28 de maio de 2020

Efeitos admiráveis da Comunhão Espiritual

"Tradução livre" de uma Homilia (original em italiano) do Padre Giorgio Maria Faré, OCD.



Para quem quiser escutar o áudio original, pode fazê-lo neste link: https://www.youtube.com/watch?v=L72DRU4gXCI



* * *
Do Evangelho segundo João (Jo 6,53-59):

"Naquele tempo,  os judeus começaram a discutir, dizendo: Como pode este homem dar-nos de comer a sua carne?  Então JESUS lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a Carne do Filho do Homem, e não beberdes o Seu Sangue, não tereis a vida em vós mesmos. Quem come a Minha Carne e bebe o Meu Sangue tem a vida eterna; e EU o ressuscitarei no último dia. Pois a Minha Carne é verdadeiramente uma comida e o Meu Sangue, verdadeiramente uma bebida. Quem come a Minha Carne e bebe o Meu Sangue permanece em Mim e EU nele. Assim como o PAI que Me enviou vive, e EU vivo pelo PAI, assim também aquele que comer a Minha Carne viverá por Mim. Este é o Pão que desceu do Céu. Não como o maná que vossos pais comeram e morreram. Quem come d'Este Pão viverá eternamente. Tal foi o ensinamento de JESUS na sinagoga de Cafarnaum."
- Palavra do Senhor.
(voz dos fiéis) Louvor a Vós, ó Cristo!
- Seja louvado JESUS Cristo!
(voz dos fiéis) Para sempre seja louvado!

P. Giorgio Maria Faré, OCD
Prossigamos sobre o que falávamos outro dia, referente à importante prática da 'Comunhão espiritual'. E vamos ver desta 'Comunhão espiritual', que frutos produz na alma.

O Concílio de Trento falando do uso admirável do Sacramento da Eucaristia diz assim: "Muitos a recebem espiritualmente, e são aqueles que "comendo" com desejo este Pão Celeste que então é ofertado, provam o fruto e a utilidade deste Sacramento."

E o quanto é preciosa a Comunhão Espiritual, disse o próprio JESUS à Santa Catarina de Siena, Doutora da Igreja, em uma visão. A santa temia que a Comunhão Espiritual não tinha valor em relação à Comunhão Sacramental. JESUS, então, apareceu a ela com com dois cálices na mão e lhe disse: "Neste cálice de ouro coloco as tuas Comunhões Sacramentais, e neste cálice de prata coloco as tuas Comunhões espirituais. Estes dois cálices Me são muito agradáveis."

Qual então é o efeito da Comunhão Espiritual? Por que é assim importante? Por que é assim tão agradável à JESUS?

O primeiro efeito é de aumentar a nossa união com a Humanidade e a Divindade de JESUSE o segundo efeito é o de ver o fervor reanimado.

O Santo Cura d'Ars escreve: "A Comunhão espiritual é para a alma como um sopro num fogo coberto de cinzas, prestes a apagar-se" [sentido da frase: "A Comunhão espiritual é para a alma como o sopro num fogo que está começando a se apagar, mas que ainda tem várias brasas acesas; nós sopramos e o fogo se reacende."]

Quando sentimos que o amor de Deus se esfria (em nós), corramos rapidamente à Comunhão espiritual.

O segundo [na verdade, terceiro] efeito é aquele do "recolhimento". É um meio muito eficaz para nos prevenir contra a dissipação, contra a negligência, contra a divagação da mente e da fantasia.

Que habituemos ter os nossos olhos fixos em JESUS, a conservar com Ele uma doce e constante intimidade, a viver com Ele uma contínua união de coração.

A Comunhão Espiritual nos separa de tudo aquilo que é puramente sensível e terreno, nos faz desprezar a vaidade que passa e os prazeres do mundo que duram pouco.

Santo Agostinho escreve: Esse é o pão do coração. É a cura do coração, se pela Comunhão Espiritual, em nosso coração, tudo isso que é impuro e imperfeito, o transforma e une estreitamente ao Coração de Jesus - Este conceito é expresso muito bem em uma carta de Santa Terezinha à Celina, que talvez um dia transcreverei - Isso torna a nossa relação com JESUS mais terna, mais familiar. Nos dá, por uma devoção mais ardente, mais profunda. Nós podemos provar melhor a suavidade, a doçura da Sua presença.

E a coisa mais importante: é que você a pode fazer em toda parte: no metrô, no trabalho, em casa enquanto passas a roupa. Em toda parte! Em toda parte podes fazer a Comunhão espiritual; não há necessidade de ir à Igreja. Esta é a grandeza, a beleza desta prática.

E no retiro que faremos em junho, de 21 a 24 - este retiro centrado, precisamente sobre a vocação, a vocação à santidade - este retiro que faremos será precisamente um retiro que terá como centro, como aprender a Comunhão espiritual. Aprender a fazer ao longo do dia muitas vezes a Comunhão espiritual. Será um retiro Eucaristicamente centrado, todo impregnado sobre a Eucaristia.

Santa Ângela de Foligno escreve assim: "Quando faço o sinal da Cruz, levando a mão ao coração e dizendo: Em Nome do PAI e do FILHO... provo um vivo amor e uma grande doçura porque sinto que JESUS está ali."

Este é o ponto central! A Comunhão espiritual coloca JESUS lá! Isto é, no interior do nosso coração, em uma morada permanente e adorável; como deve ser o nosso coração!

Terceiro. A Comunhão espiritual produz, como efeito, de cancelar os pecados veniais e lhe faz arrepender do seu pecado. Não é pouca coisa, é?

As almas piedosas que a praticam frequentemente bem serão isentas das chamas do Purgatório. Cada pecado comporta uma pena, que não é removida com a confissão. A confissão tira a culpa do pecado, mas não as penas.

De fato, nosso Senhor dizia a Santa Gertrudes que cada vez que alguém olhasse com devoção a Hóstia Santa aumentaria sua felicidade eterna e a si prepararia para o Céu tantas diferentes delícias na medida que tivesse multiplicado aqui os olhares de amor, e o desejo pela Eucaristia.

A Comunhão Espiritual aumenta-nos cada dia este desejo de receber JESUS, nos impele à Comunhão Sacramental, nos impede de negligenciá-la por culpa nossa. Torna mais frequente, e nos dispõe a recebê-la melhor e traz mais frutos.

São Leonardo de Porto Maurício escreveu assim: "se você pratica o santo exercício da Comunhão Espiritual várias vezes por dia, eu lhe dou um mês para ver seu coração todo mudado."

E nosso coração não muda, e dizemos sempre os mesmos pecados e estamos sempre no mesmo lugar, sabe por quê? Porque a Eucaristia não é o centro da nossa vida, nos iludimos que seja, mas não é.

Talvez nem em um homem que a faz [a Comunhão Espiritual] todos os dias, não faz nada.

Mas se a Eucaristia não é o centro da minha vida, o meu coração não muda. Se basta um mês de Comunhão Espiritual bem feita para mudar o coração, imagine a Comunhão Sacramental o que realmente acontecer! Mas não acontece nada! Não acontece porque não há fé suficiente.

A Comunhão Espiritual, já diziam os santos, é a melhor preparação para a Comunhão Sacramental... e como eu disse, é uma grande ajuda para os defuntos que estão no Purgatório. 

Santa Margarida Maria recomendava a Comunhão Espiritual em sufrágio das almas do Purgatório. "Você aliviará - escreve - muito aquelas pobres almas aflitas, oferecendo-lhe a Comunhão Espiritual, para reparar o mau uso que fizeram da Comunhão Sacramental."

Pois ao morrer lhe contavam os benefícios da Comunhão Sacramental... de toda a Comunhão que temos recebido, todas ... como A temos recebido, com que ânimo, com que espírito, com que recolhimento, com que preparação, com que estado de graça, todas!

"Porque quem come a Minha Carne, bebe Meu sangue..." por isso não esquecemos esta expressão!

A Venerável "Giovanna Maria della Croce" escreveu assim: "que Deus com este meio nos cumula frequentemente - pensais que coisa, eim! - com graças idênticas da Comunhão Sacramental".

E Santa Gertrudes acrescenta: "Às vezes de Graça ainda maior, pois embora a Comunhão Sacramental seja por si mesma de uma maior eficácia, todavia o fervor do desejo (de Comungar) pode compensar a diferença."

Portanto, mesmo que eu não possa ir à igreja, através da Comunhão Espiritual, posso obter ainda mais! O que importa é o desejo e o fervor.

Então, quando fazer a Comunhão Espiritual? Todas as vezes que não vamos à Igreja, ou que assistindo a Missa não podemos fazer a Comunhão Sacramental, pois sabemos que nós podemos receber, em um dia, no máximo duas Comunhões Sacramentais.

Na igreja posso ir centenas de vezes, e centenas de vezes posso fazer a Comunhão Espiritual!

Você faria a Comunhão Espiritual - de acordo com o costume de Santo Afonso Maria de Ligório - no início e no final da visita ao Santíssimo Sacramento. E ele escreveu duas belíssimas orações, uma para Jesus Eucarístico e uma para Santa Maria, a Virgem Maria, no início e no final da visita ao Sacramento.

Então, de manhã, logo ao acordar, escute: que coisa dizia Jesus à Santa Matilde: acordando-te, deves suspirar por Mim com todo o teu coração. Deseja-Me com um suspiro de amor, e Eu virei até você, trabalharei em você, e sofrerei em você, todos os teus sofrimentos.

Pense que belo! Acordar com a ideia, com o desejo da Comunhão Espiritual... e então, aprendamos fazê-la depois da oração, depois da meditação, depois da leitura espiritual. Antes e depois da recitação do Rosário. À noite, antes de dormir. Podemos fazer Comunhão Espiritual quantas vezes quisermos; até cem vezes!

Não importa o tempo, o que importa é o ardor, a veemência do desejo, a fome e a sede da alma, o lançar-se de coração.

E irei concluir - enquanto falamos... no Evangelho... ouvimos da Eucaristia... a importância do Corpo de Cristo... o que aconteceu um dia com São Carlos Borromeu.

São Carlos Borromeu, enquanto distribuía a Comunhão, inadvertidamente caiu de sua mão, uma Sagrada Partícula por terra... - Hoje prática generalizada... Não se usa mais a Patena, e então as Hóstias caem por terra, assim, como se fossem [qualquer coisa]

O santo, São Carlos, se considerou culpado de grave irreverência a JESUS... Ele, eim! E ele sofreu tanto que por quatro dias não teve coragem de Celebrar a Missa, e se impôs por penitência oito dias de jejum total.

Quando nós morrermos - antes de pensar de ver Deus, de chegar diante de Deus... Não! não!... antes de pensar em juízo de Deus... não é isso, mas... Imaginemos... antes de pensar tudo isso... Nós devemos pensar que ir ao Paraíso é querer estar com esta gente aqui, eim! Nisto devemos pensar sempre... Não é que não digamos... Sim, mas o Senhor perdoa tudo, sim sim, tudo bem, mas... Você pensa que no Céu estará para sempre com esta gente aqui! ... Com um São Carlos Borromeu que fez oito dias de jejum porque caiu uma Hóstia por terra! Que não rezou Missa por quatro dias por este fato aqui!

Não nos esqueçamos jamais! Porque não são estas pessoas aqui, estes santos, que vamos conversar?! De que coisa falaremos?! Que coisa partilharemos? Que coisa poderíamos levar adiante de nós, pedindo... como eu, como você?!

Peçamos ao Senhor a graça de viver seriamente a nossa vida de fé, e de não esquecermos que a companhia dos Bem-aventurados, é uma companhia de outro nível... Que ... ou você está em outro nível, ou apenas em companhia.

Que coisa você faz para ser como um mártir... e aqueles que deram o sangue por JESUS Eucarístico?!

Louvado seja nosso Senhor JESUS Cristo!


* * *
Peço por caridade que se alguém, escutando o áudio original, perceber que alguma parte desta tradução está errada, favor enviar uma mensagem no Contato do Blog. Deus lhe pague!

Um comentário:

Se o seu comentário necessitar de resposta, pedimos que envie um e-mail diretamente para nós, e assim que possível responderemos sua pergunta, sugestão, ou comentário. DEUS lhe pague!