12 de março de 2017

As 15 Dores Secretas de Jesus

«Olha para as Minhas chagas. São ferimentos que recebi na casa de Meus amigos.» (Zac 13, 6)


Depois de ser preso no Monte das Oliveiras, entre o momento que JESUS foi apresentado a Anás e Caifás no final da noite, (Mt 26,57ss; Mc 14,53ss; Lc 22,54ss; Jo 18,13) e o momento em que foi levado à Pilatos e Herodes no início da manhã (Mt 27,1ss; Mc 15,1ss; Lc 22,66ss; Jo 18,28ss), Ele ficou à mercê dos guardas do Templo dos judeus (Lc 22, 63-65). Foi precisamente durante este intervalo, na madrugada, que JESUS sofreu as "15 dores secretas".


«Quem poderia acreditar nisso que ouvimos? (...) Não tinha Graça nem beleza para trair nossos olhares, e seu aspecto não podia seduzir-nos. Era desprezado, era a escória da humanidade, homem das dores, experimentado nos sofrimentos; como aqueles, diante dos quais se cobre o rosto, era amaldiçoado e não fazia-nos caso Dele. Em verdade, Ele tomou sobre si nossas enfermidades, e carregou os nossos sofrimentos: e nós o reputávamos como um castigado, ferido por Deus e humilhado. Mas Ele foi castigado por nossos crimes, e esmagado por nossas iniquidades; o castigo que nos salva pesou sobre Ele; fomos curados graças às suas chagas. (...) O Senhor fazia recair sobre Ele o castigo das faltas de todos nós. Foi maltratado e resignou-se; não abriu a boca, como um cordeiro que se conduz ao matadouro. (...) Por um iníquo julgamento foi arrebatado. Quem pensou em defender sua causa quando foi suprimido da terra dos vivos, morto pelo pecado de meu povo?» (Is 53, 1.2b-5.6b-7a.8)



As "15 Dores Secretas de JESUS" foram recebidas por revelação mística à uma monja clarissa, chamada Irmã Maria Madalena, que vivia em Roma, e morreu em fama de santidade. O texto original em alemão é particularmente assinalado no seu final com as palavras: «Esta devoção foi confirmada e recomendada pelo Sacro Colégio dos Cardeais e pelo papa Clemente XII (+1.470)».

Atendendo a um pedido desta humilde religiosa, que desejava conhecer, por amor, as torturas que JESUS sofreu durante a madrugada na prisão, e que eram ainda desconhecidas, Ele apareceu a ela revelando que fora tratado assim:





01. Amarraram os Meus pés com uma corda e arrastaram-Me, por uma escada abaixo, para uma prisão fedorenta e imunda. (Pai-nosso, Ave-Maria e Glória).



02. Despojaram-Me das Minhas vestes e cobriram o Meu Corpo de Chagas com pontas de ferro. (Pai-nosso, Ave-Maria e Glória).



03. Ataram uma corda em volta do Meu Corpo e arrastaram-Me pelo chão, de uma ponta a outra da prisão.
(Pai-nosso, Ave-Maria e Glória).



04. Ligaram-Me a uma trave de madeira e nela Me deixaram suspenso, até que escorregasse e caísse por terra. Esse sofrimento fez jorrar dos Meus olhos lágrimas de Sangue.
(Pai-nosso, Ave-Maria e Glória).



05. Fixaram-Me a uma estaca e martirizaram-Me com todas as espécies de armas, varando-Me o Corpo, atirando-Me pedras e queimando-Me com brasas e archotes. (Pai-nosso, Ave-Maria e Glória).



06. Atravessaram-Me com sovelas e agulhas, arrancando, em vários lugares, a pele e a carne de Meu Corpo e das Minhas veias. (Pai-nosso, Ave-Maria e Glória).



07. Amarraram-Me a uma coluna e colocaram Meus pés sobre uma chapa metálica incandescente. (Pai-nosso, Ave-Maria e Glória).



08. Coroaram-Me com uma coroa de ferro e vedaram os Meus Olhos com trapos repugnantes. (Pai-nosso, Ave-Maria e Glória).



09. Assentaram-Me sobre uma cadeira cheia de pregos aguçados que abriram profundos buracos em Meu Corpo. (Pai-nosso, Ave-Maria e Glória).



10. Aspergiram Minhas Chagas com resina e chumbo fundido e lançaram-Me da cadeira abaixo. (Pai-nosso, Ave-Maria e Glória).



11. Para vergonha Minha e Meu suplício cravaram agulhas e pregos nos furos da Minha barba, já violentamente arrancada. (Pai-nosso, Ave-Maria e Glória).



12. Atiraram-Me sobre uma cruz, à qual Me amarraram com um corda, de pés e mãos, com uma tal força e dureza, que estive a ponto de ser asfixiado. (Pai-nosso, Ave-Maria e Glória).



13. Espinharam-Me a Cabeça. Um deles pôs o pé sobre o Meu peito e atravessou-Me a língua com um espinho desta coroa. (Pai-nosso, Ave-Maria e Glória).



14. Colocaram as mais horríveis imundícies em Minha Boca.
(Pai-nosso, Ave-Maria e Glória).



15. Fizeram recair sobre Mim uma torrente de injúrias infames, ligaram-Me as Mãos atrás das Costas e conduziram-Me para fora da prisão, batendo-Me e vergastando-Me vezes sem conta. (Pai-nosso, Ave-Maria e Glória).



«Minha querida filha! Peço-te que faças conhecidas de muitas almas estas Minhas angústias e dores secretas, a fim de que sejam meditadas e honradas. No Dia do Juízo Final Eu darei uma eternidade para aqueles que, por amor e com reconhecimento, Me tenham oferecido todos os dias os merecimentos de Meus Sofrimentos secretos».


JESUS ainda pediu para que se rezasse esta oração de louvor e reparação:


«Meu SENHOR e meu DEUS! É minha vontade irrevogável honrar-Vos e adorar-Vos por todas as Vossas dores secretas e pelo derramamento do Vosso Sangue. Quantos grãos de areia haja no mar, grãos de terra nos campos, rebentos de erva em toda a terra, frutos nas árvores, folhas nos ramos, flores nos campos, estrelas no firmamento, Anjos no Céus e criaturas sobre a terra, tantas milhares de vezes sejam adorados e glorificados o SENHOR JESUS CRISTO, o Seu Santíssimo Coração, o Seu preciosíssimo Sangue, o Sacrifício Divino da Santa Missa e o Santíssimo Sacramento do Altar. Sejam louvados e glorificados a Santíssima Virgem Maria os noves coros gloriosos dos Santos Anjos e a multidão dos Santos, por mim e por todos os homens, agora e por toda a eternidade. Tantas vezes eu desejo, meu bem amado JESUS, agradecer-Vos, servir-Vos, agradar-Vos, reparar todos os ultrajes que Vos são feitos, e pertencer-Vos de corpo e alma. Quero, muitas vezes, arrepender-me dos meus pecados e pedir-Vos, ó meu DEUS, perdão e misericórdia. Quero também oferecer a DEUS PAI os Vossos Méritos infinitos, em reparação das minhas faltas, dos meus pecados e pelos meus tão merecidos castigos. Estou firmemente decidido a mudar de vida e peço-vos que, a hora da minha morte, me sinta feliz e em paz. Quero também rezar pela libertação das pobres almas do Purgatório. Desejo renovar fielmente este louvor de reparação e amor, em cada hora do dia e da noite, até ao último instante da minha vida. Peço-Vos, meu bom e amabilíssimo JESUS, que confirmeis no Céus este meu sincero desejo. Não consintais, JESUS, que ele seja destruído pelos homens, e muito menos ainda pelo espírito maligno. Amen.» (Pai-nosso, Ave-Maria, Glória).

5 comentários:

  1. Devoção de inestimável valor, uma descrição de imagens com requintes diabólicos de crueldade. Pessoalmente incorporei o conhecimento desta devoção nas minhas meditações do santo Terço. Somente por uma revelação poderíamos tomar conhecimento - ainda que pálido - dos sofrimento do amado Senhor.

    ResponderExcluir
  2. Meu Jesus Perdão e Misericórdia de todos nos pecadores que lhe causamos tanto Suplício e o Senhor Aceitou só por Amor dai-nos um cadinho deste Amor 🙏

    ResponderExcluir
  3. Meu Senhor é meu Deus misericórdia de nós perdoe os nossos pecados. Mas Deus, que é rico em misericórdia, impulsionado pelo grande AMOR com que nos amou,quando estávamos mortos emconsequência de nossos pecados, deu-nos a vida juntamente com Cristo ‐é por graça que fôstes salvos!
    Efésios Cap 2 v 4

    ResponderExcluir

Se o seu comentário necessitar de resposta, pedimos que envie um e-mail diretamente para nós, e assim que possível responderemos sua pergunta, sugestão, ou comentário. DEUS lhe pague!