2 de agosto de 2018

Nossa Senhora Rainha dos Anjos, a Porciúncula e o Perdão de Assis




Dia 02 de agosto é comemorado em toda Igreja a Festa de Nossa Senhora Rainha dos Anjos e o Perdão de Assis.

Esta piedosíssima tradição - como tantas outras - tem sua origem com São Francisco de Assis.

Conta a Legenda Franciscana que em uma noite do Ano do Senhor de 1216, São Francisco, mergulhado em oração e contemplação, na Igreja da Porciúncula, entrou em êxtase. A pequenina Igreja foi invadida por uma grande luz, e o Santo viu sobre o altar Cristo, e à direita, Sua Mãe Santíssima, cercada por uma multidão de Santos Anjos. Francisco prostrou-se com o rosto no chão e adorou o Senhor.

Então, eles lhe perguntaram o que ele queria para a salvação das almas. Francisco respondeu: "Santíssimo Pai, embora eu seja um mísero pecador, Vos peço para todos que, arrependidos e confessados, que vierem visitar esta Igreja, seja concedido o perdão total e generoso, com a remissão completa de todas as culpas."

O Senhor respondeu: "Aquilo que tu pedes, ó Francisco, é muito grande, mas de maiores coisas você é digno, e maiores você terá. Acolho esta tua oração, mas na condição que tu pergunte ao Meu Vigário na terra, da minha parte, esta indulgência."

Francisco apresentou-se assim ao Papa Honório III, que naqueles dias estava em Perúgia e com humildade lhe contou a visão que teve. O Santo Padre ouviu-o atentamente, e depois de algumas dificuldades, deu a aprovação, perguntando-lhe: "Por quantos anos você quer esta indulgência?" Ao que Francisco respondeu: "Santo Padre, não peço anos, mas almas!"

E feliz dirigiu-se para a porta, mas o Pontífice o chamou: "Mas como! Você não quer documentos?!" E Francisco respondeu: "Santo Padre, me basta a vossa palavra. Se esta indulgência é de Deus, Ele pensará como manifestar a Sua Obra. Não preciso de nenhum documento. Esta carta deve ser a Virgem Maria, Cristo seu notário e os Santos Anjos as testemunhas."

E assim, as mesmas graças de Indulgência - sob as condições necessárias para obtê-la - que todas as pessoas que peregrinavam até Roma conseguiam, também foi concedida a todos os que fossem à Porciúncula.

Depois, esta Indulgência do Perdão de Assis, passou a ser para todas as Igrejas Franciscanas do mundo. E mais tarde, o Santo Padre Papa Paulo VI, estendeu este Dom para toda Igreja. Assim, toda pessoa que visitasse - desde o meio-dia de 01 de agosto até a meia-noite de 02 de agosto - uma Capela, Igreja, Santuário, pode alcançar o Dom da Indulgência Plenária; mas sob as mesmas condições habituais. Veja mais abaixo.

Assim, o que tornou conhecido em todo o mundo a Porciúncula, foi este singular previlégio, que atende pelo nome de Perdão de Assis, realizado na Festa de Nossa Senhora Rainha dos Anjos.

Esta pequenina Igreja da Porciúncula - que hoje se encontra dentro da Basílica de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, em Assis - foi o berço da Família Franciscana. Lá São Francisco recebeu muitas graças.  Lá morou com seus primeiros frades. Lá cortou os cabelos de Santa Clara e a consagrou como Esposa de Cristo. E foi neste solo sagrado que os Santos Anjos vieram buscar sua alma para levá-la ao Céu.


Diz na Legenda Maior 2,8: "O santo homem amou este lugar mais do que os outros lugares do mundo; pois aqui ele começou humildemente, aqui ele progrediu virtuosamente, aqui ele terminou de maneira feliz, e na morte recomendou este lugar aos irmãos como o mais caro à Virgem".



O pai Seráfico dizia a seus frades: "Cuidai, filhos, para nunca deixardes este lugar. Se fordes expulsos por uma parte, entrai de novo por outra; pois este lugar é verdadeiramente santo e habitação de Deus. Aqui, quando éramos poucos, o Altíssimo nos aumentou; aqui, com a luz de Sua Sabedoria, ele iluminou os corações de seus pobres; aqui, com o fogo do seu amor, inflamou as nossas vontades. Quem rezar aqui com o coração devoto obterá o que pedir, e aquele que o ofender será mais gravemente punido. Por esta razão, filhos, tende em toda honra este lugar da habitação de Deus." (I Celano, 106)

"Francisco, o servo de Deus, pequeno de estatura, humilde de espírito, menor por profissão, enquanto vivia no mundo, escolheu do mundo para si e para os seus uma 'pequena porção' (...). Desde os tempos antigos se chamava Porciúncula o lugar que devia caber por sorte àqueles que absolutamente nada desejavam ter no mundo." (II Celano, 18)

Não se sabe com certeza a origem desta Capela, que foi doada pelos Beneditinos à São Francisco, mas segundo a tradição, foi construída por um grupo de peregrinos que voltavam da Terra Santa, e que nela era venerada uma relíquia do túmulo de Nossa Senhora.

Conta-se que quando os fiéis se reunião lá para rezar, era possível a alguns, ouvirem os Coros dos Anjos, e foi daí que se originou a denominação Nossa Senhora Rainha dos Anjos, que anos mais tarde deu nome à Basílica que cobre a pequena Capelinha da Porciúncula.

Já a data de 02 de agosto, foi determinada para celebrar Nossa Senhora dos Anjos, porque foi neste dia que São Francisco recebeu a indulgência do Perdão, que anos mais tarde veio a ser celebrado por toda a Santa Igreja por um decreto do Papa Pio XII.

CONDIÇÕES PARA RECEBER A INDULGÊNCIA PLENÁRIA DE PERDONO D'ASSISI
(para si ou para os falecidos)

Tal indulgência é lucrável, para si ou para as almas do Purgatório, para todos os fiéis que, a partir do meio-dia de 1º de agosto até meia-noite de 02 de agosto, visitar uma Igreja Franciscana, qualquer outra Basílica Menor, Catedral ou Igreja Paroquial.

As condições para adquirir o Perdão de Assis são aquelas prescritas para todas as Indulgências Plenárias, a saber:

1. Confissão Sacramental para estar na Graça de Deus (nos oito dias anteriores ou posteriores) e rejeição a qualquer pecado;
2. Participação na Santa Missa com Comunhão Eucarística;
3. Visita à igreja da Porciúncula (ou conforme explicado acima) e recitar algumas orações. Em particular:
4. Rezar nas intenções do Santo Padre, o Papa (Credo, o Pai Nosso, Ave Maria e Glória), para reafirmar a sua pertença à Igreja, cujo fundamento e centro visível de unidade é o Romano Pontífice.

Oração a Nossa Senhora Rainha dos Anjos


Augusta Rainha dos Céus e Senhora dos Anjos, vós que recebestes de Deus o poder e a missão de 'esmagar' a cabeça de satanás, humildemente vos rogamos, que envieis as Legiões Celestes, para que às vossas ordens, persigam os demônios, combatendo-os por toda parte, reprimam sua audácia, precipitando-os no abismo. Quem como Deus?! Ó Bondosa e Carinhosa Mãe, vós sereis sempre o nosso amor e a nossa esperança! Ó Divina Mãe, enviai os Santos Anjos em nossa defesa, afastando para longe de nós o cruel inimigo. São Miguel e todos os Santos Anjos, combatei e rogai por nós! Amen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se o seu comentário necessitar de resposta, pedimos que envie um e-mail diretamente para nós, e assim que possível responderemos sua pergunta, sugestão, ou comentário. DEUS lhe pague!