10 de abril de 2017

Meditação das Santas Chagas

A seguir, um pequeno roteiro para se entreter com JESUS em oração. Sugerimos este Roteiro para um Retiro pessoal; para a Quaresma; para a Semana Santa; ou para a Passio DOMINI.

Procure ler pausadamente. Considerando cada frase. Dê largas à sua alma, e permita-se também ir além deste roteiro, para mergulhar no amor de JESUS. A sede de amor que sua alma tem, se encontrará com a sede de derramar amor que tem JESUS.


1º dia ou Terça-feira Santa: As Santas Chagas dos Pés

Sanctus. Sanctus. Sanctus. Dominus DEUS Sabaoth. Pleni sunt caeli et terra gloria Tua. Hosana in excelsis. Benedictus Qui venit in nomine Domini. Hosanna in excelsis. Pelo sinal da Santa Cruz... Em Nome do PAI... Vinde, ESPÍRITO SANTO, vinde por meio da Poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, Vossa amadíssima Esposa.

JESUS – Meu filho (Minha filha), quero que nestes dias, longe de qualquer racionalismo, se entregue a estas meditações, procurando com toda a fidelidade crescer no Meu Amor. É bom que faças estas reflexões na Capela, mas se não for possível, ao menos tenha contigo um crucifixo. Leia estas palavras devagar, ou seja, não tenha pressa, medite com carinho em cada coisa que Eu te disser, e se for preciso, faça um pequeno intervalo para aprofundar na Minha dor e no Meu Amor.

Olhe para a Cruz... E em espírito, ou seja, com teu coração – mas como se estivesse realmente fazendo isso – aproxima-te de Mim e prostra-te para Me adorar... Quero que fixes teus olhos nos Meus pés chagados. Adora-os e beija-os. Consegues, com teu coração, avaliar a Graça que tens em aproximar-te de Mim e poder beijar Minhas Chagas?... Consegues também medir a Minha dor? A dor do prego atravessando Meus pés, já profundamente feridos pelas pedras do caminho? A dor provocada pelo peso de todo o Meu corpo quando falei cada uma das 7 frases, e assim levantando-Me, apoiava o Meu corpo sobre eles para ter fôlego?

Quero que neste momento penses na Minha grandeza e na tua pequenez, e com humildade repasse na tua mente, com calma e verdade, os teus pecados, as tuas falsidades e fraquezas... Não quero que te entristeças, pois não te condeno, mas quero que mova o teu coração para a contrição... mas uma contrição verdadeira, que tenha horror ao pecado, e uma vontade firme de começar de novo, mas com grande confiança no Meu amor e na Minha misericórdia. A verdadeira contrição se constrói no amor e na humildade; quem não tem coragem de se humilhar por amor de Mim, não tem verdadeiro amor... é mais um amor-próprio do que um amor a Mim.

E se te mostro as Chagas dos Meus pés, é para que vejas que Eu mesmo quis sofrê-las por amor de ti, ainda mesmo quando tu nem existias. Sim... antes de fazeres tudo o que fizestes, eu já havia morrido por amor de ti, para tua salvação.

+ Procure neste momento, se o tempo lhe permitir, fazer um exame de consciência, lembrando os pecados de tua vida. Não há necessidade de escrevê-los, mas se desejares, melhor ainda. Um bom exame de consciência, avalia as intenções acima dos fatos, ou seja, sem deixar de relembrar os pecados cometidos por pensamentos, palavras, atos, omissões e desejos, procura-se no mais profundo da consciência, a causa de cada um deles, pois os fatos são a conseqüência de algo que está por detrás.

+ Reze agora os Salmos 31 e 50. Termine com uma oração pessoal espontânea e uma Ave-Maria.

2º dia ou Quarta-feira Santa: As Santas Chagas das mãos


Sanctus. Sanctus. Sanctus. Dominus DEUS Sabaoth. Pleni sunt caeli et terra gloria Tua. Hosana in excelsis. Benedictus Qui venit in nomine Domini. Hosanna in excelsis. Pelo sinal da Santa Cruz... Em Nome do PAI... Vinde, ESPÍRITO SANTO, vinde por meio da Poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, Vossa amadíssima Esposa.

JESUS – Não imaginas o quanto fico feliz ao ver-te aqui novamente, aos Meus pés. Já que estás prostrado(a), Me adores e beije novamente estas Chagas que te trouxeram a salvação. Hoje, quero que levantes mais teus olhos e veja as Minhas mãos chagadas. Dá-me tuas mãos, quero segurá-las com as Minhas. Ontem, quando pedi que repassasse na memória teus pecados e lembrasse de tuas infidelidades, preocupei se ficarias demasiadamente triste. Hoje, quero que aprofundes no Meu amor. Não percebes? As Minhas Mãos chagadas te passam confiança!... pois Eu seguro as tuas com firmeza e carinho! Essas mãos são aquelas que reconduzem a ovelha desgarrada, que a pega no colo e a coloca-a no regaço.
Estas mãos curaram, perdoaram, salvaram, ressuscitaram, partiram o pão, distribuíram o vinho... estas mãos foram pregadas na Cruz. Consegues imaginar como é ter as mãos pregadas sem poder movê-las? Assim como imaginastes ontem a dor dos Meus pés, penses na dor destas mãos; no grosso prego que as atravessaram, lesando o nervo mediano, causando uma dor mortal. Estas mãos são substituídas pelas mãos do sacerdote que irá te perdoar, quando tu confessares aqueles pecados que lembrastes ontem, e que ainda não havias confessado. Eu não irei te afastar, mas te levantarei e te puxarei para perto de Mim. Não ocultes nada, é para o teu próprio bem. Que te importa o que ele pensar de ti, Eu quero te perdoar, Eu quero dar-te o Meu Amor; quero-te para Mim.

+ Se for possível, hoje, procures a confissão. Se não for possível, continues exercitando a contrição, e se não houver pecado grave, haja como se já tivesse sido perdoada, e estivesse começando tudo de novo – mas sem esquecer o propósito de te confessares com verdade, contrição e humildade na primeira oportunidade.

+ Reze agora os Salmos 122 e 22. Termine com uma oração pessoal espontânea e uma Ave-Maria.

3º dia ou Quinta-feira Santa: A Santa Chaga do lado e do Coração

Sanctus. Sanctus. Sanctus. Dominus DEUS Sabaoth. Pleni sunt caeli et terra gloria Tua. Hosana in excelsis. Benedictus Qui venit in nomine Domini. Hosanna in excelsis. Pelo sinal da Santa Cruz... Em Nome do PAI... Vinde, ESPÍRITO SANTO, vinde por meio da Poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, Vossa amadíssima Esposa.

JESUS – Ah! Quanto tempo! Eu já te esperava ansioso desde aquela hora... lembra?... em que teus pensamentos te levaram para bem longe de Mim! Mas que bom que voltastes! Não percas tempo... prostra-te, adora-Me, beija as chagas dos Meus pés e de Minhas mãos. Tenho pressa, pois quero logo te aprisionar aqui... Vede! É a chaga aberta do Meu peito. Daqui jorrou como uma torrente, sangue e água. A água para te lavar e purificar, o sangue para te resgatar e te dar nova vida.

Embora o soldado tenha ferido Meu peito com a lança depois de Eu já ter morrido, Eu senti esta dor antes; aliás... uma dor mais aguda ainda, profunda, no coração. Um aperto muito grande, que Me fez dar dois brados, o primeiro pela dor do abandono (“E à hora nona Jesus bradou em alta voz: Elói, Elói, lammá sabactáni?, que quer dizer: Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” – Mc 15,34); o segundo, uma dor física mesmo, quando Meu coração não suportou mais, e rasgou-se dentro do Meu peito (“Jesus de novo lançou um grande brado, e entregou a alma” – Mt 27,50). Já experimentou alguma vez uma dor no coração, daquelas que dão um aperto profundo e uma angústia? Com certeza nem se compara à Minha! Quero que por essa meditação, procures compreender que o que mais Me faz sofrer é o desamor, o rancor que alimentas no coração contra teu irmão, a falta de confiança na Minha misericórdia, o orgulho de não aceitar ajuda, a solidão em que Me deixas quando preferes gozos passageiros ao Meu amor. Por isso, coloquei-te no Meu colo, perto do Meu coração, para que escutes estas batidas e compreenda... para que beba desta fonte, que jorra do Meu peito... Ama Meu coração! Mas ama muito! Porque tenho muita sede do teu amor. Quero que te abrases neste desejo de Me amar e de Me ver amado por todos. Sabes, que quando teu coração busca com sede o Meu, não espero um só minuto, logo vou sem demora? Aí é a morada que Me agrada... Mas lembra-te de preparar para Mim um aposento digno e agradável. Não precisa ser luxuoso, mas limpo; não quero méritos, mas caridade, humildade, fé, confiança e pureza.

+ Hoje, procura fazer sempre que lembrares a “Comunhão espiritual”. Repita a JESUS teu amor, com jaculatórias. Por exemplo: “JESUS, eu Vos amo e pertenço a Vós!”, “JESUS, fazei com que eu Vos ame cada vez mais!”, “Ó JESUS, meu amor, reinai sobre mim!”, etc.; procurando permanecer com Ele no coração e em Sua presença, fazendo tudo como se Ele estivesse ‘visivelmente’ ao teu lado.

+ Reze agora os Salmos 120 e 90. Termine com uma oração pessoal espontânea e uma Ave-Maria.

4º dia ou Sexta-feira Santa: A Sagrada Face de JESUS

Sanctus. Sanctus. Sanctus. Dominus DEUS Sabaoth. Pleni sunt caeli et terra gloria Tua. Hosana in excelsis. Benedictus Qui venit in nomine Domini. Hosanna in excelsis. Pelo sinal da Santa Cruz... Em Nome do PAI... Vinde, ESPÍRITO SANTO, vinde por meio da Poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, Vossa amadíssima Esposa.

JESUS – Escuta o que vou te falar. É preciso que tenhas coragem para prosseguir hoje. Coragem que provêm do amor. Mas antes, prostra-te adorando-Me... beija Minhas chagas, renovando no teu coração os afetos dos dias anteriores... Beija com muito amor a chaga do Meu peito, pois o amor que tenho por ti é sem medida, e desejo reparação pelas vezes em que te esfriastes e Me esquecestes... Se te enfadas destes Meus pedidos, lembra-te de que Eu nunca Me canso de você, mesmo quando renovas os pecados, e voltas pedindo perdão... Agora, levanta os teus olhos e contemple a Minha Face... Será que realmente consegue te imaginar olhando nos Meus olhos? É difícil, realmente... Se quiseres, pegue alguma imagem de Minha Sagrada Face, de preferência alguma em que estou olhando direto nos teus olhos.

Sinto uma dor indescritível na cabeça, por causa destes espinhos que vedes, e que penetraram profundamente nela; Meus olhos e Meu nariz estão cheios de sangue e inchados pelos murros que recebi; não pouparam nem Minha barba, arrancando-a, e por fim... encheram-Me de escarros. Que esta Minha imagem possa ficar gravada em tua mente, e esta dor em teu coração, para que jamais se deixe levar, conscientemente, por algum pecado venial.

O olho é a janela da alma; o olhar revela muita coisa... por isso é tão difícil olhar nos olhos de uma pessoa de quem não se tem intimidade, mas... e nos Meus? Também achas difícil? Tens intimidade Comigo?... Será que, envergonhado(a) pelos teus pecados, tu abaixarás teus olhos?... Não desvie os olhos de Mim, pois quero curar-te! Vede que é com grande compaixão e carinho que te fito.

Quando voltares a teus afazeres habituais, à correria do dia-a-dia, lembra-te de que Minha Face está voltada para ti, e te vejo continuamente. Procures ser vigilante – o amor não dorme – para não fazer nada de que depois seja motivo de afastares teus olhos dos Meus. Quero revelar-te algo que talvez ainda não saiba, ou que tenha esquecido: Quando fores tentada, quando o inimigo lhe lançar em mente coisas imundas, ou quando lançar no seu coração rancor, insatisfação, tristeza... não lute diretamente contra isto. Corra até Mim, busque a Minha Sagrada Face, olha nos Meus olhos, e não penses em outra coisa, senão em Mim... Se preferires, busque Minha Doce Mãe. Ah! Minha Mãe, como Eu a Amo!... E ela sabe fazer das almas o mais belo jardim para Mim!

+ Procures seguir os conselhos de JESUS: desvie sua atenção das tentações e tribulações, e fixe-a em JESUS e em Maria.

+ Reze agora os Salmos 138 e 26. Termine com uma oração pessoal espontânea e uma Ave-Maria.

5º dia ou Sábado Santo: JESUS escondido

Sanctus. Sanctus. Sanctus. Dominus DEUS Sabaoth. Pleni sunt caeli et terra gloria Tua. Hosana in excelsis. Benedictus Qui venit in nomine Domini. Hosanna in excelsis. Pelo sinal da Santa Cruz... Em Nome do PAI... Vinde, ESPÍRITO SANTO, vinde por meio da Poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, Vossa amadíssima Esposa.

JESUS – Mais uma vez te peço. É de Meu direito e de teu dever, mas Eu escolho assim, te pedir... que prostrado (a) Me adores. Mas hoje, beijes não Minhas Chagas, mas o chão, em reparação. Hoje estarei velado. Estarei escondido sob as Espécies do Pão, dentro do Sacrário. Escondo-Me de ti, para que Me desejes; desejando, Me busques; buscando, Me encontres; e encontrando-Me, Me possuas. Embora a Quinta-santa é o dia por excelência da Eucaristia, peço-te que faças hoje esta meditação; porque quero que permaneça em vigília... Aguardando o grande Dia que surgirá com a minha Ressurreição... Mas vamos, quero que te abrases no desejo de se unir à Mim na Eucaristia, durante a vigília deste Sábado Santo; e reflitas: «É por amor às almas que sou prisioneiro na Eucaristia. (...) A Eucaristia é a invenção do Amor. É vida e força das almas, remédio para todas as fraquezas... Nela, os pecadores encontram vida para suas almas... os tíbios, calor verdadeiro... os fervorosos, repouso e saciedade para seus desejos... os perfeitos, asas para se elevarem à maior perfeição... as almas puras, mel dulcíssimo e o mais delicado alimento... Sob as espécies de Pão e Vinho esconde-se a Presença Real de um DEUS. Sob esse véu estou todo inteiro: Corpo, Sangue, Alma e Divindade...»* 

Pense neste momento na Minha presença Eucarística no mundo inteiro. Vá agora, em espírito, a todas as Capelinhas, Igrejas, Santuários, Conventos... onde estou sacramentado, ou mesmo em algum lugar oculto, indigno, onde Me esconderam depois de Me terem roubado. «Habito entre os pecadores para lhes ser salvação, vida, médico, e ao mesmo tempo remédio em todas as doenças geradas pela natureza corrompida... Em paga, eles afastam-se, ultrajam-Me e desprezam-Me! Ah! Pobres pecadores! Não vos afasteis de Mim! Noite e dia, espero-vos no Tabernáculo... Não vos censurarei os crimes cometidos, não vo-los lançarei em rosto. Mas lava-los-ei no Sangue das Minhas Chagas...»*
Adora-Me, repara, ama-Me, faça-Me companhia por esses...

+ Hoje, procures estar com JESUS Escondido, com todo ardor do teu coração, em outros momentos que não sejam os pré-fixados.

+ Reze agora os Salmos 83 e 137. Termine com uma oração pessoal espontânea e uma Ave-Maria.

* Palavras de JESUS à Serva de DEUS Joséfa Menendez.

6º dia ou Domingo da Ressurreição: JESUS ressuscitado

Sanctus. Sanctus. Sanctus. Dominus DEUS Sabaoth. Pleni sunt caeli et terra gloria Tua. Hosana in excelsis. Benedictus Qui venit in nomine Domini. Hosanna in excelsis. Pelo sinal da Santa Cruz... Em Nome do PAI... Vinde, ESPÍRITO SANTO, vinde por meio da Poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, Vossa amadíssima Esposa.

JESUS – Sim! Eu te abençoo, Meu filho (Minha filha), e quero somente te lembrar: sempre que chegares diante de Minha Presença Real, deves adorar-Me. Se Eu não estiver exposto no Santíssimo Sacramento, faça uma genuflexão simples (com um joelho), mas se Eu estiver exposto, deves fazer uma genuflexão dupla (com os dois joelhos). Você compreende o valor do que te peço? Muitas pessoas não Me prestam o devido respeito; sejas tu a reparar os pecados delas. E quando fizeres algum gesto: o Sinal de Cruz, uma Genuflexão, um 'Glória ao PAI', etc., eles não podem ser somente externos, mas devem externizar algo que primeiro brota em teu coração; não deixe que teus hábitos se esfriem e se tornem algo mecânico. "Anda na Minha Presença e sê perfeito!" (Gn 17,1).
Mas venha, caminhemos juntos! Veja também quem está
conosco: é a Minha e vossa Amada Mãe! Quem anda junto de Mim, não pode esquecer da presença de Minha Mãe: ela está sempre Comigo. Quero levar-te pela estrada do Meu Amor, e fazer de ti "o servo (a serva) que está a Meu serviço" (Jr 15,19b). Sabe como andarás junto a ela e a Mim? Rezando o teu Rosário. É uma viagem que fazes ao passado, sem esquecer e deixar o presente. Ao passado, porque verás os fatos da Minha vida, junto de Minha Mãe. Ao presente, porque tudo o que contemplarás, deverás aplicar à tua vida, no dia-a-dia com teus irmãos e irmãs, nas tuas missões, nas tuas alegrias e tribulações. 
Quando acordares, a primeira coisa que deves pensar é em Mim e fazer o Sinal da Cruz, porque quando pensas em Mim, Eu já te abençoo. Sei que os deveres do dia-a-dia, já querem encher os teus pensamentos, mas deves esforçar-te, desde o amanhecer, por buscar lembrar de Minha Presença junto de vós, e não se afastar também de Minha Mãe; assim, tudo se tornará mais simples.
Nos teus trabalhos do dia-a-dia: quando limpas o chão, lavas a louça, cuidas do jardim, picas as verduras, cozinhas, junto de teus irmãos e irmãs, etc... Tudo isso pode ser transformado em atos de amor, em pequeninas pérolas. Não peço de ti grandes ações... as almas simples e pequenas, sabem que por si só nada podem, por isso mesmo não tem nenhuma constrangimento em Me oferecer pequeninos gestos de amor, feitos com respeito e gratidão. E estas coisas, minha Filha, não acharás senão no escondimento. Busques, não uma "cruz heroica, que possas satisfazer a teu amor próprio", quando os outros verem teus esforços por amor, por ser fiel.. "mas aquelas cruzes humildes... na contradição... no fracasso, nos maus juízos e na indiferença, na rejeição e no desprezo  dos outros, no mal-estar e na doença... no silêncio do coração" (Frei Ignacio Larrañaga). 

+ Hoje, JESUS mesmo pede: Aos Meus servos da 'Antiga Aliança', Eu pedia que escrevessem a Lei em faixas e pendurassem na cabeça, para não esquecerem de Meus preceitos, a ti, peço que lembres de Minha presença e faças tudo... tudo mesmo! Por amor a Mim. Quero ver no teu coração o anseio de buscar a Minha vontade, de Me agradar, de desejar se consumir por Mim. A honra de Minha Mãe, é a Minha maior Glória, por isso, não reze o seu rosário de qualquer jeito: deixando para o fim do dia, por ter feito outras coisas no horário em que podia rezá-lo bem; ou mesmo rezá-lo conversando com outras pessoas; pois assim é impossível não se distrair.

+ Reze o Salmo 118,1-24.33-40.57-64.97. Termine com uma oração pessoal espontânea e uma Ave-Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se o seu comentário necessitar de resposta, pedimos que envie um e-mail diretamente para nós, e assim que possível responderemos sua pergunta, sugestão, ou comentário. DEUS lhe pague!