19 de março de 2021

75 anos da Consagração do Brasil ao Imaculado Coração de MARIA

Em 31 de maio deste ano de 2021, completará 75 anos que o Eminentíssimo Cardeal Jaime de Barros Câmara (1894-1971), consagrou o Brasil ao Imaculado Coração de Maria.

Neste mesmo dia, no ano de 1946, o jornal "A Ordem", do Rio Grande do Norte, publicou uma reportagem exaltando o acontecimento singular em nosso país com estas palavras:


"O eminentíssimo Cardeal Câmara, Arcebispo do Rio, vai consagrar, hoje, oficialmente, o Brasil ao Imaculado Coração de Maria. Trata-se de um acontecimento a ser registrado, com letras de ouro, nos anais da Igreja, em nossa pátria.

Na tormenta que está passando o mundo, em meio a tantos desencontros e descaminhos, através de tanta ruína e degradação moral acumuladas pelos erros e perversidade dos homens de todos os climas e latitudes, o Brasil volta-se, cheio de fé e de confiança, ao Coração régio e maternal de MARIA, como a um refúgio de paz e a um farol supremo de todas as mais confrotadoras esperanças.

Ainda colônia, já nos achávamos implicitamente entregues a Nossa Senhora da Conceição pelo Ato Consacratório que à Virgem Santíssima fizera a Corôa Portuguesa, do seu próprio território e de todas as suas possíveis dominações. Anos atrás, sua Eminência, o Cardeal Leme, de saudosa memória, entregara a Terra de Santa Cruz à Imaculada Conceição Aparecida.

Hoje, secundando o sentimento da alma nacional, o Episcopado brasileiro, tendo à frente o digníssimo Arcebispo do Rio de Janeiro, realiza, pública e solenemente, a consagração da nossa Pátria ao Imaculado Coração de MARIA. É a mesma Excelsa Virgem quem o deseja e o pede, e nós vamos aquiescer às suas aspirações salvadoras, na certeza absoluta que temos de sua onipotência para solucionar os gravíssimos problemas, que agitam a hora presente. Rainha dos homens, Auxílio dos cristãos, baluarte inexpugnável da nossa terra, a sua volta e a sua revelação a este mundo será o penhor e a garantia do advento da justiça e da paz.

Nessa esperança e nessa certeza, é que subimos ao seu trono glorioso, para lá depormos, genuflexos e reverentes, em seu Coração, o coração do Brasil."

Renovemos então, a Consagração do Brasil ao Coração Imaculado de Maria:

Ó Maria, Virgem amorosíssima e nossa Mãe, lançai um olhar benigno sobre o povo desta Nação, humilde parte da vossa grande família, que hoje se consagra ao vosso Coração Imaculado.

A isto nos move não só o nosso filial afeto para convosco, mas também a necessidade que sentimos de uma assistência vossa mais especial, nestes calamitosos tempos.

Vede, ó Maria, como se procura extinguir a fé em nossos corações com o gelo do indiferentismo e da incredulidade.

Vós, que sois a Sede da Sabedoria, preservai-nos a todos da vã ciência do século, e conservai-nos inabaláveis na fé santíssima de vosso Filho.

Vede as ciladas que em toda parte se armam aos bons costumes, contaminando todas as coisas com o mais desenfreado sensualismo.

Purificai, ó Virgem Imaculada, de tantas impurezas a terra; ou ao menos, conservai limpas as nossas famílias.

Vede como se tenta convulsionar a sociedade e lançá-la no torvelinho da rebelião contra toda a lei e autoridade.

Conservai, portanto, ó augusta Rainha nossa, entre as classes do vosso povo a ordem por Deus estabelecida, e não permitais que os conselhos dos ímpios prevaleçam.

Finalmente, tende misericórdia da Igreja, ó Auxílio dos Cristãos; tende piedade do seu venerando Chefe; e apressai o momento em que a humanidade inteira seja um só rebanho sob um só Pastor.

Aceitai, pois, ó boa Mãe, a consagração que este povo faz hoje de si mesmo ao vosso Coração materno; e, como prova de vosso benigno acolhimento, fazei que todos sintam a vossa proteção na vida e na morte. Assim seja."


Colocamos aqui também a Consagração que o Santo Padre, o Papa Pio XII, fez do mundo ao Imaculado Coração de Maria, em 1942:

"Ó Rainha do Santíssimo Rosário, auxílio dos cristãos, refúgio do gênero humano, vencedora de todas as batalhas de Deus! Diante do vosso Trono, prostramo-nos suplicantes, seguros de impetrar misericórdia e de alcançar graça e oportuno auxílio e defesa nas presentes calamidades, não por nossos méritos, mas unicamente pela imensa bondade do vosso maternal Coração.

Nesta hora trágica da história humana, a Vós, a vosso Imaculado Coração nos entregamos e nos consagramos, não apenas em união com a Santa Igreja, corpo místico de vosso Filho Jesus, que sofre e sangra em tantas partes e de tantos modos atribulado, mas também com todo o mundo dilacerado por atrozes discórdias, abrasado num incêndio de ódio, vítima de suas próprias iniquidades.

Que vos comovam tantas ruínas materiais e morais, tantas dores, tantas angústias de pais e mães, de esposos, de irmãos, de crianças inocentes; tantas vidas cortadas em flor, tantos corpos despedaçados na horrenda carnificina, tantas almas torturadas e agonizantes, tantas em perigo de perderem-se eternamente.

Vós, ó Mãe de misericórdia, consegui-nos de Deus a paz; e, principalmente, as graças que podem converter num momento os corações humanos, as graças que reparam, conciliam e asseguram a paz. Rainha da paz, rogai por nós e dai ao mundo em guerra a paz pela qual suspiram os povos, a paz na verdade, na justiça, na caridade de Cristo.

Dai a paz das armas e a paz das almas, para que, na tranquilidade da ordem, o reino de Deus se dilate. Concedei a vossa proteção aos infiéis e a quantos jazem ainda nas sombras da morte; concedei a paz e fazei que brilhe para eles o sol da verdade e possam repetir conosco, diante do único Salvador do mundo: glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade!

Dai a paz aos povos separados pelo erro ou pela discórdia, especialmente àqueles que vos professam singular devoção e nos quais não havia casa onde não se achasse honrada a vossa veneranda imagem, hoje quiçá oculta e retirada para melhores tempos, e fazei que retornem ao único redil de Cristo, sob o único verdadeiro Pastor.

Obtende paz e liberdade completa para a Igreja Santa de Deus; contei o dilúvio inundante do neopaganismo; fomentai nos fiéis o amor à pureza, a prática da vida cristã e do zelo apostólico, a fim de que aumente em méritos e em número o povo dos que servem a Deus. 

Finalmente, assim como ao Coração de vosso Filho Jesus foram consagrados a Igreja e todo o gênero humano, para que, postas nele todas as esperanças, tivessem nele sinal e prenda de vitória e de salvação, de igual maneira, ó Mãe nossa e Rainha do Mundo, também nos consagramos para sempre a Vós, ao vosso Imaculado Coração, para que o vosso amor e patrocínio acelerem o triunfo do Reino de Deus, e todas as gentes, pacificadas entre si e com Deus, vos proclamem bem-aventurada e entoem convosco, de um extremo a outro da terra, o eterno Magníficat de glória, de amor, de reconhecimento ao Coração de Jesus, o único no qual se podem achar a Verdade, a Vida e a Paz. Amém."

3 comentários:

  1. DEUS É BOM...E PARA SEMPRE SERA BOM...SALVE MARIAAAAA

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa Consagração ao Sagrado Coração de Maria. Nossa querida Mãe Amém amém 🙏🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que o Imaculado Coração de MARIA seja teu refúgio e o caminho que te conduza a DEUS!

      Excluir

Se o seu comentário necessitar de resposta, pedimos que envie um e-mail diretamente para nós, e assim que possível responderemos sua pergunta, sugestão, ou comentário. DEUS lhe pague!