dominus DEUS Sabaoth. Pleni sunt caeli et terra gloria Tua. Hosana in excelsis. Benedictus Qui venit in nomine Domini. Hosanna in excelsis. Pelo sinal da Santa Cruz... Em Nome do PAI... Vinde, ESPÍRITO SANTO, vinde por meio da Poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, Vossa amadíssima Esposa.

JESUS – Mais uma vez te peço. É de Meu direito e de teu dever, mas Eu escolho assim, te pedir... que prostrado (a) Me adores. Mas hoje, beijes não Minhas Chagas, mas o chão, em reparação. Hoje estarei velado. Estarei escondido sob as Espécies do Pão, dentro do Sacrário. Escondo-Me de ti, para que Me desejes; desejando, Me busques; buscando, Me encontres; e encontrando-Me, Me possuas. Embora a Quinta-santa é o dia por excelência da Eucaristia, peço-te que faças hoje esta meditação; porque quero que permaneça em vigília... Aguardando o grande Dia que surgirá com a minha Ressurreição... Mas vamos, quero que te abrases no desejo de se unir à Mim na Eucaristia, durante a vigília deste Sábado Santo; e reflitas: «É por amor às almas que sou prisioneiro na Eucaristia. (...) A Eucaristia é a invenção do Amor. É vida e força das almas, remédio para todas as fraquezas... Nela, os pecadores encontram vida para suas almas... os tíbios, calor verdadeiro... os fervorosos, repouso e saciedade para seus desejos... os perfeitos, asas para se elevarem à maior perfeição... as almas puras, mel dulcíssimo e o mais delicado alimento... Sob as espécies de Pão e Vinho esconde-se a Presença Real de um DEUS. Sob esse véu estou todo inteiro: Corpo, Sangue, Alma e Divindade...»* 

Pense neste momento na Minha presença Eucarística no mundo inteiro. Vá agora, em espírito, a todas as Capelinhas, Igrejas, Santuários, Conventos... onde estou sacramentado, ou mesmo em algum lugar oculto, indigno, onde Me esconderam depois de Me terem roubado. «Habito entre os pecadores para lhes ser salvação, vida, médico, e ao mesmo tempo remédio em todas as doenças geradas pela natureza corrompida... Em paga, eles afastam-se, ultrajam-Me e desprezam-Me! Ah! Pobres pecadores! Não vos afasteis de Mim! Noite e dia, espero-vos no Tabernáculo... Não vos censurarei os crimes cometidos, não vo-los lançarei em rosto. Mas lava-los-ei no Sangue das Minhas Chagas...»*
Adora-Me, repara, ama-Me, faça-Me companhia por esses...

+ Hoje, procures estar com JESUS Escondido, com todo ardor do teu coração, em outros momentos que não sejam os pré-fixados.

+ Reze agora os Salmos 83 e 137. Termine com uma oração pessoal espontânea e uma Ave-Maria.

* Palavras de JESUS à Serva de DEUS Joséfa Menendez.

6º dia ou Domingo da Ressurreição: JESUS ressuscitado

Sanctus. Sanctus. Sanctus. Dominus DEUS Sabaoth. Pleni sunt caeli et terra gloria Tua. Hosana in excelsis. Benedictus Qui venit in nomine Domini. Hosanna in excelsis. Pelo sinal da Santa Cruz... Em Nome do PAI... Vinde, ESPÍRITO SANTO, vinde por meio da Poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, Vossa amadíssima Esposa.

JESUS – Sim! Eu te abençoo, Meu filho (Minha filha), e quero somente te lembrar: sempre que chegares diante de Minha Presença Real, deves adorar-Me. Se Eu não estiver exposto no Santíssimo Sacramento, faça uma genuflexão simples (com um joelho), mas se Eu estiver exposto, deves fazer uma genuflexão dupla (com os dois joelhos). Você compreende o valor do que te peço? Muitas pessoas não Me prestam o devido respeito; sejas tu a reparar os pecados delas. E quando fizeres algum gesto: o Sinal de Cruz, uma Genuflexão, um 'Glória ao PAI', etc., eles não podem ser somente externos, mas devem externizar algo que primeiro brota em teu coração; não deixe que teus hábitos se esfriem e se tornem algo mecânico. "Anda na Minha Presença e sê perfeito!" (Gn 17,1).
Mas venha, caminhemos juntos! Veja também quem está
conosco: é a Minha e vossa Amada Mãe! Quem anda junto de Mim, não pode esquecer da presença de Minha Mãe: ela está sempre Comigo. Quero levar-te pela estrada do Meu Amor, e fazer de ti "o servo (a serva) que está a Meu serviço" (Jr 15,19b). Sabe como andarás junto a ela e a Mim? Rezando o teu Rosário. É uma viagem que fazes ao passado, sem esquecer e deixar o presente. Ao passado, porque verás os fatos da Minha vida, junto de Minha Mãe. Ao presente, porque tudo o que contemplarás, deverás aplicar à tua vida, no dia-a-dia com teus irmãos e irmãs, nas tuas missões, nas tuas alegrias e tribulações. 
Quando acordares, a primeira coisa que deves pensar é em Mim e fazer o Sinal da Cruz, porque quando pensas em Mim, Eu já te abençoo. Sei que os deveres do dia-a-dia, já querem encher os teus pensamentos, mas deves esforçar-te, desde o amanhecer, por buscar lembrar de Minha Presença junto de vós, e não se afastar também de Minha Mãe; assim, tudo se tornará mais simples.
Nos teus trabalhos do dia-a-dia: quando limpas o chão, lavas a louça, cuidas do jardim, picas as verduras, cozinhas, junto de teus irmãos e irmãs, etc... Tudo isso pode ser transformado em atos de amor, em pequeninas pérolas. Não peço de ti grandes ações... as almas simples e pequenas, sabem que por si só nada podem, por isso mesmo não tem nenhuma constrangimento em Me oferecer pequeninos gestos de amor, feitos com respeito e gratidão. E estas coisas, minha Filha, não acharás senão no escondimento. Busques, não uma "cruz heroica, que possas satisfazer a teu amor próprio", quando os outros verem teus esforços por amor, por ser fiel.. "mas aquelas cruzes humildes... na contradição... no fracasso, nos maus juízos e na indiferença, na rejeição e no desprezo  dos outros, no mal-estar e na doença... no silêncio do coração" (Frei Ignacio Larrañaga). 

+ Hoje, JESUS mesmo pede: Aos Meus servos da 'Antiga Aliança', Eu pedia que escrevessem a Lei em faixas e pendurassem na cabeça, para não esquecerem de Meus preceitos, a ti, peço que lembres de Minha presença e faças tudo... tudo mesmo! Por amor a Mim. Quero ver no teu coração o anseio de buscar a Minha vontade, de Me agradar, de desejar se consumir por Mim. A honra de Minha Mãe, é a Minha maior Glória, por isso, não reze o seu rosário de qualquer jeito: deixando para o fim do dia, por ter feito outras coisas no horário em que podia rezá-lo bem; ou mesmo rezá-lo conversando com outras pessoas; pois assim é impossível não se distrair.

+ Reze o Salmo 118,1-24.33-40.57-64.97. Termine com uma oração pessoal espontânea e uma Ave-Maria.

1 de abril de 2017

Ladainha de Súplica e Intercessão*

Rezemos esta forte oração de súplica e intercessão pela Santa Igreja, pelos nossos Bispos e Sacerdotes, pelas famílias, pela nossa própria conversão e pelas almas do Purgatório.
Esta oração pode ser rezada em qualquer tempo, mas sugerimos, de maneira especial, que seja rezada nas Vigílias de oração (principalmente na entrada do Ano Novo), em Cerco de Jericó, ou em preparação de algum evento importante.

Senhor, tende piedade de nós!
Jesus Cristo, tende piedade de nós!
Senhor, tende piedade de nós!

Jesus Cristo, ouvi-nos!
Jesus Cristo, atendei-nos!

Deus Pai, tende piedade de nós!
Deus Filho, tende piedade de nós!
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós!
Trindade Santa, que sois um só Deus, tende piedade...

Santa Mãe de Deus, rogai por nós!
Sempre Virgem Maria, rogai...
Imaculada Conceição, rogai...
Rainha Assunta ao Céu, rogai...
Medianeira de todas as Graças, rogai...
Onipotência Suplicante, rogai...
São José, esposo da Virgem Mariarogai...
São José, pai do Filho de Deus, rogai...
São José, patrono da Igreja Universal, rogai...
São José, patrono dos agonizantes, rogai...
São José, patrono dos trabalhadores, rogai...
São José, patrono das famílias, rogai...
São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogai...
Santos Coros Celestiais, rogai...
Nossos Santos Anjos da Guarda, rogai...
Santos e Santas do Paraíso, rogai por nós!

A Santa Igreja, abençoai e protegei, Senhor!
O Santo Padre, abençoai...
Todo o Clero, abençoai...
Os diáconos e missionários, abençoai...
Os religiosos e religiosas, abençoai...
Os leigos e leigas consagrados, abençoai...
Os seminaristas e aqueles que se preparam para se consagrarem a Vós, abençoai...
Os leigos que exercem alguma função na Igreja, abençoai...
Todos os fiéis cristãos, abençoai e protegei, Senhor!

Dos sacerdotes idosos, tende piedade, Senhor!
Dos sacerdotes doentes e acidentados, tende...
Dos sacerdotes vítimas de perseguições e intrigas, tende...
Dos sacerdotes vítimas de calúnias e difamações, tende...
Dos sacerdotes que sobrecarregados de trabalhos e problemas, não têm nenhuma ajuda, tende...
Dos sacerdotes da área da educação e saúde, tende...
Dos sacerdotes que têm grandes responsabilidades, tende...
Dos sacerdotes que são superiores e formadores, tende...
Dos sacerdotes que caíram no pecado e se arrependeram, mas não conseguem se converter, tende...
Dos sacerdotes agonizantes, tende...
Dos sacerdotes que estão no purgatório, tende piedade, Senhor!

- Lágrimas de Maria! - Sangue de Jesus!

Dos sacerdotes que perderam a fé na doutrina da Igreja, Misericórdia e Graça, Senhor!
Dos sacerdotes que não creem mais na Eucaristia, Misericórdia...
Dos sacerdotes desanimados e frios em seu Ministério, Misericórdia...
Dos sacerdotes preguiçosos e tíbios, Misericórdia...
Dos sacerdotes sem zelo e piedade, Misericórdia...
Dos sacerdotes que não rezam, Misericórdia...
Dos sacerdotes orgulhosos e desobedientes à Santa Igreja, Misericórdia...
Dos sacerdotes que recusam aos fieis os Sacramentos, Misericórdia...
Dos sacerdotes que buscam os prazeres e as glórias mundanas, Misericórdia...
Dos sacerdotes que estão presos nos vícios, Misericórdia...
Dos sacerdotes que ensinam coisas erradas por palavras ou ações, Misericórdia...
Dos sacerdotes negligentes, que vêem as coisas erradas, mas não fazem nada para impedi-las, Misericórdia...
Dos sacerdotes que permitem Ministros da Comunhão maçons, Misericórdia...
Dos sacerdotes que abandonaram tão sublime vocação, Misericórdia e Graça, Senhor!

- Lágrimas de Maria! - Sangue de Jesus!

Por santas vocações sacerdotais, diaconais e religiosas, nós Vos clamamos, Senhor!
Por santas vocações missionárias e de leigos consagrados, nós...
Por leigos fervorosos e obedientes à Santa Igreja, nós...
Por famílias que sejam exemplo de vida cristã, nós Vos clamamos, Senhor!

- Lágrimas de Maria! - Sangue de Jesus!

Das almas do Purgatório, tende misericórdia, Senhor!
Das almas dos suicidas, tende...
Dos que morreram sem Vos conhecer, tende...
Dos que morreram sem o Santo Batismo, tende...
Dos bebês abortados, tende...
Dos que foram mortos através da eutanásia, tende...
Das almas agonizantes, tende...
Dos pobres pecadores, tende...
Dos doentes e acidentados, tende...
Das famílias divididas pelo divórcio, tende...
Das famílias que sofrem com o desemprego, tende...
Das famílias vítimas do álcool e das drogas, tende...
Dos aflitos e abandonados, tende...
Dos depressivos e desesperados, tende...
Dos perseguidos e atribulados, tende...
Dos que choram neste momento, tende...
Dos órfãos e viúvas, tende...
Dos idosos e crianças abandonados e desprezados, tende...
Dos que padecem frio, fome e sede, tende...
Dos que não tem onde morar, tende...
Dos presos e seus familiares, tende...
Das vítimas de sequestros e assaltos, tende...
Das vítimas de acidentes e catástrofes, tende...
Das vítimas das guerras e perseguições, tende...
Das vítimas de injustiças e maldades, tende...
Dos tentados e atribulados, tende...
Dos que não conseguem se libertar dos pecados, tende...
Dos que Vos clamam neste momento, tende misericórdia, Senhor!

- Lágrimas de Maria! - Sangue de Jesus!

Dos que perderam a fé, amolecei os corações com a Chama do Vosso Amor!
Dos blasfemos e sacrílegos, amolecei...
Dos hereges e apóstatas, amolecei...
Dos tíbios e infiéis, amolecei os corações com a Chama do Vosso Amor!

- Lágrimas de Maria! - Sangue de Jesus!

Os que estão presos na idolatria, no ocultismo, nas seitas, falsas religiões, falsas doutrinas e filosofias, libertai e salvai, Senhor!
Os que estão presos no vício das drogas, álcool, cigarro e jogo, libertai e salvai, Senhor!
Os que estão presos nos vícios da luxúria, adultério, prostituição pornografia, e em todos os pecados, libertai e salvai, Senhor!

- Lágrimas de Maria! - Sangue de Jesus!

Os que semeiam doutrinas erradas e o desprezo da fé cristã, convertei, Senhor!
Os que fazem experiências com a vida humana, contra a Lei de Deus, convertei...
Os que promovem o aborto, a eutanásia, a pena de morte, convertei...
Os que promovem a pornografia, o homossexualismo, convertei...
Os pedófilos, assassinos, sequestradores, ladrões, traficantes e corruptos, convertei...
Todos os que fazem algum tipo de mal, convertei, Senhor!

- Lágrimas de Maria! - Sangue de Jesus!

Da concupiscência da carne, livrai-nos, Senhor!
Da concupiscência dos olhos, livrai-nos...
Da soberba da vida, livrai-nos...
Do desejo de poder, livrai-nos...
Do espírito de orgulho, livrai-nos...
Do espírito de desobediência, livrai-nos...
Do espírito de revolta, livrai-nos...
Do espírito de tibieza e preguiça, livrai-nos...
Do espírito de ira, mágoa e ressentimento, livrai-nos...
Do espírito de avareza e egoísmo, livrai-nos...
Do espírito de gula e ganância, livrai-nos...
Do espírito de luxúria, adultério e fornicação, livrai-nos...
Do respeito humano e da preocupação com a auto-imagem, livrai-nos...
Do espírito de vaidade e ostentação, livrai-nos...
Do espírito de inveja e ciúmes, livrai-nos...
Do espírito de julgamento, acusação, calúnia e difamação, livrai-nos...
Da auto-condenação e auto-piedade, livrai-nos...
Da confissão sacrílega ou mal feita, livrai-nos...
Da comunhão tíbia ou sacrílega do Vosso Corpo e Sangue, livrai-nos...
Do pecado contra o Espírito Santo, livrai-nos...
Da cegueira espiritual e da falta de fé, livrai-nos...
Da tentação do demônio e de todo pecado, livrai-nos...
Do desespero e presunção, livrai-nos...
Da impenitência final, livrai-nos...
Da morte eterna, livrai-nos, Senhor!

- Lágrimas de Maria! - Sangue de Jesus!

O Dom da Fé, Vos suplicamos, Senhor!
O Dom da Esperança, Vos...
O Dom da Caridade, Vos...
O Dom da Humildade, Vos...
O Dom da Obediência, Vos...
O Dom da Pureza e Castidade, Vos...
O Dom da Pobreza e Simplicidade, Vos...
Os Dons, Carismas e Frutos do Espírito Santo, Vos...
O silêncio e a modéstia de Maria, Vos...
A Vossa Misericórdia, Vos...
A Vossa Graça, Vos...
A Vossa Paz, Vos...
A contrição perfeita dos nossos pecados, Vos...
A confiança na Vossa Misericórdia, Vos...
A perseverança na Vossa Graça, Vos...
A penitência final e o Santo viático, Vos...
A salvação eterna, Vos suplicamos, Senhor!

- Lágrimas de Maria! - Sangue de Jesus!

A unidade dos cristãos, Vos suplicamos, Senhor!
A conversão dos pagãos e dos infiéis, Vos...
A perseverança dos que são fiéis até ao fim, Vos...
Na batalha final, o auxílio dos Santos Anjos, Vos suplicamos, Senhor!

Ainda que pecadores, ouvi-nos, Senhor!

Pois o Sagrado Coração de Jesus, Vos oferecemos, ó Pai!
O Corpo Eucarístico de Jesus, Vos...
O Sangue de Jesus Vos...
As Santas Chagas de Jesus, Vos...
Os suspiros e gemidos de Jesus, Vos...
O Imaculado Coração de Maria, Vos...
As lágrimas de Maria, Vos...
O Castíssimo e Justíssimo Coração de São José, Vos...
Os suores de São José, Vos...
As virtudes dos santos, Vos...
O sangue dos mártires, Vos...
Os louvores dos bem-aventurados nos Céu, Vos...
A vitória de São Miguel e dos Santos Anjos, Vos oferecemos, ó Pai!

- Glorificado seja o Vosso Nome, Senhor!
- E exaltada seja a Vossa Misericórdia!

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo,
perdoai-nos, Senhor!
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo,
ouvi-nos, Senhor!
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo,
tende piedade de nós!


- Ao Sacratíssimo Corpo e ao Preciosíssimo Sangue de Jesus,
- sejam dados Glória e Adoração, por todos os séculos dos séculos. Amém!

Oremos: Ó Deus Eterno e Todo-Poderoso, que nos concedeis no Vosso imenso Amor de Pai mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a Vossa Misericórdia, perdoando-nos o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo. Amém. (Liturgia das Horas, XXVII Domingo do Tempo Comum).

Por R. Maria - 31 dezembro 2011
Para uso privado

Gostaria de ter esta Ladainha impressa? Entre em contato conosco pelo contato do Blog, deixando o seu endereço, que enviamos sem custo, dependendo do local e quantidade.

* * *

O porquê desta Ladainha

O mundo está agonizando... A causa de tudo: O homem afastou-se de Deus! O pecado é o pior dos males!! Ele turva a consciência, deturpando os verdadeiros valores, fazendo o ser humano perder a referência do que é certo e errado; do que é bom e do que é mau para si.

Na busca desenfreada do ‘ter, do poder e do prazer’, está a origem de muita depressão, pânico, doenças psicossomáticas, violência, corrupção, vida vazia e sem sentido. Precisamos nos colocar diante de Deus em súplica e intercessão!

«Orar é uma necessidade vital... Se não nos deixarmos levar pelo Espírito [Santo], cairemos de novo na escravidão do pecado... Nada se compara ao valor da oração; ela toma possível o que é impossível, fácil o que é difícil. É impossível que caia em pecado o homem que reza. Quem reza certamente se salva; quem não reza certamente se condena.» (Catecismo da Igreja Católica § 2744).

De fato, a oração não existe para mudar a Deus, mas para fazer-nos encontrar com Ele, para conformar a nossa vontade à Vontade d'Ele, pois Ele sabe o que é melhor para nós. Só em DEUS é possível alcançar a ‘Verdadeira Liberdade, Felicidade e Paz’! Interceder é amar; é sair de si mesmo. Faz-nos mais próximos de Deus e parecidos com Jesus e com Maria.