7 de março de 2018

Tenhamos o Sangue dos Profetas e Mártires!

07 de março de 2018: Como o nosso Blog tem como uma das finalidades a defesa da fé e da verdade, como fiéis, pertencentes ao Corpo Místico de CRISTO, não podemos deixar de nos posicionar diante dos fatos que estão acontecendo na atualidade.

Diante da Nota de Sua Excelência Dom Rifan em relação às críticas apresentadas à CNBB, e do Pronunciamento do Reverendíssimo Padre Paulo Ricardo a respeito das polêmicas envolvendo a CNBB, em uma Live, no dia de ontem, e do mais recente vídeo do Bernardo Küster, respondendo aos dois primeiros, queremos opinar.

Ficamos felizes com a Nota do Dom Rifan, e respeitamos o pronunciamento feito com sabedoria pelo Padre Paulo Ricardo, mas continuamos apoiando a coragem na luta pela defesa da fé do jovem leigo Bernardo Küster.

Santo Tomás de Aquino ensina que, em casos extremos, é lícito resistir publicamente até ao Santo Padre, assim como São Paulo resistiu a São Pedro (cf. Gálatas 2,14). Vejamos o que diz este Doutor Angélico:

"(...) havendo perigo próximo para a fé, os prelados devem ser arguidos [questionados], até mesmo publicamente, pelos súditos. Assim, São Paulo, que era súdito de São Pedro, arguiu-o publicamente, em razão de um perigo iminente de escândalo em matéria de Fé. E, como diz a Glosa de Santo Agostinho, "o próprio São Pedro deu o exemplo aos que governam, a fim de que estes afastando-se alguma vez do bom caminho, não recusassem como indigna uma correção vinda mesmo de seus súditos". (Santo Tomás de Aquino, Suma Theológica II-II,33,4,2) [grifos nossos].

E o que temos visto - há um bom par de décadas - senão:
  • A politização da fé nas comunidades paroquiais (CEB's, Teologia da Libertação & Cia.);
  • O apoio velado e, às vezes descarado, à partidos Comunistas e Socialistas, inclusive com a presença de padres e bispos junto destes políticos, e em suas reuniões;
  • A profanação dos Mistérios Sagrados e da Espiritualidade em nome da inculturação e do modernismo;
  • Os escândalos dos apoios a Ideologias e Movimentos contrários a fé e à moral da Santa Igreja, que afetam diretamente os Sacramentos deixados por CRISTO;
  • O apoio velado de muitos prelados ao fim do celibato, ao casamento homossexual, à comunhão aos divorciados, à ordenação de mulheres, etc.;
  • O desvio da necessária Contemplação da Paixão de Cristo, e da verdadeira Espiritualidade Quaresmal para uma fé rebaixada à 'campanhas libertadoras' com mensagens sociais-comunistas;
  • O imcompreensível ecumenismo de quem implica ou persegue os irmãos da própria Igreja - só porque estes desejam viver a Sagrada Tradição -, mas acolhe com grande liberdade - em nome desse Ecumenismo - os de fora, com suas doutrinas pagãs, afro ou orientais?
Agora vos pergunto: Quem está causando a divisão na Santa Igreja? Aqueles que querem defender a Santa Igreja e sua integridade, ou aqueles que a estão destruindo por dentro, como bem denunciou o Papa Paulo VI: ao afirmar que "por alguma brecha, a fumaça de Satanás entrou dentro da Igreja!"

A Santíssima Virgem em Fátima também já nos tinha alertado que a Rússia espalharia seus erros pelo mundo. E o que são esses erros, senão o Comunismo e suas ramificações dentro da Igreja? Em especial no Brasil, com a Teologia da Libertação, que já foi mais de uma vez condenada pelos Papas. Veja aqui neste artigo sobre isto. E não deixem de ver este vídeo sobre a reação do Papa João Paulo II diante da Teologia da Libertação na América Latina:




Mas o que tem acontecido: Se os leigos, ao verem todas estas coisas, questionam e denunciam, são chamados de rebeldes, que não respeitam a autoridade da Igreja, que querem lavar roupa suja em público, são chamados até de "cachorros que ladram"!!!

Sim, se for necessário, vamos continuar a ladrar, pois o mesmo Mestre Divino, que acolheu a mulher pagã, que clamava pelas migalhas que caiam da mesa dos filhos, acolherá os mesmos filhos que agora são chamados e tratados por "cães que ladram!"

VEJAM ainda o conteúdo destas FRASES destes grandes Santos da Igreja:

"Ainda que os Católicos Fiéis à Tradição se reduzam a um punhado, são eles a Verdadeira Igreja de Cristo. [...] Se o mundo for contra a Verdade, então Atanásio será contra o mundo!" (Santo Atanásio)

"Se um futuro Papa ensinar algo contra a Fé Católica, não o sigam. [...] O Protestantismo é a grande revolta contra Deus. [...] Lançai fora a ímpia e funesta opinião de que, em qualquer religião, é possível chegar ao caminho da salvação eterna." (São Pio IX)

“Devemos defender a Verdade a todo custo, mesmo que voltemos a ser somente doze” (São João Paulo II).

EMBORA o conteúdo destas FRASES talvez não se relacionem direta e completamente ao assunto que estamos tratando, ELAS REFLETEM O SEGUINTE:

Não devemos nos calar diante dos erros, que são fatos! Devemos denunciar, sim, devemos ter em nossas veias o "sangue dos profetas e dos santos" (Cf. Apoc 18,24). Sim, exortar com respeito, e com caridade, mas sem jamais nos omitir!!!

Se o jovem Bernardo não tivesse colocado "a boca no trombone", continuaria tudo do jeito que está. [E olha que estas coisas - que agora vimos se agravar - já acontecem há um bom par de décadas na Santa Igreja]. Se ele não tivesse denunciado, ninguém se importaria de tomar uma providência.

Muitas pessoas, muitos católicos, nem tinham noção de que estas coisas aconteciam, e só por causa de todo o alarde que o Bernardo causou, que estas pessoas passaram a ter conhecimento disso!

Não estamos apoiando nenhuma revolução ou rebeldia, nenhum ataque à pessoa de nenhuma autoridade da Santa Igreja, até porque algo que defendemos é o amor pela Santa Igreja e pelos Sacerdotes, que inclusive colocamos neste artigo "Em defesa dos Sacerdotes".

E achamos muito sensato e equilibrada a posição do Padre Gabriel Vila Verde:




Mas... jamais devemos "colocar pano quente" em cima dos erros, só porque estes são cometidos por autoridades. Se fossem pecados pessoais, não deveria ser colocado em público, mas quando se trata de pontos relacionados a toda a Santa Igreja, aí sim, devemos pedir uma explicação pública.

Diz em: "Cornelius a Lapide" sobre a mesma passagem de Gálatas 2,11-14) que, segundo Santo Agostinho, Santo Ambrósio, São Beda, Santo Anselmo e muitos outros, a resistência de São Paulo a São Pedro foi pública "para que desse modo o escândalo público dado por São Pedro fosse remediado por uma repreensão também pública".

E São Belarmino afirma: "(...) assim como é lícito resistir ao Pontífice que agride o corpo, assim também é lícito resistir ao que agride as almas, ou que perturba a ordem civil, ou sobretudo, àquele que tentasse destruir a Igreja. Digo que é lícito resistir-lhe não fazendo o que ordena e impedindo a execução de sua vontade; não é lícito, contudo, julgá-lo, puni-lo ou depô-lo, pois estes atos são próprios a um superior." (S. Roberto Bell., "De Rom. Pont.", lib II,c.29).

Assim, que saibamos respeitar com afeto filial as autoridades da Santa Igreja, que são nossos pastores, o Santo Padre, os Bispos e Sacerdotes, mas jamais devemos nos omitir, cobrir os olhos e ouvidos e colocar 'pano quente' quando eles mesmos afrontam, ou permitem afrontar a Esposa de CRISTO, que é a Santa Igreja, com a sua fé, doutrina e ensinamentos morais.

Que DEUS abençoe e proteja todos aqueles que lutam em defesa da Santa Igreja, em defesa das Verdades da Fé. Que DEUS dê a eles, cada vez mais, a ousadia dos profetas, a coragem dos mártires, que não tiveram medo de falar a verdade e denunciar o erro e o pecado, mas que também dê a eles, a grandeza dos humildes, para que sempre ajam com sabedoria e caridade. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se o seu comentário necessitar de resposta, pedimos que envie um e-mail diretamente para nós, e assim que possível responderemos sua pergunta, sugestão, ou comentário. DEUS lhe pague!