19 de março de 2017

Ide a José!

"Vi no Céu os santos inclinarem a cabeça
ao se pronunciar o nome de São José!"


(Dos escritos de Santa Gertrudes)


«Tomei por advogado e senhor o glorioso São José, encomendando-me muito a ele. Vi com clareza que esse pai e senhor meu me salvou, fazendo mais do que eu podia pedir, tanto dessa necessidade como de outras maiores, referentes à honra e à perda da alma. Não me lembro até hoje de ter-lhe suplicado algo que ele não tenha feito. Espantam-me muito os muitos favores que Deus me concedeu através desse bem-aventurado Santo, e os perigos, tanto do corpo como da alma, de que me livrou. Se a outros santos o Senhor parece ter concedido a graça de socorrer numa dada necessidade, a esse Santo glorioso, a minha experiência mostra que Deus permite socorrer em todas, querendo dar a entender, que São José, por ter-Lhe sido submisso na terra, na qualidade de pai adotivo, tem no céu todos os seus pedidos atendidos.»

(Dos escritos de Santa Teresa D'Ávila)


Em 08 de dezembro de 1870, através de um Decreto da Congregação dos Sagrados Ritos, o santo padre o Papa Pio IX, atendendo à uma solicitação do episcopado de todo o mundo, declarou São José Patrono da Santa Igreja Católica.

Quemadmodum DEUS

«Da mesma maneira que Deus havia constituído José, gerado do patriarca Jacó, superintendente de toda a terra do Egito para guardar o trigo para o povo, assim, chegando a plenitude dos tempos, estando para enviar à terra o seu Filho Unigênito Salvador do mundo, escolheu um outro José, do qual o primeiro era figura, o fez Senhor e Príncipe de sua casa e propriedade e o elegeu guarda dos seus tesouros mais preciosos.


De fato, ele teve como sua esposa a Imaculada Virgem Maria, da qual nasceu pelo Espírito Santo, Nosso Senhor Jesus Cristo, que perante os homens dignou-se ter sido considerado filho de José, e lhe foi submisso. E Aquele que tantos reis e profetas desejaram ver, José não só viu, mas com Ele conviveu e com paterno afeto abraçou e beijou; e além disso, nutriu cuidadosamente Aquele que o povo fiel comeria como pão descido dos céus para conseguir a vida eterna. Por esta sublime dignidade, que Deus conferiu a este fidelíssimo servo seu, a Igreja teve sempre em alta honra e glória o Beatíssimo José, depois da Virgem Mãe de Deus, sua esposa, implorando a sua intercessão em momentos difíceis.


E agora, nestes tempos tristíssimos em que a Igreja, atacada de todos os lados pelos inimigos, é de tal maneira oprimida pelos mais graves males, a tal ponto que homens ímpios pensam ter finalmente as portas do Inferno prevalecido sobre ela, é que os Veneráveis e Excelentíssimos Bispos de todo o mundo católico dirigiram ao Sumo Pontífice as suas súplicas e as dos fiéis por eles guiados, solicitando que se dignasse constituir São José como Patrono da Igreja Católica.


Tendo depois no Sacro Concílio Ecumênico do Vaticano insistentemente renovado as suas solicitações e desejos, o Santíssimo Senhor Nosso Papa Pio IX, consternado pela recentíssima e funesta situação das coisas, para confiar a si mesmo e os fiéis ao potentíssimo patrocínio do Santo Patriarca José, quis satisfazer os desejos dos Excelentíssimos Bispos e solenemente declarou-o Patrono da Igreja Católica, ordenando que a sua festa, marcada em 19 de março, seja de agora em diante celebrada com rito duplo de primeira classe, porém sem oitava, por causa da Quaresma.


Além disso, ele mesmo dispôs que tal declaração, por meio do presente Decreto da Sagrada Congregação dos Ritos, fosse tornada pública neste santo dia da Imaculada Virgem Maria, Mãe de Deus e Esposa do castíssimo José. Rejeite-se qualquer coisa em contrário.»



Neste link você encontra todos os Documentos Pontifícios sobre São José. Colocamos abaixo, algumas das mais importantes orações:

A vós recorremos, São José!

A vós, São José, recorremos em nossa tribulação e, depois de ter implorado o auxílio de vossa Santíssima esposa, cheios de confiança solicitamos também o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à Virgem Imaculada, Mãe de DEUS, e pelo amor paternal que tivestes ao Menino JESUS, ardentemente suplicamos que lanceis um olhar benigno sobre a herança que JESUS CRISTO conquistou com Seu Sangue, e nos socorreis em nossas necessidades com o vosso auxílio e poder.


Protegei, ó guarda providente da Divina Família, a raça eleita de JESUS CRISTO. Afastai para longe de nós, ó pai amantíssimo, a peste do erro e do vício. Assisti-nos do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas e assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do Menino JESUS, assim também defendei agora a Santa Igreja de DEUS das ciladas de seus inimigos e de toda a adversidade.


Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, morrer piedosamente, e obter no céu a eterna bem-aventurança. Amem.

Lembrai-vos (de São José)

Lembrai-vos, ó puríssimo Esposo de Maria Sempre Virgem, meu doce protetor São José, que jamais se ouviu dizer que algum daqueles que tivesse invocado a vossa proteção e implorado o vosso socorro, não fosse por vós consolado. Animado com esta confiança venho à vossa presença e a vós fervorosamente me recomendo. Não desprezeis a minha súplica, ó pai adotivo do Redentor, mas dignai-vos acolhê-la piedosamente. Amem.



Alma de José
(Por R. Maria - Para uso privado)

Alma de José, santificai-me.
Coração de José, protegei-me.
Mãos diligentes de José, conduzi-me.
Olhos castos de José, pacificai-me.
Lábios de José, silenciai-me.
Agonia de José, fortalecei-me.
Ó Justo José, ouvi-me.
Nos Corações de JESUS e de Maria, escondei-me.
Na hora da minha morte, chamai-me e levai-me a JESUS e a Maria, para convosco os amar e os louvar por todos os séculos dos séculos. Amen.


Ladainha a São José

SENHOR, tende piedade de nós. JESUS CRISTO, tende piedade de nós. SENHOR, tende piedade de nós.

JESUS CRISTO, ouvi-nos. JESUS CRISTO, atendei-nos. 

PAI Celeste que sois DEUS, tende piedade de nós. FILHO Redentor do mundo, que sois DEUS, tende piedade de nós. ESPÍRITO SANTO que sois DEUS, tende piedade de nós. Santíssima TRINDADE que sois um só DEUS, tende piedade de nós.

Santa Maria, rogai por nós. São José, Ilustre filho de David, Luz dos Patriarcas, Esposo da Mãe de DEUS, Casto guarda da Virgem, Sustentador do Filho de DEUS, Zeloso defensor de Jesus Chefe da Sagrada Família, José justíssimo, José castíssimo, José prudentíssimo, José fortíssimo, José obedientíssimo, José fidelíssimo, Espelho de paciência, Amante da pobreza, Modelo dos trabalhadores, Honra da vida de família, Guarda das virgens, Amparo das famílias, Consolação dos infelizes, Esperança dos doentes, Patrono dos moribundos, Terror dos demônios,   Cordeiro de DEUS que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos Senhor. Cordeiro de DEUS que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos Senhor. Cordeiro de DEUS que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.   V. Ele o constituiu senhor de Sua Casa. R. E o fez príncipe de todos os Seus bens. 

Oremos. Ó DEUS, que por inefável Providência Vos dignastes escolher a São José por esposo de Vossa Mãe Santíssima; concedei-nos, nós Vos pedimos, que mereçamos ter por intercessor no céu, o que veneramos na terra como protetor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amem.

Os Sete Domingos de São José
ou as Sete Dores e Alegrias de São José

Segundo uma antiga tradição, a Santa Igreja, costumava-se dedicar os sete domingos anteriores à Solenidade de São José (19 de março) para recordar as principais dores e alegrias da sua vida. Esta devoção pode também ser feita em qualquer época do ano.

Primeiro Domingo (Mt 1, 18-25)
Ó Esposo puríssimo de Maria Santíssima, glorioso São José, assim como foi grande a amargura e angústia do vosso coração na perplexidade de abandonardes vossa castíssima Esposa, assim foi inexplicável a vossa alegria, quando pelo Anjo vos foi revelado o soberano mistério da Encarnação.
Por esta vossa dor, e por este vosso gozo, vos rogamos a graça de consolardes, agora e nas extremas dores, a nossa alma com alegria de uma morte, semelhante à vossa, entre Jesus e Maria.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

Segundo Domingo (Lc 2, 1-20)
Ó felicíssimo Patriarca, glorioso São José, que fostes escolhido para o cargo de Pai adotivo do Verbo humanado, a dor que sentistes ao ver nascer em tanta pobreza o Deus Menino se vos trocou em celestial júbilo ao escutardes a angélica harmonia e ao verdes a glória daquela brilhantíssima noite.
Por esta vossa dor, e por este vosso gozo, vos suplicamos a graça de nos alcançardes que, depois da jornada desta vida, passemos a ouvir os angélicos louvores e a gozar os resplendores da celeste glória.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

Terceiro Domingo (Lc 2, 21; Mt 1 25)
Ó obedientíssimo executor das divinas leis, glorioso São José, o sangue preciosíssimo, que na circuncisão derramou o Redentor Menino, vos traspassou o coração, mas o nome de Jesus vo-lo reanimou, enchendo-o de contentamento.
Por esta vossa dor, e por este vosso gozo, alcançai-nos que, sendo arrancados de nós todos os vícios nesta vida, com o nome de Jesus no coração e na boca, expiremos cheios de júbilo.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

Quarto Domingo (Lc 2, 22-35)
Ó fidelíssimo Santo, que também tivestes parte nos mistérios da nossa Redenção glorioso São José, se a profecia de Simeão, a respeito do que Jesus e Maria tinham de padecer vos causou mortal angústia, também vos encheu de soberano gozo pela salvação e gloriosa ressurreição que igualmente predisse, teria de resultar para inumeráveis almas.
Por esta vossa dor e, por este vosso gozo, obtendo-nos que sejamos do número daqueles que pelos méritos de Jesus e pela intercessão da Virgem sua Mãe têm de ressuscitar gloriosamente.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

Quinto Domingo (Mt 2, 13-14; Is 19,1)
Ó vigilantíssimo Guarda, íntimo familiar do Filho de Deus Encarnado, glorioso São José, quanto penastes para alimentar e servir o Filho do Altíssimo, particularmente na fugida que com ele houvestes de fazer para o Egito; mas qual foi também o vosso gozo por terdes sempre convosco o mesmo Deus, e por vedes cair por terra os ídolos egípcios!
Por esta vossa dor, e por este vosso gozo, alcançai-nos que, expelindo para longe de nós o infernal tirano, especialmente com a fugida das ocasiões perigosas, sejam derribados do nosso coração todos os ídolos de afetos terrenos, e, inteiramente empregados no serviço de Jesus e de Maria, para eles somente vivamos e felizmente morramos.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

Sexto Domingo (Mt 2, 19-23; Lc 2, 40)
Ó Anjo da terra, glorioso São José, que cheio de pasmo, vistes o Rei do Céu submisso a vossos mandados, se a vossa consolação ao reconduzi-lo do Egito, foi turbada pelo temor de Arquelau, contudo sossegado pelo Anjo, conservastes-vos alegre em Nazaré, com Jesus e Maria.
Por esta vossa dor, e por este vosso gozo, alcançai-nos que, desocupado o nosso coração de viciosos temores, gozemos paz de consciência vivamos seguros com Jesus e Maria e também entre Eles morramos.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

Sétimo Domingo (Lc 2, 41-50)
Ó Exemplar de toda a santidade, glorioso são José, perdestes vós, sem culpa vossa, o Menino Jesus, e para maior angústia houvestes de buscá-lo por três dias, até que com sumo júbilo gozastes do que era vossa vida, achando-o no templo entre os doutores.
Por esta vossa dor, e por este vosso gozo, vos suplicamos, com coração nos lábios, que interponhais o vosso valimento, para que nunca nos suceda perdermos a Jesus por culpa grave; mas se por desgraça o perdermos, com tão contínua dor o procuremos, que o achamos favorável, especialmente em nossa morte, para passarmos a gozá-lo no céu, e lá cantarmos convosco, eternamente, suas divinas misericórdias.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

Antífona. O mesmo Jesus tendo quase trinta anos era tido por Filho de José.
V. Rogai por nós bem aventurado São José.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Deus, que por vossa inefável Providência vos dignastes eleger o bem aventurado São José para Esposo de vossa Mãe Santíssima concedei-nos, nós vos pedimos, que mereçamos ter como intercessor no céu aquele a quem veneramos na terra como nosso Protetor. Vós que viveis e reinais com Deus Padre na unidade do Espírito Santo. Amem.

Oração a São José para santificar o trabalho

Ó glorioso São José, modelo de todos os que se consagram ao trabalho, alcançai-me a graça de trabalhar com espírito de penitência, em expiação dos meu pecados; de trabalhar com consciência, pondo o cumprimento do meu dever acima das minhas inclinações naturais; de trabalhar com agradecimento e alegria, olhando como uma honra o poder desenvolver por meio do trabalho os dons recebidos de Deus. Alcançai-me a graça de trabalhar com ordem, constância, intensidade e presença de Deus , sem jamais retroceder ante as dificuldades; de trabalhar, acima de tudo, com pureza de intenção e desapego de mim mesmo, tendo sempre diante dos meu olhos todas as almas e as contas que prestarei a Deus a do tempo perdido, das habilidades inutilizadas, do bem omitido e das vaidades estéreis em meus trabalhos, tão contrárias a obra de Deus. Tudo por Jesus, tudo por Maria, tudo a vossa imitação, ó patriarca São José. Esse será meu lema na vida e na hora da morte. Amem.

Oração a São José para pedir a Graça da Boa Morte

São José, meu amável protetor, que morrestes nos braços de Jesus e Maria, socorrei-me em todas as necessidades e perigos da vida, mas principalmente na hora suprema, vindo a suavizar minhas dores enxugar minhas lágrimas, fechar suavemente meus olhos, enquanto pronunciar os dulcíssimos nomes Jesus, Maria, José, salvai a minha alma. Amem. 


Oração a São José pelos agonizantes


São José, pai adotivo de JESUS CRISTO, verdadeiro esposo da Virgem Maria, rogai por nós e pelos agonizantes deste dia (desta noite). Amem.

Ide a José e fazei o que ele vos disse! (Gen 41,55)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se o seu comentário necessitar de resposta, pedimos que envie um e-mail diretamente para nós, e assim que possível responderemos sua pergunta, sugestão, ou comentário. DEUS lhe pague!