25 de março de 2017

Onde estiver o teu Tesouro...

Certo dia, São Francisco olhou para o Céu, abriu os braços e, com o coração inflamado de amor, disse: “Pai!”


Depois de um longo tempo de profundo silêncio continuou: “... nosso... que estais no Céu...”.

Naquela pequena palavra, ele encontrou uma infinidade de motivos para louvar a Deus, e permaneceu muito tempo entretendo-se com Ele em oração.

Não é pela força de muitas palavras bonitas e bem elaboradas, que alcançaremos uma perfeita oração: “Nas vossas orações, não multipliqueis as palavras, como fazem os pagãos que julgam que serão ouvidos à força de palavras” (Mt 6,7). Simples palavras, ditas com fé, humildade, amor, sinceridade – e profundidade – dão mais glória a Deus do que horas e horas de palavras vazias, como “nuvens sem água, que os ventos levam”. (Jd 1,12)

Sobre São Francisco disseram: era um homem que “tanto rezava, que havia se transformado, ele mesmo, em oração”. Isso acontecia, porque São Francisco permanecia continuamente na presença divina. “Buscava locais solitários onde colocava sua alma inteiramente em Deus” (Celano, 1ª Vida, 71). Vivia como se realmente visse Deus a seu lado; fazia tudo com Ele e para Ele. Não vivia para agradar os outros, nem a si mesmo, mas só a Deus.

O primeiro fruto da oração é a Luz: quem reza passa enxergar com mais clareza, e vê coisas que os outros não vêem, em si mesmo e em tudo que o cerca, pois é iluminado, esclarecido e guiado pelo Espírito Santo: “Deus é luz e Nele não há treva alguma” (1Jo 1,5). O segundo fruto – depois que a Luz tudo clareia – é caminhar. Deve-se, então, procurar dar passos firmes e constantes, para conseguir galgar os degraus do amadurecimento na vida humana e espiritual, e ganhar o terceiro fruto: a Liberdade dos filhos de Deus, e então dizer com toda a segurança de São Paulo: “Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim...” (Gl 2,20), ou de Elizabeth da Trindade: “Crer que um Ser chamado Amor, habita em nós, a todo instante do dia e da noite, e nos pede que vivamos em sociedade com Ele, foi o que fez de minha vida um céu antecipado”.

É preciso que tenhamos a Deus como nosso único tesouro! Todos nós sabemos disso – por teoria – porque infelizmente não vivemos, e assim, não alcançamos a paz da consciência e do coração: “Se te voltas para as coisas exteriores, depressa afastas a Jesus e perdes a Sua Graça (...) Não queiras que ninguém se ocupe de ti em seu coração, nem te preocupes com o amor de alguém”. (Imit. Cristo II. 8, 3 – 4)

Já ouvimos tantas vezes a sentença de Cristo: “onde está o teu tesouro, lá também está teu coração” (Mt 6,21), porque não buscamos este tesouro para sermos felizes e livres, e ter a verdadeira realização e paz?!...

O caminho para apropriarmos deste tesouro que nos é oferecido certamente é a oração. É algo natural: se amamos alguém, não desejaremos jamais contrariá-lo, e se o temos por nosso tesouro, não quereremos ficar longe dele, mas antes buscaremos nos aprofundar neste relacionamento de amor, para possuir e ser possuídos por ele. E “quanto mais uma pessoa se envolve com as coisas exteriores, mas ela se distrai” (Imit. Cristo II. 1, 7), mais ela perde o contato com o que é eterno.

Oração sem intimidade profunda, não é oração. Não devemos nos relacionar com Deus como algo distante de nós, mas como Aquele que nos conhece por inteiro. “A oração... não é senão tratar de amizade... com quem sabemos que nos ama” (Vida de Sta. Teresa de Jesus. VIII,5), ela deve ser uma entrega, um abandono no amor, com confiança. Como diz o Catecismo: oração é uma “relação viva e pessoal com o Deus vivo e verdadeiro” (CIC § 2558), ou seja, uma convivência íntima.

Se nossa oração se tornou um ato mecânico, onde só se repete o que se aprendeu, mas o pensamento está bem distante (ou até mesmo bem perto: em nós), estamos perdendo tempo; e “o tempo da oração já não mais (nos) pertence” diz Santa Teresa de Jesus d’Ávila (Cam. Perf.XXIII,2); e ela também afirmava: “Não faleis com Deus, pensando em outra coisa”. (Cam. Perf.XXII,8)

É claro que haverá dias em que estaremos mais distraídos, em que seremos mais tentados, etc., mas é preciso que haja uma luta, que seja serena, mas firme e contínua, pois “a oração não se reduz ao surgir espontâneo de um impulso interior; para rezar é preciso querer” (CEC § 1650); e esse querer se traduz em esforço, força de vontade!

Não podemos esperar o dia em que estivermos bem para rezar bem, precisamos procurar rezar bem todos os dias, e “a humildade deve ser o fundamento da oração, pois ‘não sabemos pedir como convém’”. (Rm 8, 26) (CEC § 2559)

Assim, o que mais prende sua atenção e preocupação durante o dia-a-dia: a família? os problemas pessoais? os próprios pecados? os pecados dos outros?, etc.. Na verdade, onde está o seu tesouro?! Você sabe ter intimidade com Ele? Na oração, encontrarás Jesus - o precioso tesouro, pelo qual se vende todo o resto, para adquiri-lo. (cf. Mt 13, 44)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se o seu comentário necessitar de resposta, pedimos que envie um e-mail diretamente para nós, e assim que possível responderemos sua pergunta, sugestão, ou comentário. DEUS lhe pague!