Sugestão: leia o artigo escutando
a belíssima música "Mistério da Trindade",
composta por Walmir Alencar.
a belíssima música "Mistério da Trindade",
composta por Walmir Alencar.
Hoje, 2 de maio, é dia de Santo Atanásio, um dos padroeiros do nosso Blog. Queremos colocar aqui um dos seus escritos sobre a Santíssima Trindade:
"Quem quiser salvar-se deve antes de tudo professar a fé católica. Porque aquele que não a professar, integral e inviolavelmente, perecerá sem dúvida por toda a eternidade. A fé católica consiste em adorar um só Deus em três Pessoas, e três Pessoas em um só Deus. Sem confundir as Pessoas nem separar a substância. Porque uma só é a Pessoa do Pai, outra a do Filho, outra a do Espírito Santo. Mas uma só é a divindade do Pai e do Filho e do Espírito Santo; igual a glória e co-eterna a majestade.
Tal
qual é o Pai, tal é o Filho, tal é o Espírito Santo. O Pai é
incriado, o Filho é incriado, o Espírito Santo é incriado. O Pai é
imenso, o Filho é imenso, o Espírito Santo é imenso. O Pai é
eterno, o Filho é eterno, o Espírito Santo é eterno. E, contudo,
não são três eternos, mas um só eterno. Assim como não são três
incriados, nem três imensos, mas um só incriado e um só imenso.
Da
mesma maneira, o Pai é onipotente, o Filho é onipotente, o Espírito
Santo é onipotente. E, contudo, não são três onipotentes, mas um
só onipotente. Assim o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito
Santo é Deus. E, contudo, não são três deuses, mas um só Deus.
Do mesmo modo, o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, o Espírito Santo
é Senhor. E, contudo, não são três senhores, mas um só Senhor.
Porque, assim como a verdade cristã nos manda confessar que cada uma
das Pessoas é Deus e Senhor, do mesmo modo a religião católica nos
proíbe dizer que são três deuses ou senhores.
O
Pai não foi feito, nem gerado, nem criado por ninguém. O Filho
procede do Pai; não foi feito, nem criado, mas gerado. O Espírito
Santo não foi feito, nem criado, nem gerado, mas procede do Pai e do
Filho. Não há, pois, senão um só Pai, e não três Pais; um só
Filho, e não três Filhos; um só Espírito Santo, e não três
Espíritos Santos. E nesta Trindade não há nem mais antigo nem
menos antigo, nem maior nem menor, mas as três Pessoas são
co-eternas e iguais entre si. De sorte que, como se disse acima, em
tudo se deve adorar a unidade na Trindade, e a Trindade na unidade.
Quem,
pois, quiser salvar-se deve pensar assim a respeito da Trindade. Mas,
para alcançar a salvação, é necessário ainda crer firmemente na
Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo. A pureza da nossa fé
consiste, pois, em crer ainda e confessar que Nosso Senhor Jesus
Cristo, Filho de Deus, é Deus e homem. É Deus, gerado na substância
do Pai desde toda a eternidade; é homem porque nasceu, no tempo, da
substância da sua Mãe. Deus perfeito e homem perfeito, com alma
racional e carne humana. Igual ao Pai, segundo a divindade; menor que
o Pai, segundo a humanidade. E, embora seja Deus e homem, contudo não
são dois, mas um só Cristo. É um, não porque a divindade se tenha
convertido em humanidade, mas porque Deus assumiu a humanidade. Um,
finalmente, não por confusão de substâncias, mas pela unidade da
Pessoa. Porque, assim como a alma racional e o corpo formam um só
homem, assim também a divindade e a humanidade formam um só Cristo.
Ele
sofreu a morte por nossa salvação, desceu aos infernos e ao
terceiro dia ressuscitou dos mortos. Subiu aos Céus e está sentado
à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os
vivos e os mortos. E, quando vier, todos os homens ressuscitarão com
os seus corpos, para prestar conta dos seus atos. E os que tiverem
praticado o bem irão para a vida eterna; e os maus, para o fogo
eterno. Esta é a fé católica, e quem não a professar fiel e
firmemente não se poderá salvar." (Santo Atanásio)
Santo Agostinho conta que certa vez, caminhando na praia, refletia profundamente na da Santíssima Trindade tentando compreender este inefável Mistério, quando avistou uma criança que brincava na areia. Esta criança corria até o mar e, com um pequeno pote, enchia-o com a água do mar e voltava correndo para colocar em um buraquinho, e fazia isto muitas vezes.
Agostinho aproximou-se da criança e perguntou o que ela estava tentando fazer, e ela respondeu que queria colocar toda água do mar dentro do buraquinho. O santo sorriu e disse que isso era impossível. Então a criança respondeu-lhe: "É muito mais fácil conseguir transferir todo o oceano para este buraquinho do que se compreender o Mistério da Santíssima Trindade". Santo Agostinho ficou admirado, mas antes de dizer algo à criança, ela desapareceu diante de seus olhos. O santo percebeu então que a criança na verdade era um Anjo.
Assim, ele compreendeu que nenhuma mente humana chegará a compreender este Mistério enquanto estiver nesta terra, por mais que se esforce. Só o compreenderemos na eternidade, quando nos encontrarmos com o PAI, o FILHO e o ESPÍRITO SANTO, nosso ÚNICO DEUS.
Santo Agostinho e o Mistério da TRINDADE
Santo Agostinho conta que certa vez, caminhando na praia, refletia profundamente na da Santíssima Trindade tentando compreender este inefável Mistério, quando avistou uma criança que brincava na areia. Esta criança corria até o mar e, com um pequeno pote, enchia-o com a água do mar e voltava correndo para colocar em um buraquinho, e fazia isto muitas vezes.
Agostinho aproximou-se da criança e perguntou o que ela estava tentando fazer, e ela respondeu que queria colocar toda água do mar dentro do buraquinho. O santo sorriu e disse que isso era impossível. Então a criança respondeu-lhe: "É muito mais fácil conseguir transferir todo o oceano para este buraquinho do que se compreender o Mistério da Santíssima Trindade". Santo Agostinho ficou admirado, mas antes de dizer algo à criança, ela desapareceu diante de seus olhos. O santo percebeu então que a criança na verdade era um Anjo.
Assim, ele compreendeu que nenhuma mente humana chegará a compreender este Mistério enquanto estiver nesta terra, por mais que se esforce. Só o compreenderemos na eternidade, quando nos encontrarmos com o PAI, o FILHO e o ESPÍRITO SANTO, nosso ÚNICO DEUS.
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