5 de março de 2017

O Rosário da Paixão


Para quem gosta de meditar durante este o Tempo da Quaresma e na Semana Santa, somente sobre a Paixão de JESUS, coloco abaixo uma sugestão de Meditações que podem ser utilizadas como Mistérios para o Santo Rosário. Em vez de 4 terços de 5 mistérios cada um, apresentamos a contemplação em 20 mistérios seguidos.

Atenção! Estas meditações, de forma alguma, pretendem substituir ou alterar o modo tradicional e ordinário de se rezar o Santo Rosário, sendo somente uma sugestão para quem deseja meditar somente com as passagens da Paixão de JESUS.

"Conforme o seu costume, Jesus saiu dali e dirigiu-se para o monte das Oliveiras, seguido dos seus discípulos. Ao chegar àquele lugar, disse-lhes: Orai para que não caiais em tentação. Depois se afastou deles à distância de um tiro de pedra e, ajoelhando-se, orava: Pai, se é de teu agrado, afasta de mim este cálice! Não se faça, todavia, a minha vontade, mas sim a tua. Apareceu-lhe então um anjo do céu para confortá-lo. Ele entrou em agonia e orava ainda com mais instância, e seu suor tornou-se como gotas de sangue a escorrer pela terra. Depois de ter rezado, levantou-se, foi ter com os discípulos e achou-os adormecidos de tristeza.(Lc 22, 39-45).

O Rosário da Paixão*
Para Quaresma e Semana Santa

1 - Agonia de JESUS no Horto das Oliveiras

JESUS foi buscar um apoio amigo nos apóstolos, mas os encontrou dormindo. Voltou e orou sozinho ao PAI, mas parecia que até o Céu O abandonava, sentia sobre Si o peso de todos os pecados do mundo. Ele mesmo, tão fiel ao PAI, Se viu impregnado dos mais horrendos pecados. Suando Sangue, pedia que Lhe fosse afastado o cálice de sofrimento, mas que acima de tudo fosse feita a Vontade do PAI... O PAI permanecia em silêncio, e JESUS aceitou beber o cálice até o fim, que significava assumir nossos pecados, e morrer em nosso lugar. Então, surgiu entre as sombras da noite o traidor, que O saudou com um beijo. 

Quantas vezes abandonamos JESUS? Ele disse: "Vigiai e orai, para não cairdes em tentação..." (Mt 26,41). Mas deixamos o desânimo nos vencer, e não Lhe fazemos companhia; sempre escolhemos outras coisas, ou mesmo dormimos no momento em que deveríamos rezar e vigiar. Recusamos o cálice que o PAI nos oferece; bebendo-o, seríamos mais semelhantes a JESUS em Sua Paixão. Também... quantas vezes não O traímos? Que tenhamos contrição dos nossos pecados.

2 - JESUS na prisão dos judeus

Entre o momento que JESUS foi apresentado a Anás e Caifás durante a madrugada, e o momento em que foi apresentado à Pilatos e Herodes no início da manhã, JESUS ficou à mercê dos guardas do Templo. Foi precisamente durante a madrugada que Ele sofreu as chamadas "15 dores secretas de JESUS". Não pensemos que os guardas judeus que torturaram JESUS durante a madrugada são mais pecadores que nós. Não! Eles pensavam ter em mãos um blasfemador de DEUS; estavam cegos! Se cegos pelo orgulho ou pela inveja... não sabemos. Mas de uma coisa sabemos: que JESUS é Messias, nosso SENHOR e Salvador! E mesmo sabendo disso O maltratamos, e O torturamos com os nossos pecados. Talvez mais ainda que os guardas do Templo, julgamos e condenamos. Matamos com a língua, ou com os olhos... às vezes sem ninguém saber. E assim JESUS sofreu horrivelmente durante a madrugada, também sem ninguém saber.

3 - JESUS diante de Pilatos e Herodes

Ao raiar da manhã, JESUS estava desfalecido; mergulhado na dor, na tristeza, no abandono, no desprezo. Não pôde nem sequer encostar-Se em uma pedra para dormir e descansar antes de ser sacrificado. O quanto Ele sofreu só saberemos na eternidade! Neste estado, levaram-No a Pilatos, que na verdade não queria condená-Lo, mas deixou o respeito humano, a covardia... os interesses pessoais falarem mais alto. Mas JESUS sofreu mais ainda ao ser levado na presença de Herodes. Quanta repugnância sentiu! Nem abriu os olhos! Pilatos, ao menos, era pagão... mas Herodes, era judeu; e havia abandonado sua fé em troca do poder, da glória e dos prazeres mundanos. E nós? Quantas vezes também pecamos por covardia ou por respeito humano? E quantas vezes, nós que somos cristãos, amarguramos o Sagrado Coração de JESUS trocando-O por repugnantes pecados?


4 - JESUS é apresentado ao povo e é condenado à morte de Cruz

Ao final da manhã, depois do joguete entre uma e outra autoridade, JESUS foi apresentado à multidão. "Ecce Homo!", disse Pilatos, que até fez um pouco de drama para ver se comovia a multidão: renovou o costume de soltar um preso pela Páscoa! Mas a multidão já se tinha corrompido pelos que tinham ódio e inveja de JESUS, e pediram que soltasse o assassino Barrabás, e O crucificassem. Pilatos, por respeito humano, lavou as mãos, querendo aliviar a consciência... Nesse momento, JESUS recordou que aquela mesma multidão que gritava "crucifica-O", era a que tinha gritado dias antes: "Hosana ao Filho de Davi!" E nós, como estamos agindo? Será que depois de gritarmos 'Hosana', também gritamos 'crucifica-O', com nossas atitudes e omissões? Será que 'lavamos a s mãos' com justificativas para aliviar o peso de consciência? Mas o que limpa a consciência e o coração é a confissão humilde e contrita de nossos pecados.


5 - A flagelação de JESUS atado à uma coluna

Depois de receber a condenação, JESUS ficou à mercê dos soldados romanos, que como de costume, despiam completamente o condenado para flagelá-lo. Quanto sofreu JESUS em Seu Corpo sacrossanto e em Sua modéstia? Vê-se no Santo Sudário, de 90 a 120 marcas de açoites e feridas, que Lhe arrancaram pedaços de carne. Segundo Santa Faustina e diversos outros santos místicos, Ele foi flagelado pelos pecados impuros. Que nós possamos rever nossas escolhas: se queremos os prazeres mundanos a custa do sofrimento de JESUS e da perdição eterna de nossa alma, ou se preferimos uma vida casta e nos unimos aos sofrimentos de JESUS com mortificações, mas com o prêmio da salvação eterna.



6 - JESUS tem sua cabeça perfurada na coroação de espinhos

Como este preso não era um qualquer, mas o ‘Rei dos judeus’, os soldados romanos fizeram uma inovação. Em meio a ultrajes e sarcasmos, O coroaram com um capacete de espinhos e O cobriram com um manto de púrpura. Diz ainda os Evangelhos que O sentaram em uma viga e puseram um caniço em Suas mãos. Desfilavam diante d'Ele, cuspindo em Seu rosto, dando-Lhe murros e bofetadas, e batendo com o caniço em Sua cabeça já toda revestida de espinhos. No Sudário é possível encontrar 72 perfurações na região da cabeça. Vê-se o nariz quebrado e um pouco da barba arrancada. A causa? Nossos pecados de orgulho... nossos pecados por pensamentos!

7 - JESUS recebe com um beijo a pesada Cruz


Como podia Ele ainda ter forças para manter-Se em pé depois de ter apanhado tanto durante toda a madrugada? Alguns dizem: ‘Ele era Deus e podia suportar tudo’... Não! JESUS sofreu como homem, portanto, isso só se explica pelo incomparável Amor d'Ele pelo PAI, e pela insondável Misericórdia d'Ele por nós. JESUS recebeu a Cruz com um beijo! E nós, o que fazemos no nosso dia-a-dia ao carregar nossa cruz? Será que o que nos impele é o amor, ou murmuramos a cada passo? JESUS disse: “Quem não toma a sua cruz e não Me segue, não é digno de Mim.” (Mt 10,38)

8 - JESUS cai por terra pela primeira vez


JESUS começa a trilhar as ruas pedregosas de Jerusalém, rumo à consumação do Seu holocausto de Amor. Mas vede, não foi pelas forças física que Ele mediu se daria conta de beber o cálice até o fim, foi pelo amor: “O espírito está pronto, mas a carne é fraca!” (Mt 26, 41). Sim! Seu coração estava abrasado de Amor, o zelo de Amor O consumia e O impelia, mas a Sua condição humana não se igualava a tão grande Coração... e Ele caiu por terra sob Cruz. Nós também caímos por terra, mas por outros motivos... pensamos ser capazes de tantas coisas, mas o orgulho e auto-suficiência nos faz cair no pecado.





9 - JESUS encontra Sua Mãe Dolorosa


Logo após JESUS cair, surgiu alguém entre a multidão, que passando entre todos os soldados, veio ampará-Lo: era Maria Santíssima, Sua Mãe. Como pode ser descrito tal momento! Aqueles dois olhares Se encontraram. Aqueles corações já tão unidos compartilharam a mais torturante agonia. Um sofreu pelo outro... e no outro. Mas Maria não veio para impedir que crucificassem seu Filho... Ela sabia que aquela era a Vontade do Pai e do Filho... Naquele olhar ela dizia: ‘Filho, estou aqui... deixa-me beber Convosco o cálice até o fim, deixa-me morrer Convosco!’. Ele deixou sim... Ela compartilhou a dor e foi crucificada, mas permaneceu viva para acolher os outros filhos que nasceriam aos pés da Cruz. Quantas e quantas vezes não somos culpados, seja por atos ou por omissões, do sofrimento de Jesus ao ver Sua Mãe tão ofendida e rejeitada?


10 - Simão de Cirene é obrigado a carregar a Cruz com JESUS

Depois desse encontro tão doloroso, por mais que tentasse, JESUS não tinha mais forças para Se levantar e carregar a Cruz. Então, para que não morresse antes da hora, obrigaram um certo Simão de Cirene a ajudá-Lo. Ele vinha cansado do campo, e obrigado pelos soldados romanos recebeu o encargo... mas, aos poucos foi rendendo-se ao presenciar o Amor do Divino mártir. Por fim, já se esforçava para levar todo o peso da Cruz, para aliviar JESUS. Será que em nosso dia-a-dia, ajudamos nossos irmãos a levarem sua cruz, aumentamos-lhe o peso ou ignoramo-los em seus sofrimentos?

11 - Verônica enxuga com seu véu a Face de JESUS


Houve um pequeno tumulto quando os soldados tentaram afastar Maria e ao mesmo tempo fazer com que Cirineu ajudasse JESUS a Se levantar com a Cruz. Foi exatamente nesse momento que Verônica aproveitou para com seu véu enxugar a Face de JESUS , embrenhada de suor, lágrimas, sangue, escarros e poeira. Será que estamos nós a limpar a Face de CRISTO ou a machucarmos mais ainda com nossos pecados, com a nossa omissão, infidelidade e falta de zelo?

12 - JESUS cai pela segunda vez



E JESUS caiu novamente por terra. Nesse momento, Simão de Cirene que tentava segurar a Cruz, não pôde socorrer JESUS, que caiu sobre o solo pedregoso, ralando Seu Corpo e Sua Face já tão desfigurados. E nós? Quantas vezes reincidimos nos mesmos pecados, não uma, mas várias vezes? Foi escrito: “Ainda não resististes até o sangue na luta contra o pecado!” (Hb 12, 4).




13 - JESUS fala com as mulheres de Jerusalém

Ele Se ergueu. Tentou esforçar-Se. Afinal, estava quase lá... já avistava o Calvário: o altar aonde iria ser imolado. Então, percebeu que entre os gritos de insultos e blasfêmias da multidão, havia algumas vozes de lamentação: as carpideiras. JESUS advertiu: “...não choreis sobre Mim, chorai sobre vós mesmas e sobre vossos filhos” (Lc 23,28). Que choremos por nossos pecados: a causa dos sofrimentos de JESUS. Aí sim, seremos dignos de chorar por Sua Paixão, e O consolaremos de verdade.

14 - JESUS cai pela terceira vez


Só faltavam alguns passos, mas Ele não tinha mais forças e caiu pela terceira vez. Essa queda foi a mais dolorosa, pois foi em rocha pura, e abalou todo o Seu Corpo, como num choque. Assim acontece cada vez que alguém comete um pecado mortal; este, arranca a alma do Corpo Místico de CRISTO, e Ele sente a dor dessa separação. Mas não foi o fim! JESUS levantou-Se com a força que Lhe dava o Amor. Mas por quê? Já não iam pregá-Lo na Cruz? É que Ele queria alcançar outra Graça para as almas: que após cometerem um pecado mortal, tivessem coragem e força de se levantar, e buscar a confissão.

15 - JESUS é despojado de Suas vestes

Os soldados O pegaram com brutalidade e arrancaram as vestes que já se tinham colado às feridas. Maior que a dor lancinante que JESUS sentiu ao Lhe ser arrancada a pele, foi a dor da vergonha de Se ver despido diante da multidão. A Santíssima Virgem ergueu os olhos ao Céu, implorando ao Pai que providenciasse algo. Então, surgiu entre a multidão um homem forte, que entre gritos e ameaças, obrigou os soldados a cobrirem-No. Curvado e humilhado, JESUS pegou o pano e Se cobriu. Será que ainda possuímos o pudor e o temor a DEUS? Ou, como este mundo louco, já perdemos o sentido do pecado? Será que justificamos nossa malícia dizendo: ‘Hoje em dia isto é normal... não é pecado... é a moda... todo mundo usa’. Desse modo, despimos CRISTO e O envergonhamos. E ainda somos culpados do pecado de quem peca ao nos olhar.

16 - JESUS é pregado na Cruz


Que cena! Os Anjos desceram do Céu! A natureza parou! DEUS estava sendo pregado em uma Cruz! Cada martelada ecoava por todo o Universo. E como que um raio de dor lancinante espalhava por todo o Corpo de JESUS. Mas vede: pregaram só uma mão, ainda havia a outra... e os dois pés! A Santa cabeça rebatia na Cruz pela força das marteladas, e os espinhos penetravam mais profundamente. Como Ele não desmaiou!? É que tinha aceitado beber o cálice até o fim! Eis aí o preço que Ele pagou para resgatar nossa alma dos pecados que ainda hoje cometemos todos os dias! “Eis aqui uma prova brilhante de amor de DEUS por nós: quando éramos ainda pecadores, CRISTO morreu por nós” (Rm 5,8).

17 - JESUS agoniza por 3 horas na Cruz

Mas ainda não acabou! Quem dera Se Ele já tivesse expirado neste momento, mas ainda havia três intermináveis horas pela frente. Que dor cruciante! Que sede torturante! Que asfixia agoniante! Que abandono terrível! Mas... que Amor incomparável! Ele poderia ficar lá ‘quietinho’; seria até um descanso não Se mover na Cruz. Mas de repente, eis que Ele ergueu-Se, firmando-Se sob os pés traspassados pelos cravos. Mas por quê? É que Ele queria falar: “PAI, perdoai-lhes, porque não sabem o que fazem!” (Lc 23, 34). Esse esforço heroico repetiu-se ainda seis vezes: Ele pediu ao PAI que nos perdoasse; nos incitou à confiança, perdoando o ladrão arrependido; disse que tinha sede do nosso amor; deu-nos Sua Mãe por Mãe... E nós ainda trocamos a salvação que Ele nos oferece por bens passageiros, honras funestas e prazeres mundanos. Será mesmo que não sabemos o que fazemos? E JESUS, por Amor, ainda nos justificava diante do PAI.


18 - JESUS morre na Cruz

"Tudo está consumado. Inclinou a cabeça e rendeu o espírito." (Jo 19,30) Não há mais nada que JESUS podia fazer para nos provar Seu Amor por nós, e nos dar a vida eterna. Resta a nós, rejeitarmos o pecado e aceitarmos Seu convite. Mas voltemos à cena: vemos ainda, junto à Cruz, de pé, como que crucificada com Ele, Sua Mãe. Como podia estar de pé tal Mãe, se o Filho de suas entranhas, sua Vida, seu Tudo, seu Deus... havia morrido?! No auge da dor, haveria ainda mais dor a receber? Sim! É porque faltava cumprir a profecia: ‘uma espada de dor transpassará a tua alma’ (Lc 2, 34 – 35). Faltava rasgar o peito adorável de seu Filho, traspassando o Seu Coração com a espada, de onde sairiam Sangue e Água: sacramentos de Misericórdia. Mas como JESUS já estava morto, a dor da espada foi para ela. Ó Virgem Maria, co-redentora, só vós merecestes participar integralmente da Paixão de CRISTO! Mas a dor da espada a transpassar sua alma não foi somente a de ver seu Filho morrer, mas a dor de ver quantos outros filhos seus morreriam eternamente por escolherem dizer não para DEUS e rejeitarem assim redenção.

19 - JESUS descido da Cruz é depositado nos braços de Maria

Enfim, ela podia tê-Lo em seus braços. Mas não podia mais consolá-Lo, nem tirar toda a dor que Ele sofrera. Restava somente contemplar Seu Corpo desfigurado, Sua Face tão serena, e lavá-Lo com as lágrimas: “Ó vós todos, que passais pelo caminho: olhai e julgai se existe dor semelhante à minha dor...” (Lm 1,12). Podemos imaginar aquele momento: Maria com Jesus nos braços pensando em nós, e como que suspirando um lamento que ainda ecoa até hoje: “... exorto-vos, pois, meus filhinhos, não recebais a graça de Deus em vão. Ouçam o que o Pai vos diz: ‘Eis o tempo de conversão! Eis o dia da salvação!’ Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação! Não desperdiceis o Sangue de meu Filho derramado por vós.” (// II Cor 6, 1 – 2).


20 - JESUS é sepultado em um sepulcro novo

Então, José de Arimateia e Nicodemos, vieram em socorro de Maria, de São João e das Santas mulheres que choravam aos pés da Cruz, oferecendo um enterro digno para JESUS: com lençóis, aromas e um sepulcro novo. Como está o nosso coração ao receber JESUS na Eucaristia? Temos recebido-O com o coração cheio de podridão de pecados, como um túmulo usado? Oxalá tenhamos o coração como um sepulcro novo, adornado com limpos lençóis de boas obras, e perfumado com os aromas das virtudes. Amém. 

* 22 de março de 2007 - por Filhas de Maria (Pode-se copiar e divulgar. Pedimos somente que cite a fonte de origem. DEUS lhe pague!)

Abaixo três ótima sugestões de livros para o Tempo da Quaresma e Semana Santa, do padre Andreas Dankl, ORC.
- Meditações para cada dia (Vol. 3): Quaresma
- Meditações para a Passio DOMINI (Vol. 2): Quaresma
- Meditações para cada dia (Vol 4): Semana Santa e Oitava de Páscoa
À venda nos Mosteiros da Ordem da Santa Cruz 
em Guaratinguetá-SP e Anápolis-GO,
ou pelo Site da Opus Angelorum.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se o seu comentário necessitar de resposta, pedimos que envie um e-mail diretamente para nós, e assim que possível responderemos sua pergunta, sugestão, ou comentário. DEUS lhe pague!