21 de março de 2020

Como ser humilde?

Respondendo a pergunta de um de nossos leitores: Como alcançar a humildade?

"A humildade é a verdade." Nesta frase Santa Teresa d'Ávila resumiu a mais preciosa das virtudes.

Mas, verdade em quê sentido? A de reconhecermos que somos fracos e pecadores, que nada somos! "Somos pó e ao pó voltaremos" (cf. Gen 3,19). Tudo o que temos de bom vem de DEUS!

São Paulo já dizia: "O que há de superior em ti? Que é que possuis que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se o não tivesses recebido?" (I Cor 4,7)

Outros pontos interessante a refletir são o seguinte:
1) Todos somos iguais diante de DEUS: "porque todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo... Já não há judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um em Cristo Jesus." (Gal 3,26.28)

2) Que podemos perder tudo de uma hora para outra. Seja bens, ou até o próprio uso do intelecto, por uma doença ou acidente; assim, o que adianta possuir bens ou ter-se por inteligente neste mundo, só para ser melhor que os outros, se tudo haveremos de perder? "Havia um homem rico... ó minha alma, tens muitos bens em depósito para muitíssimos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Deus, porém, lhe disse: Insensato! Nesta noite ainda exigirão de ti a tua alma. E as coisas, que ajuntaste, de quem serão? Assim acontece ao homem que entesoura para si mesmo e não é rico para Deus." (cf. Lc 12,16-21)

Os dois tipos de hipocrisia que ferem a humildade:

- O 'orgulho refinado' é uma das características da falsa humildade. É aquele que pensa e diz que não é orgulhoso, e consegue habilmente se passar por humilde e piedoso, enganando a muitos.

- Mas existe também a falsa humildade, onde a pessoa sempre se rebaixa e se minimiza quando faz alguma coisa boa, só para ouvir mais elogios ainda, ou se passar por humilde.

Se fazemos ou falamos algo que realmente é bom, e reconhecemos isso, não devemos ser falsos humildes e dizer que não foi bom. O correto é agradecer e dizer: "Muito obrigado. Também gostei. DEUS é Bom, e me concedeu esta graça de realizar isso." Nesse caso, a pessoa reconhece que fez algo bom, mas sabe que foi DEUS que lhe deu aquele dom.

Como saber se ainda somos muito orgulhosos?

Talvez uma boa dica para saber se ainda é muito ou pouco orgulhoso, é medir o grau de humilhação que sentimos ao passarmos por uma situação difícil e de humilhação.

- Se sofremos muito, é que ainda somos muito orgulhosos. Ou seja, se fossemos colocar em número: Em uma escala de 1 a 10, se o nosso sofrimento, ao sermos humilhados, é de 9 pontos, então, significa que nosso orgulho também chega a 9 pontos.

- Se sofremos pouco, é que estamos começando a caminhar pelos caminhos da verdade... Ou seja, se o nosso sofrimento é 3 de pontos, significa que o nosso orgulho chega a estes 3 pontos... o restante seria humildade.

Já dizia Santa Teresa dos Andes: "Sou o que sou diante de DEUS, o que me importa as criaturas!" Assim, o humilde não se importa com a opinião das pessoas, sejam estas elogios, ou sejam insultos, ele está sempre humilde diante de DEUS que conhece quem ele verdadeiramente é. E Santa Terezinha também dizia algo parecido: "Eu sou o que DEUS pensa de mim!"

Assim, o que adianta queremos parecer diante dos outros melhores do que somos? E o que adianta lutarmos para estarmos acima e mandarmos nos outros, ou não aceitar nos submeter a eles?

Quantas vezes nos vangloriamos - e isso ocorre muito sutilmente -sem nos darmos conta de que fizemos ou dissemos tal coisa somente para parecermos bons (melhores do que somos), ou para contar vantagem de algo pequenino que fizemos?


Como mudar isso?
Reze a Ladainha da Humildade


Devemos sempre olhar nossa condição de pecadores, de que não podemos fazer nada sem a Graça de DEUS. JESUS mesmo dizia: "Sem Mim, nada podeis fazer" (Jo 15,5). Mas, vangloriar-se ou chamar a atenção também está ligado, de certa forma, à uma carência, pois o ser humano busca ser amado, reconhecido.

Sigamos o exemplo de JESUS que, "sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-Se a Si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-Se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-Se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz" (Filipenses 2,6-8).

Se formos verdadeiramente humildes, cientes de nossa fraqueza e pequenez, tudo será descomplicado para nós.

E como dica, deixamos aqui o link de alguns excelentes Artigos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se o seu comentário necessitar de resposta, pedimos que envie um e-mail diretamente para nós, e assim que possível responderemos sua pergunta, sugestão, ou comentário. DEUS lhe pague!